Seja você mesmo!

Descrição: Confira a matéria do espaço Design&Educação da revista abcDesign (edição nº27)

InfoAdicional: 

A expressão autoral é, em outras palavras, o conteúdo pessoal que transparece naquilo que se faz. Essa característica pode surgir no design, na fotografia, na moda, na conceituação de um objeto, em uma enormidade de coisas.
 
No entanto, é nas artes plásticas que a expressão autoral se torna mais aparente. Nela, a partir dos anos  60, o movimento da pop art estabeleceu novos parâmetros para o conceito de arte e acentuou ainda mais o valor da expressão autoral, expandindo a arte para  temas do cotidiano e artigos de consumo, como as reproduções das latas de sopas Campbell e garrafas de Coca-Cola, além de releituras de rostos de figuras conhecidas, como Marilyn Monroe e Che Guevara. Símbolos icônicos da história da arte, como a Monalisa, eram reproduzidos com cores saturadas, aceitando a cultura industrial e assimilando a ela aspectos de forma eclética e universal.
 
A arte clássica passou a incorporar elementos do cotidiano. O que passava despercebido, tornou-se apreciado. A garrafa de Coca-Cola, na visão desses artistas, ganhou atributos que a tornavam mais que um mero objeto. Assim, ainda que preservasse forma e conteúdo iguais, a garrafa representada na tela transpirava a identidade de um trabalho artístico e a expressão autoral de seu criador.
 
Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Claes Oldenburg, James Rosenquist e Tom Wesselmann foram alguns dos nomes mais influentes desse movimento, que criou conceitos seguidos até hoje pela publicidade, pelo design e deu nova forma à arte.
 
Romero Brito, para citar um artista brasileiro contemporâneo, também impôs às telas sua expressão autoral. As formas, as cores e seus traços tornaram sua “marca”, facilmente identificada em embalagens de inúmeros produtos colocados no mercado.
 
Há, naturalmente, outros artistas cujos trabalhos estão impressos com a identidade do criador. Na Panamericana, despertamos a criatividade e valorizamos a expressão autoral de cada um, reforçando o valor da expressão autoral como fator de diferencial profissional. É preciso antecipar tendências, ser criativo, mas, principalmente; ser único.

Gostou? Compartilhe!