Ex-aluna da Panamericana mostra casas reais com olhar afetivo em site

Paula Passini realizou o sonho de trabalhar com o que ama depois de abrir mão de uma carreira estável no mercado publicitário e estudar Design de Interiores na escola.

Toda casa tem uma história pra contar. Foi com essa certeza em mente que Paula Passini e Bruna Lourenço resolveram criar o “Histórias de Casa”, um site de design de interiores com conteúdo 100% autoral que retrata a maneira que as pessoas se relacionam com os espaços que ocupam de forma afetiva. Além da decoração pura e simples de ambientes, o site mostra quem são os moradores das casas escolhidas e como cada um deles enxerga o conceito de lar.

Formada em administração, Paula Passini trabalhou durante muitos anos em agências de publicidade como atendimento, antes de descobrir sua verdadeira vocação. Na época, a hoje designer de interiores formada pela Panamericana se percebeu infeliz naquela profissão e decidiu que precisava mudar. Depois de tirar um ano sabático para pensar sobre o que queria fazer de sua vida, Paula voltou às agências para se sustentar, mas já com planos de fazer uma importante transição em sua carreira.

“Eu sempre gostei muito de arquitetura. Sempre me interessei pelo assunto. Porém, não fazia muito sentido naquela altura entrar em curso superior de arquitetura e ficar cinco anos estudando em tempo integral. Então eu comecei a pensar em uma forma de seguir um novo caminho de uma maneira muito mais simples. Foi quando eu tive a ideia de estudar design de interiores”, conta Paula.

Em busca de um curso mais curto e eficiente, que pudesse se encaixar em sua rotina, a idealizadora do site “Histórias de Casa”, conversou com uma amiga que estudava Design de Interiores na Panamericana, viu os trabalhos realizados por ela na escola e decidiu arriscar. “Eu comecei a fazer o curso à noite, para conseguir trabalhar de dia e conciliar com a minha vida”, relembra.

Ainda durante o curso, Paula conseguiu um emprego em um escritório de Design de Interiores por indicação de outra aluna da escola e deu início a mudança em sua vida. Em seguida, ela trabalhou em um site de decoração, cuidando da parte comercial de curadoria de lojas, e lá conheceu sua atual sócia, Bruna.

“Eu estava tentando entender como eu poderia juntar o que eu já sabia que era a parte de publicidade com o que eu aprendi no curso. Inserida no mercado, eu via tudo o que estava acontecendo na área de design de interiores e sentia falta de referência de ver retratados ambientes da realidade brasileira nas publicações sobre o tema. Nas revistas, as casas eram tão produzidas para as fotos, que parecia que não morava ninguém nelas. Era tudo muito irreal”, diz ela.

Foi então que Paula se uniu à Bruna e elas resolveram criar um site próprio, para retratar as casas brasileiras com um olhar mais afetivo do que o olhar técnico da arquitetura e da decoração. “A gente queria mostrar casas de verdade, olhar para elas como uma extensão do dono. A ideia era fazer uma curadoria, um trabalho de pesquisa pra achar as casas com personalidade e histórias interessantes, de pessoas que se envolveram no processo de decoração”, explica.

Decididas a investirem toda a energia no novo projeto, Paula e Bruna deixaram o antigo emprego e focaram 100% nos esforços para fazê-lo virar realidade. “Foi realmente uma aposta do tipo ‘largar tudo e ver se dá certo’. Acho muito importante você encontrar o que te realiza. Eu acredito que quando você direciona sua energia para algo que te faz feliz, as coisas acontecem. E eu senti isso na pele. Hoje o “Histórias de Casa” é o que me sustenta e eu me sinto realizada com o que faço”, revela Paula.

Atualmente, o site tem cerca de 100 mil acessos mensais, mais de 440 mil seguidores no Instagram e parcerias com grandes marcas como a Suvinil, Leroy Merlin e AirBnb, entre outras. “A gente começou junto com o boom do Instagram. Na época, as lojas de decoração estavam no Instagram, mas não tinham fotos legais para postar. Então junto com o site, com a parte de publicidade de posts patrocinados, abrimos também outro braço de produzir conteúdo para marcas”, diz a designer.

O sucesso do Histórias de Casa não aconteceu da noite para o dia. Paula conta que demorou três anos para conseguir a parceria com a Suvinil e que levou algum tempo para que o trabalho delas se tornasse relevante. Apesar dos percalços no caminho, ela garante que valeu a pena esperar: “Quando você começa um negócio obviamente você passa pela fase de insegurança, em que você não sabe se vai dar certo e que você não ganha nada, ou quase nada. O primeiro momento é de investimento para mais pra frente colher os frutos. Então é preciso ter muita serenidade para encarar esse começo porque não é fácil. Mas meu conselho pra todo mundo que me pergunta é sempre o de arriscar. Aconselho todos a irem atrás do que gostam, porque quando você faz o que gosta, dá certo”.

Sobre o curso e a escola que a ajudaram na transição de carreira, Paula só tem coisa boas a dizer: “Desde a primeira aula que eu fiz na Panamericana eu falei ‘é isso’. Foi muito legal. Eu acho que o curso abriu muito minha cabeça em muitos sentidos. Porque é muito difícil recomeçar em uma carreira que não tem nada a ver com o que você fez a vida toda. Quando eu cheguei em casa com essa ideia, todo mundo achou um absurdo. Todo mundo falou ‘nossa, mas você já está trabalhando em agência, está tudo bem, você ganha bem, para que você vai querer começar outra coisa do zero?’. As pessoas não conseguiam entender muito bem. E eu sempre falei: ‘gente, trabalho é algo que ocupa a maior parte do nosso dia, eu não consigo passar a maior parte do dia fazendo uma coisa que eu não gosto, não me faz bem’. Hoje eu me sustento fazendo algo que amo. Então, posso dizer que a Panamericana transformou minha vida”.