Stylist: o profissional que constrói imagens

Com função muito mais abrangente do que simplesmente combinar roupas e acessórios, esse profissional é responsável por interpretar a moda e usá-la a favor da expressão de cada indivíduo ou marca

O termo stylist se popularizou no Brasil e no mundo há menos de três décadas, em meados dos anos 90. Apropriada da língua inglesa, a palavra é a junção de ‘style’, que significa estilo, com o sufixo ‘ist’, usado para indicar a “pessoa que faz”. Apesar de a história da moda nos mostrar que a profissão de consultor de imagem existe há muito mais tempo, já que no século 17 a estilista Rose Bertin já realizava esse tipo de serviço para a famosa rainha Maria Antonieta, foi só no final do século 20 que a demanda por esses profissionais cresceu significativamente no mundo todo.

Na época, com a expansão do mercado brasileiro de moda, os stylists se estabeleceram no setor como os profissionais responsáveis pelo conceito e construção de imagem de editoriais de moda e desfiles. Antes disso, tal função ficava a cargo dos produtores de moda que, orientados por editores, cuidavam tanto da logística da captação das peças quanto do conceito criativo, montando looks, combinando roupas, assessórios, cabelo, maquiagem e sapatos, criando uma imagem única e coerente para suas produções.

Com o desenvolvimento e a segmentação do setor no Brasil, surgiu a necessidade de diferenciar os profissionais, e os stylists passaram a ser exclusivamente responsáveis pelo conceito criativo, enquanto os produtores ficaram apenas com as funções relativas à logística.

Diferente dos estilistas e designers de moda, os stylists não criam peças. Eles são uma espécie de intérpretes de tendências, que cuidam da concepção de imagem para editoriais, desfiles, campanhas e também para pessoas. Trabalhar com consultoria voltada para indivíduos e não grifes é o trabalho dos personal stylists, demanda que aumentou vertiginosamente com a chegada das revistas de celebridades ao mercado editorial nacional.

Apesar de inicialmente trabalharem mais para artistas e celebridades interessados em aprimorar a imagem, os personal stylists ganharam muito mais espaço no mercado, e passaram a atuar para um público bastante diversificado. Exatamente por terem seu ofício divulgado e exposto por pessoas públicas, esses profissionais se tornaram populares. Hoje, eles são especialistas em atender necessidades de diferentes clientes, encontrando soluções únicas para a imagem pessoal de cada pessoa que atendem.

Em uma sociedade que valoriza cada vez mais a imagem, as pessoas estão entendendo o quanto podem se beneficiar de uma consultoria prestada por personal stylists, e a profissão se tornou bastante valorizada. Um bom trabalho de construção de imagem não é algo simples e por isso a ajuda de um profissional capacitado é fundamental para ajustar o impacto que a moda pode ter na apresentação e identidade de cada indivíduo.

Moda é forma de expressão e comunicação. Ajudar a construir a imagem de alguém funciona da mesma maneira que a construção de uma marca. As atribuições de um personal stylist vão muito além da combinação de roupas e acessórios para montar looks harmônicos de acordo com tendências, orçamentos e biótipos das pessoas. Ter conhecimentos sobre o universo da moda, história, comportamento, cultura geral e sobre os mercados nacional e internacional é fundamental para esse profissional. Porém, é preciso mais do que isso. É imprescindível saber interpretar pessoas e seus objetivos para criar uma linguagem em sintonia com cada indivíduo, construindo uma imagem que seja fiel à sua identidade e faça sentido para o cliente, sua vida e seus anseios.

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