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História da Arte em Diálogos:

Conexões e Contrastes Além do Tempo - On-line Ao Vivo
Matricule-se
On-line Ao Vivo
54 horas + 16 horas em AVA
Quartas-feiras
Matricule-se

Sobre o curso

Este curso de História da Arte convida você a explorar obras e movimentos artísticos de maneira não linear. Em vez de seguir uma sequência cronológica, viajaremos por diferentes épocas e estilos, buscando conexões e contrastes entre artistas e obras que, à primeira vista, parecem distantes no tempo e no espaço. Vamos investigar como temas como o poder, a espiritualidade, a expressão pessoal e a tecnologia abordados de maneira semelhante (ou opostas) por culturas distintas, desde a Pré-História até a Arte Contemporânea.

Você será incentivado a questionar noções de progresso linear na arte, compreendendo como as ideias artísticas se transformam e se reinventam em contextos diversos. A proposta é perceber a história da arte como um vasto caleidoscópio de influências, colaborações e reinvenções, criando uma visão mais fluida e integrada do desenvolvimento artístico ao longo do tempo.

Essa abordagem faz o curso mais dinâmico e engajante, rompendo com a ideia de que a arte evolui de forma linear e progressiva, permitindo que os alunos vejam padrões de repetição, inovação e mudança em uma perspectiva mais global.

Formato
On-line Ao Vivo
Agenda
Quartas-feiras
Duração
54 horas + 16 horas em AVA
Público
Este curso é ideal para quem deseja explorar a História da Arte de forma dinâmica e flexível, no seu próprio ritmo. Com uma abordagem não linear, ele conecta diferentes épocas e estilos para revelar influências e contrastes surpreendentes. Através de aulas interativas e materiais exclusivos, você poderá mergulhar nesse vasto universo de onde estiver. Se você quer enxergar a arte como um mosaico de ideias que se reinventam ao longo do tempo, este curso online é para você!

O que você vai aprender

Permitir ao aluno uma visão crítica e panorâmica da História da Arte, em que ele é capaz de analisar e identificar os artistas, conectar períodos através de obras, inovações e relações como expressão das transformações ocorridas no mundo e o reflexo no país.

Pré-requisitos

Pré-requisitos

  • Uma conta de Gmail
  • Acesso à plataforma Google
  • Instalado o navegador Google Chrome
  • Smartphone ou computador pessoal com câmera
  • Preferencialmente fones de ouvido
  • Caderno de anotações, lápis ou caneta
Conteúdo

Módulo 1: Introdução à História da Arte como Rede de Conexões

Objetivo: Apresentar a abordagem não linear do curso, discutindo a história da arte como um processo dinâmico e interconectado.

Aula 01 – A história da arte tradicional vs. a abordagem em “diálogos” / Como identificar temas transversais na arte ao longo de diferentes épocas e culturas.

Aula 02 – Diálogos Visuais: Comparar obras de períodos distantes, buscando similaridades temáticas ou estéticas. Apresentação em grupo ou individual, com análises escritas ou visuais.

Módulo 2: Arte e Poder – De Murais a Graffiti

Objetivo: Analisar como o poder e a representação social foram expressos de maneiras semelhantes e divergentes ao longo dos séculos.

Aula 01 – Os murais de Pompeia e o grafite contemporâneo: uma conversa sobre espaço público e arte.

Aula 02 – Arte como instrumento político: intervenções urbanas contemporâneas.

Aula 03 – Debate: Como a arte de rua contemporânea reflete (ou contesta) as noções de poder em diferentes contextos históricos?

Módulo 3: Conexões temáticas da arte: o belo, o poder e o feminino

Objetivo: Análise crítica das inter-relações entre esses conceitos e como eles se manifestam em diversas obras ao longo da história.

Aula 01 – Cultura Clássica (Greco-Romana), Renascimento e Neoclassicismo.

Aula 02 – Egito de Ramsés II e França Absolutista de Luís XIV.

Aula 03 – Barroco e Rococó: Beatriz Milhazes e Adriana Varejão.

Aula 04 – Atividade: Escolher duas obras de arte de períodos, estilos ou culturas diferentes e comparar temas, técnicas e objetivos. Discussão em sala de aula.

Módulo 4: Relações evolutivas do pensamento humano: a cultura, a ciência e a tecnologia

Objetivo: Compreender como o desenvolvimento cultural, científico e tecnológico influencia e é influenciado pela produção artística ao longo da história.

Aula 01 – Revolução Industrial e suas consequências: Arts and Crafts, Art Nouveau, Art Déco.

Aula 02 – Pré-História: Arte das cavernas – surgimento das casas e organização de interiores.

Aula 03 – Idade Média: Românico e Gótico, a Arte Bizantina.

Aula 04 – Debate: Em grupo sobre temas amplos como a função social da arte, o papel do artista como ativista e a representação de identidade em diferentes períodos.

Módulo 5: Abstração e Emoção – Expressionismo Abstrato e o Barroco

Objetivo: Comparar os elementos emocionais e estéticos entre o expressionismo abstrato e o Barroco.

Aula 01 – O drama e a intensidade do Barroco: Caravaggio, Bernini e as emoções na arte sacra.

Aula 02 – Jackson Pollock e a abstração emocional: o caos ordenado no expressionismo abstrato.

Aula 03 – Discussão: Como o uso da luz, cor e composição impactam emocionalmente o espectador em ambas as épocas?

Módulo 6 – Relações entre movimentos artísticos, personagens e obras

Objetivo: Aprofundar o entendimento das interconexões entre os movimentos artísticos, as figuras que os compõem e as obras que os representam.

Aula 01 – Pós-impressionismo, Expressionismo e Fauvismo.

Aula 02 – Romantismo x Expressionismo x Minimalismo.

Aula 03 – Século XX e as Vanguardas: Cubismo, Surrealismo, Dadaísmo, Futurismo.

Aula 04 – Realismo e Hiper-realismo.

Aula 05 – Jogo de Conexões Artísticas: Em equipes, os alunos fazem conexões entre obras de arte de diferentes períodos e justificam suas escolhas.

Módulo 7: A Natureza e o Humano – Impressionismo e Arte Indígena

Objetivo: Refletir sobre a relação da natureza e do ser humano em diferentes manifestações artísticas.

Aula 01 – O Impressionismo francês e a captura dos elementos naturais. A visão espiritual da natureza nas artes indígenas das Américas e da Oceania.

Aula 02 – Painel de Discussão: Analisar como diferentes culturas percebem e representam a natureza em sua relação com o ser humano.

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Conheça nossos professores

Renata Puig
Renata Puig
Arquiteta
Renata Puig

Renata Puig

Arquiteta

Arquiteta e professora, pós-doutoranda em História da Arte (UNIFESP), doutora em História da Arquitetura (USP) e mestre em Estética e História da Arte (MAC USP). Com diversas especializações, ministra aulas de graduação, pós-graduação e cursos técnicos em Design de Interiores, Móveis e Paisagismo.

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