Leilão Beneficente Estrela Nova

Leilão de arte beneficente terá renda revertida para Movimento Comunitário Estrela Nova

Acervo doado pelo ator Antonio Maschio conta com obras de artistas como Claudio Tozzi, Di Cavalcanti, Luise Weiss, Alves da Costa, Manezinho Araújo, Jaime Prades, entre outros

São Paulo, outubro de 2019– A Panamericana Escola de Arte e Design cederá seu auditório, na Rua Groenlância 77, para a realização do Primeiro Leilão Beneficente do Movimento Comunitário Estrela Nova, instituição voltada para o desenvolvimento educacional de crianças e de jovens de três meses a 15 anos, moradores do bairro Campo Limpo, nas comunidades Jardim Elisabete, Helga e Parisa. O evento será no dia 5 de novembro, às 18 horas.

O leilão será feito a partir do acervo doado pelo ator e artista plástico Antonio Maschio, que faleceu em 2016 por causa de pneumonia, enquanto lutava contra um câncer no pâncreas. Maschio fundou o restaurante Spazio Pirandello, em São Paulo, no ano de 1980, ao lado do jornalista Wladimir Soares. O bar e restaurante funcionou por dez anos e durante esse tempo foi ponto de encontro de artistas e intelectuais. Há quem diga que o movimento das Diretas Já foi pensado em suas mesas.

O acervo de Maschio inclui obras de artistas como Claudio Tozzi, Teresa Miranda, Manezinho Araújo, Jaime Prades e Antonio Henrique do Amaral, Rubens Trinas Fox, Armando Sandim, Heinz Hühn, Di Cavalcanti, Guyer Salles, Luise Weiss, entre outros. Serão também leiloadas relíquias como castiçais em prata, porta-joias persa em ouro, um rádio da década de 30, luminária, relógio, entre outras antiguidades.

Na ocasião, estão presentes artistas como Luise Weiss, Alves da Costa, Manezinho Araújo, Maria Bonomi e Jaime Prades. Toda a renda arrecadada será destinada ao Movimento Comunitário Estrela Nova.

“O leilão da Instituição Movimento Comunitário Estrela Nova tem um valor que transcende a importância do acervo doado. Por meio dele, o grupo de trabalho, as crianças e adolescentes que estudam e moram nas comunidades do Campo Limpo receberão um presente de valor inestimável: um pouco de humanidade. Humanidade que aquece mais do que qualquer cobertor; um olhar, um abraço, um gesto de carinho representados em obras de arte realizadas por seres humanos também muito especiais”, afirma Rosely Nakagawa, curadora do leilão.

Em funcionamento desde 1084, a instituição presta atendimento a 140 crianças em período integral e 270 crianças e adolescentes em contraturno escolar. Com uma equipe de 62 colaboradores, oferece ainda atividades de computação, plantão psicológico, esportes, música e canto.