Transição de carreira: saiba quando e como dar início à mudança

Você anda desmotivado, sem vontade de trabalhar e infeliz com sua vida profissional? Descubra se mudar de área é uma boa ideia e se é possível recomeçar em outro setor de atuação

Há cerca de duas ou três décadas, o objetivo profissional da maioria das pessoas era começar a construir uma carreira sólida em uma empresa logo após concluir a graduação e lá permanecer até a aposentadoria. Nos dias de hoje, em um mundo dominado pela rapidez das inovações, a capacidade de transitar por diferentes áreas do mercado de trabalho não é apenas desejada por muitos profissionais, mas também valorizada por empregadores. Mas como saber se mudar de carreira é ou não uma boa opção para você?

Trabalhar sem ter a menor vontade de realizar as atividades do dia a dia pode ser estressante a ponto de comprometer até mesmo a saúde física dos profissionais. Quando a desmotivação é muito grande, fica difícil se desenvolver e crescer no trabalho. Se você tem certeza de que não está feliz com seu emprego, saiba que nunca é tarde para traçar novos objetivos e realizar sonhos.

Com um bom planejamento, é sempre possível recomeçar e encontrar uma atividade que o complete e faça os seus dias serem gratificantes. É claro que não existe um emprego perfeito e que todos eles podem ser cheios de frustrações. Porém, quando você encontra um ofício em que consegue desenvolver seus talentos e colocar em prática seus valores, fica mais fácil suportar os contratempos. Portanto, para ser feliz profissionalmente, é fundamental que seu trabalho faça sentido para você, apesar das insatisfações do dia a dia.

Está na hora de mudar de carreira?

Algumas pessoas que estão infelizes com seus empregos sentem-se estressadas por estarem insatisfeitas com seus chefes, com tarefas pouco atraentes ou mesmo com a empresa em que trabalham. Esse tipo de descontentamento é comum e não significa que você precisa mudar de carreira. Muitas vezes, trocar de emprego resolveria os problemas. Por isso, é importante avaliar se é a sua profissão atual que está em descompasso com suas expectativas ou se apenas as condições de trabalho do seu emprego atual. Trocar de área é algo que só faz sentido se a mudança estiver alinhada com seu propósito de vida.

Se você está insatisfeito com sua vida profissional e pensando em trocar de área para ser mais feliz, precisa se fazer algumas perguntas antes de tomar a decisão final. Você não acredita no que faz e não consegue enxergar propósito em sua profissão? Você se sente estressado constantemente, mesmo fazendo o que você já gostou muito de fazer um dia? Você não consegue mais se imaginar envelhecendo atuando na sua área? Seu trabalho não reflete mais os traços da sua personalidade nem reforça os seus valores? Você está disposto a enfrentar todos os desafios de recomeçar sua vida profissional? Se você respondeu sim a todas essas questões, é sinal de que está na hora de mudar.

Como fazer a transição de área de trabalho?

Há diversas opções de mercados abertos a profissionais em fase de transição, e os recrutadores aprenderam a reconhecer e a valorizar a diversidade de formação. Por isso, há algum tempo, vem crescendo o número de pessoas que optam por mudar de trajetória e também aumentaram as chances de sucesso para quem resolve encarar uma transição de carreira.

Definir um objetivo claro é o primeiro passo para quem quer enfrentar o desafio da mudança de área profissional. Mudar exige determinação, esforço pessoal, planejamento, investimento de tempo, estudo, leituras, preparação, participação em palestras, cursos etc. Para tanto, é preciso passar por um processo de reflexão e autoconhecimento e pensar que carreira o faria realizado em longo prazo.

Com a decisão tomada, estudar se torna a única alternativa viável para que você efetivamente dê início à mudança de carreira. Além de aprender e se especializar em seu novo ofício, a rede de relacionamentos construída durante os cursos, tanto com colegas de classe quanto com professores, pode fazer a diferença na hora de migrar para uma nova área. Ademais, muitas vezes a área escolhida possui valores e cultura próprios, diferentes dos da área em que você trabalhava antes, que demandam tempo e disposição para ser aprendidos. Por isso, escolher bons cursos, com professores atuantes no mercado e preparados para orientar os alunos durante toda a sua evolução, além de frequentar eventos e palestras, são a melhor forma de começar a trilhar seu novo caminho.