Diagramação e seu impacto visual nos conteúdos

Entenda como o impacto visual de uma boa diagramação pode proporcionar uma melhor experiência de leitura de conteúdos, ajudando no sucesso de qualquer projeto editorial

Produzir conteúdos relevantes é uma tarefa desafiadora, principalmente em tempos em que a transformação digital aumenta a velocidade e o volume de informações a que temos acesso. Diante de tantas mudanças sociais e tecnológicas, torna-se cada vez mais necessário garantir a facilidade de compreensão e consequentemente o engajamento dos leitores em qualquer projeto de conteúdo.

É claro que a qualidade de um texto é o ingrediente principal de uma boa matéria, livro, revista, jornal ou site. Porém, em um mundo no qual as informações são cada vez mais acessíveis e compartilhadas em larga escala, apenas um bom texto pode não ser suficiente para que o leitor se mantenha atento e chegue até o final de um conteúdo.

Neste cenário, o design editorial e a diagramação ganham papel fundamental em todos os projetos de editoração, sejam eles impressos ou digitais. Recorte do design gráfico que lida com a organização da informação, o design editorial passou a ser um dos principais elementos de projetos editoriais, já que sua elaboração proporciona uma melhor experiência de leitura para o público-alvo, e seu impacto visual tem grande influência no êxito competitivo de uma publicação.

O equilíbrio adequado entre design e texto e a organização de títulos, subtítulos, box, fotos e ilustrações em projetos de conteúdo é essencial, não apenas por questões estéticas, mas também para guiar a leitura, destacando determinados pontos, gerando fluidez de informações e retendo a atenção do leitor. Diagramadores lidam diariamente com questões como hierarquia e estrutura da informação, “leiturabilidade”, legibilidade, integração de imagem e tipografia, infografia de dados, direção de arte, e tudo que possa ser usado para transmitir a mensagem clara e atrativa para o público.

Além de ser importante para a compreensão do leitor e para as estratégias de cada mídia – já que a maneira como o conteúdo é apresentado pode, entre outras coisas, garantir a organização do espaço de publicação -, a diagramação de um projeto editorial também pode ser usada para expressar a identidade de cada publicação e seu impacto visual pode ser usado para atrair a atenção de sua audiência de forma eficiente.

Uma identidade visual bem definida e planejada agrega valor a qualquer meio de comunicação, seja ele um site, livro, rede social ou periódico. É o design editorial que determina a linguagem de comunicação de cada veículo, influenciando na forma como as marcas são percebidas e no envolvimento do público com elas.

Resumindo, uma boa diagramação é o que faz com que todos os tipos de conteúdos se tornem atrativos, de fácil leitura e compreensão e eficazes na transmissão de uma mensagem. Parte indispensável para a boa comunicação, o design editorial usa diversos elementos tais quais composição de cores, ilustrações, fotografias, infográficos e outras técnicas para criar experiências marcantes para os leitores, integrando forma e conteúdo de maneira harmônica, e assim garantindo o sucesso de qualquer projeto editorial.

Gostou? Compartilhe!