Tempo e espaço se acondicionam em novo método de ensino 4D da Panamericana

Metodologia exclusiva possibilita cursos que se adaptam à realidade de cada aluno, tornando ainda mais fácil vivenciar uma experiência de aprendizagem completa da maneira e no momento que você escolher

O surgimento da pandemia de covid-19, no início de 2020, acelerou a transformação digital em todos os setores da economia mundial. É claro que o setor educacional não ficaria de fora. O ensino a distância e a utilização de plataformas digitais como meio de transformação educacional, que já eram tendência em todo o mundo, tornaram-se vitais para a manutenção das aulas de todos os tipos durante a quarentena.

Em tempos de distanciamento social, professores e alunos precisaram, juntos, reinventar a maneira de aprender e de ensinar, e foram obrigados a se acostumar com o uso da tecnologia como ferramenta de aprendizagem. Na Panamericana, a realidade não foi diferente. A escola adentrou o universo do ensino online e os professores passaram a compartilhar conteúdos por trás das telas dos seus computadores.

“A pandemia obrigou todas as instituições de ensino a se movimentarem e cada uma delas encontrou uma solução. Antes, algumas pessoas ainda tinham receio de fazer cursos online por acreditarem serem conteúdos de menor qualidade. Hoje essa realidade mudou. Em 2020 nossas aulas foram todas online e tivemos um resultado fantástico. A Panamericana é uma escola que vive em constante busca por evolução e percebemos que isso se tornou possível de maneira virtual. Conseguimos alcançar um nível de qualidade igual ou melhor ao dos trabalhos dos anos anteriores. Eu acho isso maravilhoso porque a instituição escola passou mais de 500 anos ensinando no mesmo formato e agora está se transformando”, conta Alex Lipszyc, diretor da Panamericana.

A partir da experiência adquirida com as aulas virtuais, a Panamericana foi além e resolveu criar um novo método de ensino totalmente inovador para 2021. O ensino 4D une aulas presenciais, aulas online ao vivo, aulas gravadas e atividades multiplataformas! A ideia é conectar professores e alunos por meio de tecnologias digitais. Em um formato totalmente interativo, pensado para promover a troca de experiências entre todos, os professores em sala de aula têm suas apresentações transmitidas ao vivo, e os alunos podem escolher se preferem assistir às aulas presencialmente ou à distância.

“O 4D sugere a quarta dimensão de tempo e espaço. Você pode assistir às aulas onde você estiver e a hora que quiser. Os alunos têm a opção de cursar a Panamericana da maneira e no momento do dia em que puderem. Tempo e espaço se acondicionaram, e essa liberdade que o novo ensino 4D dá aos alunos de escolherem quando fazer aulas presenciais ou online é mais viável, permite que eles encaixem o curso em suas rotinas da melhor maneira possível. Consequentemente, sobra mais tempo para outros tipos de cursos, para melhorar a vida, investir mais na carreira e muitas outras coisas. Eles têm a oportunidade de aproveitar a estrutura da Panamericana de maneira presencial quando bem entenderem, seja para visitar uma exposição ou discutir com o professor cara a cara. Eles são livres para usar os dois formatos de aula quando e como decidirem”, explica Alex.

Além das aulas em formato hibrido, o ensino 4D também acontece em um ambiente digital onde ficam disponíveis para o aluno conteúdos complementares, atividades, projetos e todo o acervo das aulas gravadas que podem ser assistidas novamente sempre que eles acharem necessário. “Todos os conteúdos das aulas ficam gravados na plataforma de ensino do Google. O professor compartilha as aulas, os alunos sobem os trabalhos e tudo fica salvo em um lugar onde pode ser revisitado e reescrito a qualquer momento. A ideia é usarmos esses conteúdos e discussões dos cursos para transformar o ensino dos próximos anos. Vejo isso como uma possibilidade contínua de atualização as aulas. São experiências diferentes compartilhadas que servem para a evolução dos conteúdos. É quase como uma inversão da sala de aula”, diz o diretor da escola.

Em um mundo onde todos têm fácil acesso a todo tipo de informação com apenas um clique, é fundamental repensar as experiências de aprendizagem. Os professores precisam se apropriar das tecnologias digitais, não apenas como ferramentas, mas como agentes de transformação, que permitem interatividade, proporcionam dinamismo e abrem um novo leque de possibilidades de ensino.

“Os professores estão se reinventando e criando uma nova estratégia para transformar os encontros em experiências. As aulas se transformaram em shows pensados de forma a manter a atenção dos alunos hiperconetcados. Diferente de um curso online comum, o objetivo da Panamericana é proporcionar uma experiência de vida, com mestres, com pessoas pensando juntas e trilhando novos caminhos. Os velhos conteúdos não funcionam em uma nova realidade. É necessário criar uma nova linguagem, uma nova abordagem, novas dinâmicas e conteúdos. As coisas envelhecem muito rápido hoje, é urgente evoluir. E os nossos cursos também evoluem nesse formato”, afirma Alex.

A pandemia nos obrigou a fazer movimentos diferentes e a cruzar novas fronteiras. A crise reeditou nossas vidas e forma como trabalhamos, estudamos, compramos, nos divertimos e vivemos experiências. Tudo no mundo mudou e o ensino é parte da mudança. As vivências do passado nos ajudam a desenhar novas experiências, mas o futuro é hoje e precisa ser vivido. “A escola precisa formar raciocínios, inteligências, criatividade e criar possibilidades de sempre encontrar soluções novas para os problemas. Essa é a meta principal da Panamericana e com o ensino 4D ela se torna ainda mais viável”, finaliza o diretor da escola