Durante o Panamericana Experience, a escola abre suas portas para estimular alunos e o público em geral a debaterem e vivenciarem na prática temas relacionados à economia criativa e se inspirarem em um ambiente de trocas e criação
No dia 12 de agosto de 2025, a Panamericana realiza a 9ª edição do PAX – Panamericana Experience, evento aberto ao público que oferece uma maratona de atividades práticas e inspiradoras. Desde 2017, o PAX transforma os ambientes da escola em espaços pulsantes de criação, aprendizado e troca, conectando os alunos e visitantes a diferentes frentes da economia criativa brasileira por meio de palestras, workshops, oficinas.
Com o apoio de parceiros que acreditam no poder transformador da criatividade – a Wood Coffee, a Coffee Walk e o Dionisio Ateliê -, esta edição conta com 30 experiências nas áreas de Artes Visuais, Design, Moda, Interiores, Fotografia, Games e Animação, todas conduzidas por profissionais reconhecidos do mercado. A proposta é proporcionar um dia inteiro de vivências criativas, que combinem repertório, mão na massa e conversa com quem faz.
Entre os destaques do evento estão a “Live Painting”, performance artística coletiva com os artistas Fênix, Harley e MORG criando ao vivo; “Pintura de Mural – Arte que Habita”, intervenção do artista Leandro Nascimento com inspiração em arte urbana; “Painel Rooftop”, criação de arte coletiva no terraço, com Andy Alvez e Fat; “Talk + Collab Copo com a Coffee Walk”, um bate-papo com Pardal sobre arte e café com criação de copos customizados; e a “Oficina de Stencil – Camadas de Cultura”, dedicada a explorar identidade visual e urbana com Atual (Anderson Pereira) e Image (Ronaldo Souza).
Durante todo o evento, a WoodCoffee, marcenaria contemporânea que une design autoral e funcionalidade, marca presença no PAX com a ativação “Loja Móvel”. Em um stand especialmente projetado para o evento, a marca apresenta uma seleção de mobiliários e utilitários criativos, produzidos com excelência em marcenaria e olhar apurado para o cotidiano. Já a ativação “Latte Art” é uma celebração da arte no café! Entre 14h e 16h, os premiados latte artistas Eduardo Santos e Tiago Rocha, embaixadores Naveia, transformam o balcão do café em uma galeria viva. Com domínio técnico e criatividade, eles exploram os limites da latte art usando leite de aveia, criando composições visuais que misturam precisão, fluidez e expressão artística.
A pluralidade do fazer artístico ganha forma durante o PAX em oficinas que exploram diferentes técnicas e saberes. Para quem gosta de desenhar, a atividade “Realismo com Caneta BIC”, com Willian Stefan Ryzyk, mostra como transformar o simples em algo surpreendente. Já a oficina “Retratos Imaginários”, com Sara Mello, propõe a criação de retratos expressivos com liberdade total de estilo. A escultura aparece com força em “Construção fundamental da cabeça humana na escultura tradicional”, conduzida por Leonardo Salinas, e o papel como matéria plástica ganha protagonismo em “Tridimensional com papel”, com Juliana Brandão, e “Oficina de Papercut”, com Tami Lemos.
Para quem quer pintar com instinto, a oficina “Pintura intuitiva com inspiração na música”, com Rogério Martins, é um convite à liberdade. E a cerâmica aparece como forma de expressão em “Introdução à cerâmica: do gesto ao coletivo”, com Luiza Barbieri. Na área de ilustração, Guilherme Asthma com promove uma imersão prática nas ferramentas e possibilidades do Photoshop voltada para quem quer explorar o universo digital em “Ilustração digital criativa”, enquanto Ellen Grossi propõe um mergulho no processo de criação de desenho de moda em “Imaginário de Moda: do rascunho ao digital”.
Entre letras, imagens, colagens e composições, o design gráfico marca presença com atividades que equilibram criatividade e técnica. Ricardo Verrone ensina como aplicar caligrafia e lettering tanto de forma artística quanto comercial, e Léo Daruma conduz a oficina “Experimentações gráficas com mixed media”, para quem quer explorar diferentes materiais, como recortes, escritas, desenhos, tipografias, carimbos e outros materiais. As atividades “Olhar Criativo”, com Paula Cristina d’Andrea, e “Letramento Visual”, com Paulo Fabre, estimulam o pensamento crítico e o olhar sensível, características essenciais para qualquer artista visual contemporâneo.
A moda no PAX vai muito além do figurino. É linguagem, conceito e processo criativo. Em “Formatos do Vestir – a criação através dos sentidos”, com Mariana Gonçalves, os participantes são convidados a experimentar o vestir como uma extensão do corpo e da emoção. Ellen Grossi orienta a oficina “Moulage intuitiva: forma e conceito”, que explora a modelagem diretamente no manequim. A programação conta ainda com a delicada e criativa atividade “Narrativas Miúdas – Aviamentos e Acessórios com Cerâmica Fria”, conduzida por Adriana Bernardino.
A tecnologia e a criatividade se encontram em oficinas que mostram como a arte também está nos jogos e na interatividade. Em “Crie seu próprio game visual novel com IA e Unity!”, com Hugo Damião e Roberto Lopes, os participantes aprendem como transformar suas ideias em uma visual novel interativa, mesmo sem experiência prévia. Já a oficina de dublagem para animação e games, com Rodrigo Caramico Lopes, oferece uma introdução prática aos fundamentos da dublagem profissional para Animação e Games, fundamentais para dar vida a personagens animados.
O design de interiores e a produção de mobiliário e objetos também têm espaço garantido no evento. Rapha-Chan comanda a oficina de joias de papel, explorando técnicas como corte, colagem e wetfolding para dar forma a peças surpreendentes e expressivas. Aline Najar apresenta a conexão entre design biofílico e práticas ancestrais do paisagismo japonês, estimulando o senso estético, a atenção plena e o cuidado com o natural por meio da técnica do kokedama na oficina “Kokedama – Natureza nas mãos”, enquanto Débora Prass Moreira ensina a montar um mini álbum de fotos em “Oficina de Scrapbook”. Há ainda a oficina de upcycling “Move Mente Criativa”, com Ricardo Schwab, que propõe soluções de mobiliário por meio do reaproveitamento de materiais, utilizando princípios do superciclagem como estratégia de design sustentável e inovador.
A linguagem fotográfica será explorada em oficinas com diferentes recortes e públicos. Para os apaixonados por pets, “Fotografando Pets”, com Daniela Furlan, traz dicas e técnicas específicas para retratar animais de forma sensível. Já “Fotografia de Gastronomia”, com Claudia Ferreira e Daniela De Moraes, foca na montagem de cena e luz para construção de imagens apetitosas. No fim do dia, duas atividades convidam o público a observar e registrar modelos vivos em movimento: “Observar Criativo para fotografia”, com Flávio Sampaio, e “Observar Criativo para desenho e pintura”, com Georg Boldt, encerram o evento com intensidade artística.
A partir das 18h, o clima de celebração toma conta da escola. Um coquetel com música comandada pela DJ Mari Mats encerra o evento com a energia que só a arte pode oferecer. Mais do que fazer, o PAX é um convite à troca. Participar do evento é vivenciar o que a Panamericana acredita: que criatividade se aprende, se cultiva e se compartilha. A programação completa está disponível no site do evento. Escolha suas atividades e venha viver um dia de inspiração e criação!
Panamericana Escola de Arte Design
Av. Angélica, 1900 – Higienópolis
11-3661.8511
11-99753-5915