PAX 2024: vivências enriquecedoras para impulsionar sua carreira criativa

Em sua sétima edição, o Panamericana Experience conta com 30 atividades pensadas para estimular alunos e o público em geral a debaterem temas relacionados a Artes Plásticas, Design da Comunicação, Design de Animação e Games, Design de Interiores, Design de Moda e Fotografia

A Panamericana promove, nos dias 14 e 15 de março, o PAX – Panamericana Experience 2024. O evento, realizado pela escola desde 2017, é destinado não apenas aos alunos, mas também ao público em geral. Serão 2 dias com palestras, workshops, oficinas e muita informação com o objetivo de fazer com que os participantes façam uma imersão no universo da criatividade. A ideia é que todos os inscritos coloquem a mão na massa e aprendam com quem de fato faz parte do mercado criativo brasileiro.

Durante o evento, a Panamericana abre suas portas para estimular o contato do público com temas relacionados a Artes Plásticas, Design da Comunicação, Design de Animação e Games, Design de Interiores, Design de Moda e Fotografia. Alunos e pessoas interessadas nas discussões terão a oportunidade de se conectarem com profissionais qualificados, por meio de uma agenda que inclui 30 diferentes atividades em todas as áreas citadas.

Os amantes das Artes Plásticas terão oportunidade de interagir com o renomado produtor cultural Michel Cena7, para debater sobre grafite e o seu desenvolvimento através da cultura e as mudanças sociais do mundo contemporâneo. A artista multidisciplinar e professora Juliana Brandão comandará uma conversa sobre as etapas que o aspirante a artista ou artista em início de carreira precisa passar para consolidar sua carreira.

Já o artista plástico e professor da Panamericana Georg Boldt apresentará uma introdução a experimentação em pintura, tendo como base a pesquisa desenvolvida pelo Movimento Expressionista Abstrato e ministrará uma aula de artes que contará com a performance “Cybéle”, da artista performer Amanda Amil. O artista visual, diretor de arte e professor Mauricio Mallet será responsável por uma oficina de técnicas de pintura para iniciantes e o artista plástico, publicitário, criador do personagem Senninha  e professor Rogério Martins fará uma apresentação sobre as melhores práticas para montar um portfólio profissional para artistas plásticos.

Os interessados em fotografia, também terão um conteúdo diverso que contará com palestra da fotógrafa, designer e professora na Panamericana e da Belas Artes Daniela De Moraes, dos fotógrafos Alessandro Couto, Luis Vinhão, Wander Roberto e William Lucas, além do fotógrafo e videomaker profissional Diogo Yanata. Os temas das aulas serão: Criando Fotolivros de forma descomplicada, Retrato Corporativo, a evolução da fotografia de gastronomia, Fotojornalismo Esportivo e Do Conceito à Entrega – Uma Tour pelos Processos na Fotografia de Moda.

A área de Design de Moda também terá diversos palestrantes e temas a serem debatidos, entre os quais: Tecnologia no Mercado de Moda – Moda 3D, Contando Histórias Através da Estampa, Coordenação e Planejamento de Coleção, Crie, Recicle e Divirta-se! Tingimento e Customização, e Desenho de Moda Intuitivo.

Para os alunos e interessados em Design de Interiores, Patricia Maria Figueiredo, executiva comercial na Eliane Revestimentos, falará sobre revestimentos cerâmicos e suas aplicações e tipologias e o mestre em arquitetura, certificado em healthy building, neurociência e psicoarquitetura e professor de pós-graduação da Belas Artes Glaucus Cianciardi, do Studio Glaucus Cianciardi, fará uma apresentação sobre Neuroarquitetura – Uma nova consciência projetual.

Os interessados em Animação e Games não ficarão de fora da programação que conta com os workshops Criação de Personagens e Direção de Arte com IA, Integração entre Processos Criativos – Ilustração e Animação, O que é Pós-Produção para Animação e Vídeo e Faça sua Primeira Escultura: Modelagem do Nariz.

Para completar a agenda intensa de atividades, o PAX contará com palestras que podem interessar todos os profissionais da economia criativa. Formada em Moda e Fotografia, professora, palestrante, consultora e realizadora do Projeto Corpo & Imagem, Mari Cüry apresentará o workshop Processo Criativo – Da Inspiração à Criação. Paula Cristina D’Andréa, professora da Panamericana no curso de formação em Design da Comunicação que atua no mercado de Design Editorial há mais de 20 anos, ministrará uma aula sobre Olhar Criativo.

A escritora, tradutora e professora de escrita criativa, literatura e línguas Clarice Dall’Agnol será responsável pela Oficina de Escrita Criativa – a Arte como provocação; e a diretora de arte e artista visual Fernanda Izar dará uma aula de como montar um Moodboard Cr

iativo no Photoshop.

A sétima edição do PAX foi totalmente pensada para que os alunos e o público em geral experimentem vivências enriquecedoras e práticas, com o apoio de profissionais que já fazem parte do mercado criativo brasileiro. Tudo para estimular a criatividade, inspirar e dar um impulso nos interessados em investir em alguma carreira do mercado criativo.