DW! Semana de Design de São Paulo comemora 10 anos de existência com edição histórica

A 10ª edição de uma das maiores feiras de design do mundo promoveu durante duas semanas a cultura do design brasileiro e suas conexões com os outros temas da economia criativa

Em 2008, durante uma visita ao Salão do Móvel de Milão, Lauro Andrade teve o insight que daria origem à DW! Semana de Design de São Paulo. O festival brasileiro, que é o maior do gênero nas Américas, e um dos 3 maiores do mundo, comemorou, em 2021, 10 anos de existência atraindo os olhares de quem ama o universo criativo, o design, a arquitetura, a decoração, a moda, a gastronomia, o urbanismo e as artes.

“Fiquei apaixonado pelo que acontecia no entorno, pela cidade de Milão, no Fuori Saloni, durante uma visita ao Salão do Móvel em 2008. Na época, nos perguntamos porque o Brasil não tinha um festival que celebrasse a potência criativa que somos. A partir daí, visitamos e estudamos modelos de Semanas de Design pelo mundo e chegamos à conclusão que o modelo paulistano deveria ser um mix de Milão com o London Design Festival. Em 2012, realizamos a primeira edição e até hoje inovamos em estratégias e formatos, nos adaptando às mudanças da cidade e do mercado”, conta o idealizador do evento.

Com o objetivo de promover a cultura do design brasileiro e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios, inovação tecnológica e outros temas da economia criativa, a DW! Semana de Design de São Paulo passou por diversas transformações ao longo dos último 10 anos, vencendo desafios e conquistando espaço no universo do design internacional.

“Tivemos muitas conquistas na busca de nosso propósito de integrar os mundos criativo e produtivo. O plano de expansão para novas regiões da cidade de São Paulo e Região Metropolitana é antigo. Neste ano, encontramos parceiros com visão integrada à nossa e capacidade operacional para nos ajudar no crescimento, mantendo e compartilhando os valores e princípios que para nós são inegociáveis. Em 2022, estaremos com um destes parceiros – o Club & Casa Design – em 7 novas regiões de norte a sul do Brasil. Outras 3 grandes cidades do Brasil também têm interesse no nosso DW! Tour. Nossa jornada está só começando”, adianta.

Lauro acredita que o design brasileiro tem força criativa inigualável e pode ajudar a criar soluções para melhorar a vida das pessoas e, por isso, um evento como a DW! é fundamental para a valorização desse potencial: “Apostamos que o caldeirão étnico e cultural brasileiro, gerador de criativos geniais de norte a sul do país, quando integrado à ultra resiliente força empreendedora nacional e ao uso sustentável dos recursos naturais, tem o poder de mostrar ao mundo um Brasil inovador e diferenciado, criador de soluções para a melhoria da qualidade de vida para toda a sociedade. Sem dúvida nenhuma, reunir em um evento a pluralidade e a diversidade cultural, racial, de materiais, referências e abordagens do design brasileiro, do pampa gaúcho à floresta amazônica, revela propostas sem precedentes”.

Em sua 10ª edição, a DW! Semana de Design de São Paulo contou com eventos presenciais que trouxeram experiências multissensoriais únicas e que estimularam relações interpessoais de negócios mais profundas, além de ações digitais com conteúdo que atenderam a necessidade de concentração e absorção individual preponderantes. O sucesso foi tão grande que o evento, que a princípio teria ações de até 10 de outubro, foi prorrogado por mais 6 dias e se encerrou apenas no dia 16.

“Fomos surpreendidos positivamente no último mês pré-DW! 2021 com uma enorme adesão de clientes e parceiros. Tivemos número recorde de 10 distritos de design, 344 eventos cadastrados em nossa plataforma, por 111 expositores diferentes. Atualmente, estamos entre os 3 maiores festivais de design no mundo. A sensação é de que fomos, provavelmente, a maior Design Week do mundo em 2021”, comemora Lauro.

O criador da SUMMIT PROMO, promotora do festival DW! Acredita que, por conta da pandemia de COVID-19, a valorização das residências desde 2020, como locais de uso diversificado, não apenas como moradia, mas como espaços adaptados para trabalho e estudo, trouxe um grande desafio para as pessoas e os profissionais de design e aumentou ainda mais a importância do festival, que valoriza soluções para esses desafios.

“Nunca as residências foram tão usadas, avaliadas e valorizadas, como nestes últimos 18 meses. Base da pirâmide de necessidades humanas do mestre da psicologia Maslow, o ‘abrigo’ tornou-se o principal local de garantia do conceito pleno de saúde. Segundo OMS: ‘saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade’. Portanto, projetos qualificados de arquitetura, urbanismo e design de interiores de lares, locais de trabalho, educação, entretenimento e outros, são parte da solução para a qualidade de vida e bem-estar da sociedade. Somos parte da solução das agruras sociais, sem dúvidas”, finaliza Lauro.

Gostou? Compartilhe!