Faça Criação e Direção de Arte para Publicidade na Panamericana

Torne-se um criativo publicitário capaz de pensar a comunicação visual de forma diferenciada, atendendo a todas as demandas do mercado independente das mídias 

O curso de Criação e Direção de Arte para Publicidade da Panamericana tem seu primeiro ano unificado com o de Design Gráfico. No início do processo de aprendizado o aluno estuda os princípios de comunicação visual, indispensáveis para ambas as áreas. Além das noções sobre representação visual, linguagem visual, design da imagem, tipografia e metodologia de projetos, a fase introdutória também apresenta as ferramentas e softwares compatíveis com os usados no mercado de criação, para que o futuro profissional possa aplicar a linguagem visual e o design da imagem em seus projetos e, a partir daí, desenvolver os processos criativos e técnicos para a criação de suas peças para campanhas publicitárias.

O programa de ensino da Panamericana aborda a comunicação em diferentes mídias e a evolução do digital por meio de projetos de campanhas integradas, sempre voltados para o desenvolvimento da criatividade. O objetivo é estimular a capacidade de criação, independentemente dos meios, o que faz com que o aluno formado pela escola seja capaz de idealizar projetos diferenciados.

No segundo ano, a partir de uma base sólida de conhecimentos de linguagem visual adquiridos no primeiro momento do curso, os alunos passam a trabalhar em campanhas específicas, com focos em produto, varejo, institucional, incentivo e fixação de marca. Eles aprendem a aplicar os conceitos de comunicação de forma direcionada ao tipo de campanha e às mídias disponíveis no mercado, e começam a estudar disciplinas específicas tais quais planos de câmera e linguagem cinematográfica para criação de storyboards.

A fase final do curso tem apenas um professor que acompanha de perto todos os processos de cada aluno, o ajudando a desenvolver 4 ou 5 briefings de projetos mais encorpados para as diferentes áreas da publicidade. Por meio de um ensino personalizado, o aluno aprende a usar as ferramentas de linguagem visual de forma direcionada ao tipo de campanha e às mídias possíveis. Eles têm que trabalhar seus projetos de acordo com cada briefing e com a dinâmica de planejamento de campanhas.

O aluno aprende como se comunicar com o mercado em todas as linguagens possíveis, construindo narrativas adaptadas para todas as mídias. “Cada projeto é uma campanha em mídias diferenciadas para que os alunos possam ter noções de como se comunicar em cada tipo de linguagem”, conta o coordenador do curso de Criação e Direção de Arte para Publicidade, Marcos Fajardo.  

Panamericana e o mercado

Com muita tradição na área de criação, a Panamericana tem uma relação bem forte com o mercado de publicidade. A escola trabalha junto com grandes agências, que além de abrirem suas portas para visitas de alunos que querem vivenciar as rotinas de trabalho e enviarem profissionais para compartilharem suas experiências em aulas, também fornecem briefings reais para serem trabalhados durante o curso.

Essa relação íntima com as agências parceiras faz com que o conteúdo das aulas de Criação e Direção de Arte para Publicidade seja sempre atual e compatível com a realidade da profissão. Como o curso é livre, seu programa é sempre adaptado às demandas do setor, criando-se constantemente novas disciplinas para manter os alunos atualizados em seus processos criativos. Os futuros criativos de publicidade são preparados para trabalharem tanto em agências, quanto para clientes diretos, escritórios de design que demandem comunicação ou para empreenderem se unindo a outros profissionais e se tornarem profissionais autônomos. Uma das consequências do ensino tão próximo à realidade da área é que os profissionais que saem da escola são muito bem vistos pelo mercado.

Portfolio

As vivências reais proporcionadas pela parceria com agências publicitárias e o foco do ensino em desenvolvimento e a produção de ideias têm como resultado processos de criação intensos, que trabalham técnicas de solução de problemas e desbloqueio, e transformam-se em um portfólio consistente e de qualidade. A partir de exercícios que estimulam diversos tipos de conexões mentais de imagens aleatórias com produtos, os alunos criam uma série de peças isoladas criativas que se juntam às campanhas desenvolvidas no ano final do curso com a orientação de professores que são profissionais atuantes na área.

Todos os projetos são campanhas com abordagens e demandas diferentes, criando-se um portfólio versátil. “Nós investimos bastante na questão dos processos criativos com exercícios que desencadeiam processos mentais que incentivam os alunos a acharem soluções originais. Normalmente, os trabalhos produzidos a partir desses exercícios consistem em ideias criadas dentro de um espaço padrão, que podem ser usadas tanto para uma página dupla, quanto para um site. Desta forma, quem vê o resultado entende o valor do conceito, e a mídia é uma simples questão de adaptação. O efeito é um conjunto de trabalhos que formam um portfólio competitivo no mercado”, explica o coordenador do curso.

Diferenciais

A força do processo de geração de ideias é um dos principais diferencias do curso. As estratégias das disciplinas focam no pensamento criativo, na concepção de conceitos.

Além disso, a Panamericana também traz o pensamento estratégico do design para dentro da comunicação. O fato de o curso de Criação e Direção de Arte para Publicidade ter seu primeiro ano junto com de Design Gráfico, faz com que os profissionais formados pela Panamericana desenvolvam um olhar, um senso estético e um pensamento de design diferenciado. A boa base de comunicação visual é um plus que torna esse comunicador capaz de orientar profissionais de design em campanhas diferentes, compreendendo e criando conceitos focados na unidade da linguagem. 

“Em alguns exercícios de projetos de campanha se pensa um lado não possível e mais criativo, para que os alunos cheguem a resultados inovadores independente das mídias e processos. O mercado está sempre em movimento e nós preparamos os alunos para esse movimento”, finaliza Marcos.



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