Faça da sua casa um lugar mais aconchegante

A quarentena pode ser uma boa oportunidade para transformar os espaços onde você vive de maneira criativa e fazer deles mais agradáveis

Talvez nunca um número tão grande de gente tenha passado tanto tempo dentro de casa como vem acontecendo nas últimas semanas. A pandemia de Covid-19 fez com que pelo menos 3,9 bilhões de pessoas em todo o mundo, quase metade da população do planeta de acordo com a agência de notícias AFP, permanecessem isoladas em seus lares nos últimos tempos.

Tanto tempo de isolamento pode ter feito muitas pessoas notarem que nem tudo é como gostariam que fosse em suas casas. E a quarentena pode ser um excelente momento para fazer mudanças que tornem seus espaços mais aconchegantes e felizes. Veja algumas dicas:

Organize sua casa

Se você é daqueles que vive pedindo desculpa às visitas pela bagunça em sua casa e até evita certos cômodos por se incomodar com a baderna, a quarentena é um excelente momento para mudar isso e fazer do seu lar um lugar mais feliz. Aproveite a oportunidade para se dedicar a cada cantinho que você acha que merece sua atenção e organize tudo que estava te incomodando. Basta escolher por onde começar e seguir aos poucos arrumando cada um dos cômodos.

Use plantas na decoração

Talvez agora não seja o momento para fazer grandes mudanças na decoração da casa para evitar gastos, porém é possível transformar sua casa um lugar mais vivo e acolhedor com um recurso bastante acessível: as plantas! Além de enfeitar e preencher espaços vazios, elas dão uma sensação de contato com a natureza que remete a uma sensação de pausa e distanciamento do cotidiano urbano, criando um refúgio dentro do próprio lar.

Aproveite a luz natural

A iluminação natural faz muita diferença no dia a dia de quem passa muito tempo em casa e é fácil de ser valorizada. A ausência de cortinas ou o uso de tecidos mais leves cobrindo as janelas vai ajudar a deixar os espaços da sua casa mais arejados, acolhedores e perfeitamente iluminados.

Faça você mesmo

Que tal exercitar suas habilidades manuais e fazer você mesmo pequenos reparos, como apertar parafusos soltos e trocar lâmpadas? Se você está achando a decoração da sua casa sem graça e impessoal, também pode exercitar a criatividade e decorar as paredes com adesivos, com uso de estêncil moldado em casa com papelão ou até mesmo com quadros improvisados de tecido!

Mude os móveis de lugar

Redistribuir os móveis para movimentar a energia dos cômodos e mudar os ambientes também é uma ótima opção para quem quer deixar a casa diferente sem gastar. Aproveite para tirar livros, fotografias e enfeites das estantes e reorganize-os enquanto relembra suas memórias.

Parede com fotos

Já que você abriu os baús de memórias antigas quando estava reorganizando sua casa, outra boa ideia é criar uma parede de fotos. Basta revestir o local escolhido com cortiça em placas ou rolo (existem versões auto-adesivas) e depois preencher com as imagens e lembranças que bem entender.

Crie seus próprios espaços de acordo com suas necessidades

Para quem está no isolamento com outras pessoas, a ideia é criar um espaço de quietude, que seja agradável e confortável, com almofadas, cobertores e decoração que inspire tranquilidade. Quem está trabalhando em casa também pode investir em um espaço especial para o home-office, que inspire a produtividade e atenda suas necessidades de trabalho.