Design Thinking e a importância do pensamento de design nos negócios

Entenda a importância do Design Thinking para os negócios de todas as áreas e a relação que ele tem com os processos criativos e com o Design Gráfico como o conhecemos

Não é de hoje que a importância do design nas empresas transcendeu a comunicação e a estética. Responsável pela concepção dos produtos e serviços, desde o projeto até o resultado final, o designer da atualidade vai além dessa demanda e soluciona praticamente todas as questões que envolvem a experiência entre as marcas e o consumidor final.

Considerado pela World Design Organization um processo estratégico que melhora a qualidade de vida das pessoas por meio do desenvolvimento de produtos, sistemas e experiências inovadoras, o design é um conceito amplo, que permeia não apenas a arte, a cultura e a estética, mas também a área de negócios, comportamento e tecnologia.

Além de promover a inovação, buscar as melhores soluções para diferentes problemas e ser fundamental para a comunicação visual de qualquer empresa, o design abrange áreas diversas dentro de um negócio, como por exemplo o design de processos, que é usado para organizar as etapas da produção de uma organização de maneira mais eficiente.

Por isso, em tempos em que o design se tornou indispensável em diversos setores e etapas de qualquer negócio, não é à toa que o Design Thinking – ‘pensamento de design’ em livre tradução – venha sendo, há algum tempo, uma forte tendência conceitual no universo corporativo.

Mas afinal, o que é o Design Thinking na prática e qual sua importância para a inovação?

Popularizado por David Kelley, professor da Universidade de Stanford que fundou a consultoria de inovação IDEO, e seu colega Tim Brown, atual CEO desta mesma consultoria e autor do livro ‘Design Thinking – Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias’, lançado em 2009, o Design Thinking é um processo de pensamento crítico e criativo que usa ferramentas dos designers para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e outros requisitos para o sucesso dos negócios. Resumindo, é uma forma de resolver problemas e pensar projetos baseada no processo cognitivo que os designers usam em seu trabalho.

Para desenvolver projetos, produtos e serviços, os designers precisam sempre levar em consideração características comportamentais, pessoais e emocionais do público para quem aquele projeto é destinado, certo? Pois bem, o Design Thinking parte do princípio que os empresários e empreendedores precisam dessa empatia e do pensamento de design para encontrar soluções criativas e inovadoras para os mais diversos problemas, independentemente de sua natureza ou magnitude, e não apenas para a elaboração de novos produtos e serviços.

O Design Thinking não é um método específico, mas sim de uma forma de abordagem. Ele é um processo usado para criar as condições necessárias para aumentar a geração de insights e facilitar a aplicação prática deles. A ideia é que ele seja aplicado de forma coletiva e colaborativa, reunindo assim o máximo de perspectivas diferentes.

Design Thinking na prática

Para tomar decisões por meio do processo de Design Thinking é preciso percorrer quatro etapas. A primeira etapa é a imersão, que é quando a equipe identifica o problema com dados preliminares, faz os questionamentos, determina o propósito e pensa. É nesse primeiro momento que as pessoas envolvidas no processo se aprofundam na questão a ser resolvida e compartilham experiências anteriores para começar a mapear as soluções.

A etapa seguinte é a da organização de dados e ideação. A partir do que foi descoberto durante a fase de imersão inicia-se o processo de produção de ideias relevantes para criação de soluções. É esse o momento do famoso brainstorming, em que toda a equipe debate os insights que possam servir para resolver o problema, encontrar caminhos que fujam do comum e garantir a máxima eficiência.

A etapa da prototipação é quando as ideias relevantes são filtradas e protótipos delas são criados para testar sua eficácia. O propósito aqui é confirmar que as ideias escolhidas são, de fato, as que têm maior chance de sucesso. Por fim, depois das ideias serem escolhidas e testadas, chegamos à fase do desenvolvimento, em que tudo o que foi discutido sai do papel e se transforma em realidade. Nessa fase as soluções, quaisquer que sejam elas, são colocadas em prática e implementadas.

A importância da criatividade e do pensamento de design

Pode parecer abstrato, mas o processo de Design Thinking de fato pode ser usado em qualquer área de um negócio de maneira bastante eficaz. ‘Pensar fora da caixa’ ajuda a resolver problemas e encontrar soluções para as mais complexas questões. Por isso a forma de pensamento do design aplicada à solução de desafios e inovação nos negócios segue sendo tendência mundial.

Todas as grandes corporações no mundo todo que avaliam seus investimentos de acordo com o retorno que pode ser obtido por meio deles conclui que usar o Design Thinking é comprovadamente vantajoso. Além de ter custo de implementação baixo, o processo gera vantagem competitiva, já que pode se tornar o diferencial necessário para uma empresa se colocar à frente das concorrentes e, consequentemente, potencializar os lucros.

Os benefícios gerados pelo Design Thinking – como o aumento da produtividade dos colaboradores, o ótimo retorno sobre o investimento e a criação de soluções que superam as expectativas, por exemplo – são a prova concreta da importância da criatividade e do pensamento de design para os negócios de qualquer segmento e todas as suas áreas de trabalho.