Exposições do FotoDoc ficam em cartaz até janeiro na Panamericana

Em cartaz na galeria principal da escola, as mostras dos fotógrafos Carlos Moreira e Marcelo Greco ficarão abertas até o meio de janeiro de 2024, junto com a exposição Prêmio Portfólio FotoDoc 2023, com entrada gratuita

Ficam em cartaz até 15 de janeiro de 2024, na galeria principal da Panamericana Escola de Arte e Design, as exposições do FotoDoc, realizado na escola entre 21 e 25 de novembro. O Festival de Fotografia Documental, que em sua segunda edição tem como tema “Centro Periférico”, conta com as mostras individuais Penumbra, de Marcelo Greco, e Contrastes Mínimos, de Carlos Moreira, além de uma exposição coletiva com trabalhos ganhadores do Prêmio Portfólio FotoDoc 2023, premiação promovida pelo festival.

O FotoDoc se propôs a discutir as relações entre centro e periferia, por meio da obra dos grandes fotógrafos convidados, com o objetivo de ressaltar proximidades, estabelecer laços e pontes, criar diálogos. Conceitos econômicos, provenientes da geografia, centro e periferia não apenas opostos, como também complementares, foram algumas das discussões propostas. Como reduzir essa desigualdade, como diluir essa fronteira, como construir um mundo em que não haja oposição, mas somente complementaridade entre centro e periferia foram as questões debatidas por meio de encontros, exposições e lançamentos de livros realizados ao longo dos dias do festival.

A exposição Penumbra, de Marcelo Greco, é relato visual do retorno ao bairro de Higienópolis, em 2018, onde o fotógrafo viveu toda sua infância e adolescência. As transformações percebidas e registradas revelam o encontro de um local inóspito, repleto de grades, ruas pelas quais as pessoas passam apressadamente. Já a mostra Contrastes Mínimos, de Carlos Moreira,marca o retorno do fotógrafo ao espaço público pelas mãos do próprio, reunindo tiragens de época ampliadas por ele antes de sua morte. A exposição propõe um jogo, um diálogo entre dois lugares, metrópole e litoral, lidos pelas lentes de um mesmo fotógrafo e justapostos, lado a lado.

Por fim, a exposição Prêmio Portfólio FotoDoc 2023 é um dos principais eixos do festival e se propõe a dar visibilidade a talentos e temáticas candentes para a compreensão da sociedade contemporânea e seus desafios.  André Valentim foi escolhido o grande ganhador com o Portfólio intitulado No Olho da Rua, que retrata a vida na Fazenda Modelo, um abrigo para moradores de rua no Rio de Janeiro desativado em 2003. As imagens foram captadas entre 2001 e 2003, com película P&B. Pelo trabalho, Valentim recebeu um troféu especialmente desenhado para o prêmio.

Os outros vencedores deste ano, que têm suas fotos expostas junto com o trabalho de André, são Tadeu Vilani, na categoria Portfólio, Bruñel Galhego Ricci, Júlio Magalhães, Luiz Peixoto, Paula Giordano e Thiago Soares, na categoria Ensaio, além de Ana Clara Matta, Joana Verdial, Lela Beltrão, Luisina Ferrari, Márcio Cunha, Michael Dantas, Míriam Ramalho, Niina, Raphael Alves e Renata Casali, na categoria Imagem Destacada.

“A exposição do Festival FotoDoc é muito interessante porque nela podemos ver os trabalhos do finalistas da premiação e perceber de que forma esses fotógrafos conseguiram realizar esses registros. A mostra tem desde retratos tradicionais, passando por retratos mais ousados com algum movimento, até registros documentais. Para os alunos dos cursos de fotografia da Panamericana é muito importante visitar esse tipo de mostra, porque nós sempre aprendemos com o olhar do outro. Essa mostra, principalmente, traz essa conversa com fotógrafos por ser resultado de um festival . Todo festival é uma troca. Temos vários olhares sendo apresentados e isso é algo que os alunos precisam vivenciar, para aprender inclusive a fazerem críticas em relação aos trabalhos de terceiros”, diz Elcio Ohnuma, coordenador dos cursos de fotografia da Panamericana.