Motion Design

O Motion Design combina elementos gráficos, animações e narrativa para criar conteúdo visual dinâmico e envolvente, sendo amplamente utilizado em vídeos, publicidade, apresentações e mídia digital para transmitir informações e contar histórias de maneira cativante.

A formação em Motion Design contempla uma ampla gama de cursos para construção de conceitos teóricos e técnicos, variando desde o desenvolvimento da Criatividade até de fundamentos como Design, Animação e Motion. Além disso, a formação inclui uma variedade de cursos complementares como Photoshop, Illustrator, Ilustração Digital, Roteiro, Storyboard, Modelagem 3D, UX Motion/Figma e Sound Design.

Cada curso oferece conhecimentos específicos que podem ser aplicados ao profissional de Motion Design, oferecendo um leque de oportunidades e permitindo sua atuação em atribuições diversas, desempenhando um papel fundamental na comunicação visual e na narrativa em várias mídias.

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Material Complementar

Sketchbook digital, atividades complementares e conteúdo interativo.

O curso

O Motion Design envolve a criação de animações, transições suaves, efeitos visuais, tipografia em movimento e gráficos em movimento para melhorar a comunicação visual. A formação abrange uma série de cursos:

O curso abrange uma variedade de recursos relacionados à criatividade, incluindo processos de pensamento criativo, técnicas de geração de ideias, estimulação da imaginação e superação de bloqueios criativos.  Os alunos são expostos a diferentes abordagens e estratégias para estimular sua criatividade como disciplina, onde aprendem a adotar uma mentalidade aberta, explorar perspectivas diversas, conectar ideias aparentemente não relacionadas e experimentar novas formas de abordar desafios.

O curso se concentra em explorar as leis naturais relacionadas às experiências e percepções visuais, desenvolvendo a capacidade de processar ideias e pensar visualmente, ensinando como priorizar a atenção aos elementos ao nosso redor e aplicar esses conceitos em projetos visuais. 

O curso oferece os fundamentos para iniciar sua jornada com o Photoshop – software líder em edição de imagens – abrangendo desde a familiarização com a interface até o entendimento de formatos de arquivo, ferramentas de limpeza, seleção, integração e ajustes básicos.

O curso apresenta aos alunos o Illustrator – software amplamente utilizado na criação de ilustração vetorial e manipulação de elementos gráficos. São apresentados os princípios do desenho vetorial e como criar e editar objetos vetoriais, fornecendo uma compreensão sólida do software e a capacidade para criar ilustrações profissionais, trabalhar com camadas, aplicar efeitos especiais, manipular texto e exportar em vários formatos de arquivo.

O curso proposto tem como objetivo capacitar os alunos a desenvolverem competências conceituais e técnicas para criar ilustrações no Adobe Photoshop, abrangendo diversos elementos visuais, desde cenários até personagens, para atender às demandas crescentes desse mercado.

O curso de Roteiro apresenta uma imersão nos princípios fundamentais da escrita de roteiros, abrangendo tanto os aspectos teóricos quanto práticos, incluindo a estrutura narrativa, o desenvolvimento de personagens, diálogos e tramas, fundamentadas nos princípios da estrutura clássica narrativa.

No curso os alunos são introduzidos aos conceitos básicos, compreendendo sua relevância na pré-visualização de produções audiovisuais e na comunicação eficaz entre membros da equipe. O curso abrange técnicas de composição visual, enquadramento, expressão de personagens, posicionamento de câmera, fluxo narrativo, direção de arte e produção, destacando a importância do storyboard nas diversas aplicações da produção audiovisual e na narrativa visual. 

O curso Fundamentos da Animação oferece a base em teoria de animação, incluindo a prática utilizando o software Adobe Animate. Destacando a animação como uma forma de arte que possibilita dar vida a criações, os alunos são introduzidos aos 12 princípios fundamentais da animação, incluindo princípios de movimento, timing e poses, para criar animações mais fluidas e expressivas.  

Através do aprendizado dos Fundamentos do Motion Design e da utilização do After Effects, os alunos podem adquirem nesse curso o conhecimento necessário para criar animações de alta qualidade, abrangendo desde vinhetas e títulos animados até efeitos visuais, animação de personagens e muito mais.

O curso UX Motion/Figma aborda o uso do design de movimento e da ferramenta Figma para melhorar a experiência de uso de aplicativos e páginas da web. Os alunos são introduzidos a conceitos e técnicas relacionadas ao design de movimento, incluindo a criação de componentes animados e transições entre telas, abrangendo elementos interativos como botões e ícones. 

O curso de Sound Design busca capacitar os alunos a se tornarem profissionais versáteis e criativos, capazes de contribuir para a criação de produções audiovisuais de alta qualidade através do uso expressivo e imersivo do som. Durante o curso, os alunos são instruídos nos princípios teóricos e práticos do sound design, explorando técnicas de gravação, mixagem, edição e pós-produção de áudio, assim como às ferramentas disponíveis no software Adobe Audition.

O que você vai aprender

A formação em Motion Design abrange uma ampla gama de conhecimentos e técnicas, permitindo aos profissionais criar conteúdo visual dinâmico e envolvente em várias mídias. A combinação de cursos, juntamente com o uso de software e ferramentas relevantes, ajuda a preparar os profissionais para atender às demandas em constante evolução desse campo criativo.

A formação em Motion Design é composta por 12 cursos complementares que abrangem diversos aspectos do design e da produção audiovisual. O primeiro curso, sobre Criatividade, ensina a desenvolver a criatividade, fornecendo técnicas para gerar ideias criativas e superar bloqueios criativos. Em seguida, o curso de Fundamentos do Design explora princípios do design e leis visuais, enquanto os cursos de Fundamentos do Photoshop e Fundamentos do Illustrator oferecem conhecimentos essenciais sobre essas poderosas ferramentas de design. O curso de Ilustração Digital com Photoshop ensina técnicas avançadas de ilustração utilizando o programa, e o curso de Roteiro aborda a criação de histórias e personagens, baseado nos princípios da estrutura clássica narrativa. O curso de Storyboard ensina a pré-visualização de produções audiovisuais, enquanto o de Fundamentos da Animação abrange os princípios da animação e aspectos de sua criação. O curso Blender abrange conteúdos relacionados à modelagem 3D, enquanto o curso de Fundamentos do Motion apresenta os princípios fundamentais desse campo.

Nos módulos específicos de Motion Design, os alunos têm a oportunidade de conhecer e aprimorar seus conhecimentos nas ferramentas e recursos essenciais do software After Effects, como máscaras, keyframes e efeitos visuais. O curso abrange desde a criação de animações simples, transições e títulos animados até técnicas avançadas, como rastreamento de movimento, animação de personagens e integração de elementos 3D.

Por fim, o curso de Design de Interface com Figma explora o design de interfaces, e o curso de Sound Design abrange a criação e edição de áudio para projetos audiovisuais.

Para quem o curso é indicado

Profissionais de Audiovisual

A formação em Motion Design pode ser relevante para aqueles que trabalham na indústria audiovisual, como cineastas, diretores de arte, diretores de fotografia e editores de vídeo. Estes profissionais podem usar técnicas de Motion Design para criar transições dinâmicas, títulos animados, gráficos em movimento e outros elementos visuais para melhorar a qualidade e o impacto de seus projetos.

Designers Gráficos

Para designers gráficos, a formação em Motion Design é uma extensão natural de sua atuação. Isso lhes permite criar animações para websites, apresentações, vídeos promocionais e muito mais, tornando seus projetos mais dinâmicos, impactantes e profissionais.

Animadores

Para animadores, sejam eles especializados em animação 2D, 3D ou stop motion, a formação em Motion Design pode expandir seu conjunto de conhecimentos e permitir criar animações mais sofisticadas e integrá-las em diferentes tipos de mídia, como vídeos promocionais e comerciais.

Ilustradores

Para dar movimento às suas criações, os ilustradores podem usar Motion Design para criar animações baseadas em suas obras de arte, contando histórias de maneira mais envolvente e cativante.

Profissionais de marketing e publicidade

Profissionais de publicidade e marketing podem utilizar a formação em Motion Design para criar anúncios animados, vídeos promocionais e conteúdo de mídia social que se destaquem e envolvam o público de maneira mais eficaz.

Estudantes e interessados na área

Qualquer pessoa interessada em aprender uma nova capacidade criativa que seja relevante no mercado de trabalho digital pode se beneficiar da formação em Motion Design. Os conteúdos disponibilizados buscam fornecer uma dimensão extra, disponibilizando as bases para construção de novas oportunidades de carreira.

Profissionais de UI/UX

Designers de interface de usuário e experiência do usuário podem usar Motion Design para criar animações de interface e experiências interativas que tornam os aplicativos e sites mais atraentes e intuitivos aos usuários.

Conteúdo

Criatividade

Fundamentos do design

Fundamentos do Photoshop

Fundamentos do Illustrator

Ilustração Digital com Photoshop

Roteiro: Fundamentos da estrutura narrativa

Storyboard: Os fundamentos da narrativa visual

Fundamentos da animação

Blender: Fundamentos da modelagem 3D

Design de Interface com Figma:

Fundamentos do Motion

Este curso contempla um bloco destinado aos Fundamentos do Motion, contendo módulos específicos de Motion Design. Iniciando com uma introdução e histórico do Motion Design no Brasil, o primeiro módulo explora a evolução digital da área, seguida da explicação de aspectos técnicos, incluindo conceitos como pixel, proporção de tela e exportação de projetos. Também é abordado a relação entre design gráfico e motion design, discutindo a importação de elementos gráficos e trabalho com layers no After Effects.

Além disso, com foco na animação, são introduzidos conceitos como criação de keyframes e timing, além da interação entre áudio e motion design. Os módulos seguintes abordam máscaras, tipografia, uso de luz, câmera e elementos 3D, efeitos visuais (VFX), chroma key, rastreamento de elementos, criação de partículas e correção de cor. O último módulo aborda a criação de identidade visual, incluindo animação de logos, flat design, pacotes gráficos e adaptação para diferentes mídias, como games, publicidade e cinema.

Sound Design

Por que estudar MOTION na PANAMERICANA?

A Panamericana é uma instituição reconhecida por sua qualidade em oferecer cursos de design e comunicação visual de  alta qualidade, com um corpo docente composto por professores experientes e que são profissionais atuantes da indústria, podendo oferecer insights valiosos e orientação qualificada e especializada em Motion Design.

A formação em Motion Design proposta pela Panamericana oferece conteúdos que atendem às necessidades e preferências individuais de cada aluno. Na Panamericana os estudantes têm a opção de seguir a aprendizagem flexível em Motion Design de forma independente, adaptando o ritmo de estudo de acordo com sua disponibilidade e agenda pessoal. Isso significa que você pode ajustar o curso ao seu próprio cronograma, permitindo uma aprendizagem conveniente e autodirigida. 

Os alunos também podem receber mentoria personalizada, que fornece orientação individualizada com fóruns de dúvidas e correção de atividades. Esse contato com profissionais de excelência no mercado oferece ao aluno a possibilidade de construir uma rede de contatos dentro da indústria de design e comunicação visual, fazendo conexões valiosas para sua carreira.

Além disso, o aluno ainda pode optar por uma experiência completa, incluindo aulas online ao vivo e um aprendizado em grupo, com a oportunidade de colaborar com seus colegas e criar uma rede de contatos valiosa. 

O aprendizado de Motion Design na Panamericana é cuidadosamente desenvolvido com uma trilha de aprendizagem estruturada. Isso significa que o conteúdo do curso é organizado de forma lógica e sequencial, permitindo que os alunos progridam de maneira eficaz, construindo seus conhecimentos de forma gradual. Também são disponibilizados materiais complementares que auxiliam durante o processo de aprendizagem e são uma referência valiosa para consulta do conteúdo ministrado durante as aulas.

Estudar Motion Design na Panamericana oferece uma abordagem flexível e personalizada para a aprendizagem, com opções de estudo independente ou em grupo, com adição de mentorias e orientações personalizadas. Juntamente com uma trilha de aprendizagem bem estruturada e apoio constante de professores qualificados, a formação é altamente adaptável às necessidades de cada aluno.

Carreiras

A carreira de um Motion Designer é altamente criativa e dinâmica, e as oportunidades são vastas, já que a demanda por conteúdo visualmente atraente continua crescendo em várias indústrias. Envolvendo a criação de animações, gráficos em movimento e elementos visuais dinâmicos, um profissional do Motion Design pode trabalhar para uma variedade de meios, incluindo publicidade, entretenimento, design de jogos, web, televisão e cinema.

Dominar ferramentas de software essenciais é fundamental, incluindo programas como Adobe After Effects, Adobe Illustrator, Adobe Photoshop e outros softwares de animação 2D e 3D. Além dos conhecimentos técnicos, os Motion Designers também devem desenvolver conhecimento conceitual e de narrativa para criar animações que transmitam mensagens eficazes.

Profissionais do Motion Design podem trabalhar em estúdios de design, agências de publicidade, estúdios de animação, redes de televisão, empresas de produção de vídeo ou trabalhar como freelancer. À medida em que ganham experiência, os Motion Designers podem assumir papéis mais sêniores, como Motion Designer Sênior, Diretor de Animação ou Diretor de Arte. 

Professores

Elton Padeti

Artista de Storyboard

Atuou em todas as áreas da animação desde 2007 fazendo séries, longa metragens, publicidade, jogos e EAD. Desde 2016 foca seu trabalho no desenvolvimento e supervisão de Storyboard para séries de TV, sendo elas: Turma da Mônica, Take My Muffin, My Life is Worth Living, Bubu e as corujinhas, Conta Comigo, Boris e Rufus, Senninha, Wee & Boom, Hotel Silvestre da Ana Flor, Bob Zoomyoutube e longa metragens, seja para o público pré escolar, adolescente ou adulto.

Fernanda Izar

Designer e Artista Visual

Formação em Publicidade e Propaganda pela UFRJ e em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina. Atuou por 10 anos como diretora de arte em agências de publicidade no Rio e SP. Desde 2009, é artista visual com exposições pelo Brasil. Atualmente, trabalha em design gráfico e foi diretora de criação na BST Design de 2014 a 2018.

Fernando Ianni

Sound Designer e Professor

Fernando é publicitário e engenheiro de som formado na SAE de Londres que atua em diversas áreas do áudio, como Música, TV, Cinema e Publicidade. Sound designer e mixer trabalhou em propagandas para grandes marcas que receberam prêmios como Grand Prix em Cannes, El Ojo, CCSP, entre outros. Na música trabalhou com diversos grandes artistas em discos que receberam disco de Ouro (Hori) e duas indicações ao Grammy Latino (Liniker, Alessandra Leão)

Henrique Rien

Artista Plástico e Design

Henrique Rien é um artista plástico, docente e empreendedor com ampla experiência. Com formação em Design, ele foi reconhecido pelo Brazilian Times como um dos 10 artistas emergentes de 2015. Participou de Bienais de SP e exposições em diversos países. Além disso, retrata personalidades e trabalha com marcas renomadas como Volvo, Calvin Klein, e é também professor e palestrante em criatividade e processos criativos.

Hugo Picchi

Diretor de Voz original, Locutor e Dublador

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José Vaamonde

Freelance animator

Durante formação em design gráfico, apaixonou-se por animação ao criar 1º curta. Foi professor assistente no Anima Mundi e animador na Animacting. Estudou na Vancouver Film School no Canadá, especializando em animação 2D. Trabalhou na Birdo por anos, atuando como animador, supervisor e diretor em diversos projetos como Oswaldo, Vinícius e Tom, Star Wars: Forces of Destiny, entre outros. Com mais de 10 anos de experiência, atuou como freelancer para estúdios como Titmouse, Lighthouse, Mighty e Artisan. Trabalhos incluem Star Trek: Lower Decks, Moon Girl and Devil Dinosaur, e Rick and Morty.

Kleber Lopes

Escritor / Professor

Bacharelado em Rádio e TV pela Universidade Cruzeiro do Sul. Iniciou seus trabalhos em Emissoras de Rádio e Tv. Migrou para a publicidade, gerando imagens e animações para materiais e peças publicitárias. Ministra treinamentos e aulas de computação Gráfica desde 2004. Hoje atua como Designer de Projetos, e desenvolvo animações e vídeos para clientes nas redes sociais.

Luísa Guanabara

Roteirista / Professora de Roteiro

É graduada em Rádio e TV, pós-graduada em Roteiro para Cinema e TV pela FAAP e Mestre em Literatura e Crítica Literária (PUC-SP). Atuou como story producer no programa “Que Marravilha! Delivery” da GNT (Mixer Films) e como roteirista no reality show “Juju Boot Camp” do canal E!/Universal. Como professora, ensinou na Academia Internacional de Cinema (AIC) de 2020 a 2021 e dá aulas de roteiro no Museu da Imagem e do Som desde 2020.

Marcelo Favotto

Produtor executivo e Motion Designer

Atuando por mais de 20 anos como finalizador, publicou em 2014 o livro Guia do Finalizador After Effects, ainda acumula experiência em motion graphicis 2D e 3D, colorista de vídeo e produtor executivo, o que proporcionou participação em diversas campanhas publicitárias e videoclipes, entre eles o videoclip, Means to an End da banda Sepultura.

Nina Bruno

Editora e pós produtora fotográfica

Bacharel em Design Gráfico pela Universidade FUMEC (MG) e fotógrafa formada pela Panamericana Escola de Arte e Design (SP). Sua principal área de atuação é o tratamento de imagens seguido de fotografia social e projetos autorais. Leciona fotografia e softwares de pós produção fotográfica desde 2011, tendo passado por várias instituições. Atualmente é professora no curso de formação de Fotografia e é responsável pela concepção e ensino do curso de Photoshop, ambos na Panamericana.

Rafael Pen

Ilustrador

Rafael Filipe Alves, também conhecido como Pen, é um ilustrador de São Paulo. Iniciou como professor de desenho voluntário aos 16 anos, construindo uma carreira notável em estúdios de mangá, editoras de renome e estúdios de design e jogos, onde desempenhou funções importantes. Ele contribuiu para diversas capas de livros, incluindo “Crônicas dos Senhores de Castelo”. Hoje, trabalha como freelancer em seu estúdio, é parceiro da Wacom e professor na Panamericana.

Renato Hayashi

Designer Gráfico

Formado em 1982 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, além de arquiteto é Designer Gráfico e tem desenvolvido inúmeros projetos nas áreas de Embalagem, Identidade Visual, Ilustração, Sinalização, Design Editorial e Promocional.

Ricardo Grynszpan

Roteirista, Consultor e Instrutor

Escreveu a série Zé do Caixão (TNT e Space), Lili, a ex e Tempero Secreto, ambas na GNT, a série Exterminadores do Além (Warner) e Hit Parade (Canal Brasil). É responsável pelo Curso de Roteiro para TV da Academia Internacional de Cinema de São Paulo, e ministrou oficinas no Museu da Imagem e do Som, APRO/Sebrae, Oficina Oswald de Andrade, Teatro Célia Helena e no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.

Ricardo Tiezzi

Escritor / Professor

É criador da série “Santo Maldito”, do canal Star+. Escreveu o roteiro dos filmes “Superpai” e “Qualquer Gato Vira Lata”. É consultor, professor e autor de roteiro do programa Apro/Sebrae para a capacitação de produtoras médias e pequenas em território nacional. Como professor, ministra oficinas de narrativa audiovisual na Roteiraria. Ministrou também cursos semestrais no Centro Cultura b_arco e na Academia Internacional de Cinema – AIC. É professor da pós-graduação em Roteiro para Cinema e Televisão da FAAP e em Escrita Criativa pela mesma instituição.

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