Mercado de moda: quais as possibilidades para os profissionais da área

Segundo setor que mais gera empregos no país, o mercado de moda é responsável por nada menos do que 3,5% do Produto Interno Bruto do Brasil. Saiba que possibilidades de emprego você pode encontrar na área, que segue crescendo por aqui, apesar da crise econômica

O Brasil é o sexto maior produtor de roupas, calçados e acessórios do mundo, e o mercado de moda continua crescendo no país, apesar da crise que a economia vem enfrentando nos últimos anos.

De acordo com dados divulgados recentemente pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, o setor é o segundo que mais gera empregos no país. A estimativa é que, até 2025, o mercado chegue a criar mais 300 mil postos de trabalho para atender as mais de 30 mil indústrias têxteis, que representam nada menos do que 3,5% do Produto Interno Bruto do país. Além das indústrias têxteis, há ainda diversas outras possibilidades de trabalho para os profissionais de moda, já que o mercado não se resume apenas aos grandes desfiles das novas coleções de marcas renomadas.

O setor mobiliza milhares de pessoas em uma vasta cadeia operacional, que vai muito além das confecções. Estilistas, jornalistas de moda, coordenadores de confecções, gerentes de produto, modelistas, figurinistas, caçadores de tendências, produtores de moda, fotógrafos, ilustradores, consultores e stylists, além de outras tantas carreiras relacionadas ao marketing e negócios de moda, são apenas algumas das muitas funções para os mais diversos profissionais que pretendem ingressar no mercado.

Os designers de moda geralmente se especializam em criar roupas, estampas e acessórios e, para isso, precisam entender sobre estilo e tendências e ainda estudar o comportamento do consumidor, a fabricação de tecidos, corte, modelagem e costura e gestão de equipes e projetos. Porém, há muitas pessoas que são apaixonadas por moda, mas não têm interesse em trabalhar em confecções ou na produção de peças de vestuário. Por isso, é importante frisar que as possibilidades de emprego na área vão muito além da criação de roupas e acessórios.

Um designer de moda pode exercer diversas funções. Além de criar coleções de roupas, calçados e acessórios para as marcas de vestuário, esse profissional pode também ser responsável por produções editoriais, pesquisas de tendências, gerenciamento de ateliês, entre outras demandas relacionadas à construção de um estilo e à criação de tendências que influenciam o mundo por meio da moda.

Os aspirantes a designers aprendem a aliar diferentes conhecimentos sobre arte, ciência e tecnologia às diversas competências exigidas pelo setor. O equilíbrio dessas capacidades técnicas e criativas é o que permite que o profissional possa atuar em diversas áreas desse amplo mercado.

Os designers que não se interessam por criar coleções podem trabalhar como produtores de moda, realizando eventos, editoriais, desfiles e campanhas do setor, por exemplo. Há também os caçadores de tendências, uma boa opção de carreira para quem gosta de pesquisar e lançar as tendências que movimentarão o mercado e orientarão o desenvolvimento das coleções. Figurinistas ainda usam suas competências de designers para criar roupas, mas de forma diferenciada. Os figurinos feitos para produções teatrais, televisivas e cinematográficas levam em consideração não apenas a moda atual, mas também a estética e até a época retratada na montagem em questão.

Os jornalistas editores de moda são formadores de opinião que ganham a vida produzindo conteúdos voltados ao setor para revistas, jornais e mídias digitais. Já os stylists e consultores podem trabalhar tanto para clientes individuais, ajudando-os a definir um estilo e assessorando na montagem do guarda-roupa e na combinação das peças, quanto para as empresas e indústrias, transformando conceitos em realidade, ajustando as tendências dentro de cada marca e criando uma identidade para as coleções e grifes. Os designers de moda também estão habilitados a trabalhar em departamentos de compras de grandes magazines, planejando negócios de confecções, e nas áreas de marketing, desenvolvendo estratégias para as marcas e campanhas do setor.

São inúmeras as opções de carreira inclusas no mercado da moda, que vive em constante renovação e, por isso, exige dos profissionais criatividade, empenho e estudo frequente. Com o Brasil ocupando lugar de destaque no mercado mundial, cada dia mais as empresas buscam profissionais versáteis e capacitados, que podem escolher entre as diversas alternativas de trabalho no setor.