O novo designer de interiores

Com funções bem mais abrangentes que as dos decoradores, esse profissional é especializado na criação de espaços combinando estética e funcionalidade.

Relativamente nova no Brasil, a profissão de designer de interiores foi oficializada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) apenas no final da década de 1990. Apesar disso, a história do design de interiores é tão antiga quanto o nascimento da arquitetura, tendo seu início no Egito Antigo, antes de 1000 A.C. Na época, os egípcios costumavam construir suas casas com barro e as preenchiam com mobiliário de madeira, tapetes feitos de palha e peles de animais, além de transformarem as paredes em verdadeiros murais nos quais retratavam seus gostos e costumes.

De lá para cá muita coisa mudou e o design de interiores evoluiu acompanhando o progresso da humanidade e da história da arte. O setor, que até pouco tempo contava com as áreas distintas como decoração, arquitetura e design, ganhou uma carreira específica que reúne capacidades das três.

Um designer de interiores precisa obter domínio de metodologia de projetos e pesquisa, senso estético e olhar artístico, além da eficiência em compreender o cliente, para que seu trabalho atenda às expectativas e necessidades de quem o contratou. Hoje, os profissionais da área desenvolvem projetos de ambientes de forma criativa, visando a funcionalidade, o conforto, a estética, a saúde, a segurança e a qualidade de vida do usuário.

Os projetos de design de interiores podem ser voltados para as áreas internas tanto de residências, quanto de estabelecimentos comerciais, escritórios, e até embarcações, veículos, entre outros. Para tanto, o profissional do setor precisa ter conhecimentos técnicos específicos para conceber seu trabalho, criando soluções que atendam às ânsias dos clientes. Para a documentação e acompanhamento das obras, é necessária a elaboração de plantas e desenhos que permitam a execução dos trabalhos sob sua supervisão.

Esse profissional precisa dispor das devidas competências para propor a configuração dos espaços, pensando criativamente os ambientes. É imprescindível que o designer de interiores seja apto resolver os projetos de forma original para melhorar a relação entre espaços e pessoas, transmitindo mensagens e sensações por meio da composição de formas, cores, materiais e luz, garantindo aos clientes resultados adequados às suas necessidades individuais, coletivas, pessoais ou profissionais.

Áreas de atuação e mercado

Um designer de interiores possui um leque de opções de trabalho em sua área de atuação. Além do planejamento e desenvolvimento de projetos residenciais e comerciais em escritório próprio ou em escritórios de arquitetura, o profissional também pode prestar assessoria na escolha de móveis e objetos de arte, fazer editoriais sobre o tema para a mídia, criar móveis para clientes específicos e para lojas, ou projetar ambientes externos junto com paisagistas.

Para 2019, profissionais que são referências da área no Brasil apostam em uma expansão do mercado, principalmente em suas vertentes que envolvem sustentabilidade e acessibilidade. Pesquisas no setor apontam para uma ampla busca por soluções menos agressivas ao meio ambiente e que cumpram o papel social e inclusivo do design de interiores.

Por ter um corpo docente formado por designers e arquitetos atuantes na área, o curso de design de interiores da Panamericana está sempre alinhado com a realidade do mercado profissional e desenvolve o olhar dos alunos exatamente para que eles se tornem aptos a solucionar criativamente a organização dos ambientes, unindo estética e funcionalidade de maneira antenada com as questões contemporâneas.