A Panamericana

A arte faz parte do nosso DNA.

História

A vontade de ser a mais importante e moderna Escola de Arte e Design foi o que motivou a Panamericana a abrir suas portas em 7 de abril de 1963. E, logo no início, mantendo sua vocação para o pioneirismo, nasceu aquela que seria considerada a primeira e única Escola de Criação Profissional do Brasil.

Para ser o que é hoje, a Panamericana foi buscar os melhores e mais modernos métodos pedagógicos de grandes centros artísticos do mundo. Pudemos receber e formar, durante esses 55 anos de história, profissionais preparados para o mercado e que, por isso, se destacam nas áreas de Artes Plásticas, Fotografia, Design de Interiores, Publicidade e Criação, Design Gráfico, Design Digital, Design de Moda e Design de Animação e Games.

Atualmente, a Panamericana conta com a Unidade Angélica e a Unidade Groenlândia, que são verdadeiros marcos da arquitetura e design de São Paulo. E não é exagero nenhum dizer que, hoje, a história da Panamericana se confunde com a história do criador profissional brasileiro.

Metodologia

Método de Ensino exclusivo da Panamericana Escola de Arte e Design

Para a Panamericana, o ensino profissional é apoiado nos seguintes conceitos:

Formação da imaginação criativa
Conceitos básicos teóricos e culturais
Conhecimento das habilidades artísticas associado à prática de diversas técnicas, inclusive a computação gráfica.

Em nossa proposta, o Aluno é o protagonista de seu processo de aprendizagem. A experimentação, a pesquisa e o estímulo à originalidade fazem parte do nosso dia a dia.

No Método Wolff as matérias são distribuidas em três grande pilares: Competências, Habilidades e Criatividade.

Nas Competências estão inseridos todos os conteúdos e fundamentos que permitem a organizacão do pensamento para a execução de projetos.

Nas Habilidades, as matérias são as técnicas que permitem a materialização do pensamento e o desenvolvimento de um meio expressivo.

Na Criatividade o Aluno será instigado a perceber e solucionar problemas de maneira original. Exercícios de Desbloqueios ajudarão no desenvolvimento do racicínio para a solução de problemas, e são inspirados em casos reais do mercado e os nos últimos anos dos cursos, serão oferecidos por empresas parceiras através dos“Job Trainings”.

Na Panamericana as avaliações acontecem diariamente nas orientações dos Professores, em painéis de análise em grupos e em reuniões mensais de Coordenação e Diretoria de Ensino. Além dos registros nos Diários de Classe o Método Wolff oferece três aferições dos resultados, orientando o Aluno de forma pontual sobre seu desempenho: duas avaliações diagnósticas e mais uma no Conselho de Classe final. Durante todo o processo educacional o Aluno é acompanhado de perto, tendo a certeza de um melhor desenvolvimento individual de suas Competências, Habilidades e também de sua Criatividade.

Somos uma Escola de Arte e Design focados na excelências de nossos Alunos. O nosso desafio é a qualidade dos resultados dos Portfólios dos Formandos.

Mentoria

Composto por profissionais de referência em suas áreas, tem como objetivo conectar o ensino ao mundo da Arte e do Design contemporâneo, validar a qualidade dos trabalhos dos formandos, assim como, atualizar o programa dos cursos.