CCXP completa 10 anos no Brasil reunindo fãs de quadrinhos, séries, filmes, games e cultura pop em um só lugar

No ano passado, o festival contou com 280.371 visitantes, se consolidando como um evento de importância mundial que acontece no Brasil. A convenção, que aconteceu em São Paulo, é prova de que economia criativa é um dos setores que mais crescem no país.

Começou na quinta-feira, 30 de novembro, a décima edição da Comic Con Experience (CCXP). A convenção, que aconteceu até 3 de dezembro, reuniu grandes nomes dos quadrinhos, cinema, séries, games e da cultura geek e pop no geral. Em seu aniversário de 10 anos, o festival ocuparou 115 mil m² do São Paulo Expo, e teve também um recorde de marcas com ativações: 105. Entre as marcas que realizaram ativações e experiências imersivas na convenção estão nomes como Banco do Brasil, Fanta, Bis, Claro, Intimus, Cup Noodles, Mentos, Heineken 0.0, 3 Corações, Ballantine’s, Lego, Mattel, Faber-Castel, Editora Europa, Chilli Beans, Bic e Panini.

Entre os parceiros de mídia estavam Amazon Prime, Apple TV+, Cartoon Network, Crunchyroll, H2O Filmes, HBO Max, Imagem Filmes, Maurício de Sousa Produções, Netflix, Omelete, Paramount+, Paris Filmes, Sony Pictures, The Enemy, Warner Bros. Games, Warner Bros. Pictures e Xbox, como parceiros de conteúdo e JCDecaux, Jovem Nerd, Rádio Disney, Terra e Warner Bros. Discovery.

Um dos maiores festivais de cultura pop do mundo, a Comic Con Experience teve, como sempre, painéis com informações inéditas sobre filmes, séries e outras produções culturais que contaram com a presença de grandes estrelas internacionais. Entre os nomes confirmados esse ano estavam Zendaya, Timotheé Chalamet, Chris Hemsworth, Anya Taylor-Joy, Jason Momoa, Patrick Wilson, Selton Mello e Matheus Nachtergaele, Sandy, entre outros. Além de atores, o evento contou com a participação de produtores, showrunners e diretores como Zack Snyder, Dennis Villeneuve, James Wan e Adam Wingard.

Para os amantes dos quadrinhos, o Artist Valley é o espaço onde o público teve contato com nomes importantes da indústria. Este ano, a organização confirmou a presença de artistas como Maurício de Souza, John Romita Jr., Mike Deodato e Laerte, além de outros profissionais proeminentes no universo das HQs, como Thina Curtis, Gidalti Jr, Eduardo Vetillo, Daniel Esteves e Lelis.

Um dos grandes pilares da CCXP, o Artists’ Valley é um espaço dedicado tanto para os quadrinistas independentes, para que apresentem seus trabalhos, quanto para aqueles que já atuam nas grandes editoras. Em 2023, o espaço esteve ainda maior, reunindo mais de 550 artistas. Tudo para que os expositores pudessem interagir com seu público e vender seus quadrinhos, prints, sketchbooks, artes originais e outros materiais. 

Entre os nomes confirmados do universo dos Games estavam Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming que participou de um painel com Mari Palma sobre o cenário dos jogos e como o Xbox está capacitando os jogadores a vivenciarem os jogos em qualquer lugar; Ed Boon, co-criador do Mortal Kombat que esteve em um painel para falar sobre o novo lançamento da franquia; e Gustavo Steinberg, CEO do BIG Festival, falando sobre as estratégias, parcerias e paixão que levaram o BIG para o sucesso, proporcionando uma visão única do universo dos jogos.

Além de conhecer as grandes novidades da cultura pop e do universo geek como um todo, fazer cosplays (se vestindo como seus personagens favoritos), ver de perto as estrelas de Hollywood, jogar RPG, assistir a shows ao vivo, conhecer  ídolos e participar de painéis inspiradores, os aspirantes a profissionais da economia criativa, seja de Animação e Games, seja de Comunicação e Marketing, puderam aproveitar a convenção para se inspirarem e fazerem networking.

“A origem da CCXP são os quadrinhos, mas ela terminou se tornando algo muito maior, atingindo um novo patamar no mercado brasileiro de entretenimento. Hoje, há muito mais fãs que visitam a Comic Com. Mas além de se divertirem como fãs da cultura e se inspirarem com as novidades, para os alunos dos cursos de ilustração, que aspiram entrar no mercado de quadrinhos, é um bom lugar tanto para expor seus trabalhos independentes quanto para conhecer as tendências e profissionais do mercado”, diz Hugo Damião, professor de Game Design e Tech Art na Panamericana.

Para quem se interessar, no site oficial da convenção, alguns painéis e acontecimentos foram transmitidos ao vivo e estão gravados.

 

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