Da educação física ao design de interiores: como Sandra Caliolo mudou o rumo da sua vida

Há mais de 25 anos no mercado, a designer de Interiores conta que a transição de carreiras foi sua melhor escolha e que, hoje, não se imagina fazendo outra coisa.

Formada em Educação Física, Sandra Caliolo sempre esteve envolvida com esportes e chegou a trabalhar na área, dando aulas durante quatro anos, antes de se perceber insatisfeita com a sua primeira escolha e resolver investir em uma transição de carreira, para se realizar por meio do que acreditava ser sua verdadeira vocação. Hoje designer de interiores, atuando há mais de 25 anos no mercado, Sandra conta que percebeu em tempo que a área esportiva na qual iniciou sua carreira não era o que ela realmente amava fazer, e que correr atrás dos seus sonhos provocou uma verdadeira transformação em sua vida, para melhor, é claro.

Foi ao se tornar gerente de uma importante loja de móveis para decoração que Sandra sentiu necessidade de aprimorar seus conhecimentos na área e tomou a decisão de cursar Design de Interiores na Panamericana Escola de Arte e Design. “Apesar de gostar muito de dar as aulas de educação física, eu já estava cansada e comecei a pensar em buscar outras oportunidades. Sempre desenhei muito bem, mas não havia pensado em fazer disso uma profissão, até que um dia vi um comercial da Panamericana na TV, com uma chamada do tipo: ‘mude sua vida’. Na hora liguei para a escola e perguntei sobre o curso de design de interiores”, conta ela.

O gosto pelo desenho e a vontade de criar foram aprimorados durante as aulas e foi na Panamericana que Sandra aprendeu os fundamentos que usa de base para o seu trabalho até hoje. “A escola me ajudou muito no processo do desenvolvimento do desenhar e a começar a de fato fazer os projetos de Design de Interiores. Meus principais aprendizados foram: disciplina, facilidade na hora de criar, conseguir absorver o que os clientes desejam e a capacidade de adequar tais desejos e necessidades ao ambiente que criarei. Foi na Panamericana que expandi meus horizontes, aprendi a me concentrar naquilo que fazia, e desenvolvi minha criatividade. Ali dei os primeiros passos para a realização do meu sonho”, explica.

A habilidade de entender o que o cliente deseja, um dos focos do curso da Panamericana, ajuda Sandra a conquistar clientes e deixá-los satisfeitos. Além disso, ter estudado em uma escola renomada na área de Artes e Design também abriu muitas portas para que ela conseguisse se estabelecer na nova carreira: “Com certeza ter feito o curso da Panamericana me ajudou muito. Desde o início da minha trajetória na área, ter a escola no currículo sempre passou uma maior credibilidade para todas as pessoas que me procuravam”.

Atualmente Sandra Caliolo atende diversos clientes nos segmentos residencial, comercial e corporativo em um escritório que leva seu nome, e segue criando projetos com muita técnica, rigor e beleza. Mas a designer conta que trilhou um longo caminho para chegar onde está hoje: “Trabalhei por muitos anos em uma loja de tecidos, antes de abrir minha própria loja de decoração, que vendia papeis de parede, cortinas e persianas. Usei todas essas experiências e tudo que aprendi na Panamericana para investir no meu próprio escritório de design de interiores, que mantenho até hoje”.

Durante as mais de duas décadas em que construiu sua sólida carreira na área, Sandra ganhou prêmios importantes como Part Club, Prêmio Decorar, Club Casa, Revista em Casa e o Prêmio Pool Design. A designer revela que apesar de toda a experiência adquirida pelo caminho, até hoje usa as técnicas de desbloqueio de criatividade que aprendeu na Panamericana em seus processos de criação: “Sempre que preciso iniciar um novo projeto, retomo os processos que me ajudaram durante o curso. Paro, reflito e começo a rabiscar, até que as ideias comecem a tomar forma”.

Com amplo repertório de formas, cores e dimensões, Sandra se estabeleceu no mercado graças à qualidade de seu trabalho, que considera ser uma mistura de modernidade e sofisticação, com, é claro, a capacidade de dar a cada ambiente a personalidade de cada cliente. “Os projetos têm sempre como foco principal o gosto e as necessidades do cliente, mas sempre tento introduzir no conceito que me passam um pouco do meu repertório, adquirido durante meus muitos anos de trabalho na área”.

Em meio à crise gerada pela pandemia de Covid-19, Sandra Caliolo se mantém ativa e revela que, com grande parte das pessoas em casa por mais tempo em função da quarentena, o Design de Interiores passou a ser ainda mais valorizado: “Meus planos são de trabalhar cada vez mais e sempre com qualidade. Acho que nesse período de pandemia as pessoas puderam observar novas necessidades, cômodos que estavam subaproveitados e ambientes que careciam de mais conforto. Elas passaram a ter um novo olhar para o lar e perceberam o quão importante é contratar um profissional da área para projetar o lugar onde vivem. Um bom Design de Interiores é sinônimo de bem estar”.

Para as pessoas que sonham em fazer uma transição de carreira e desejam trocar um trabalho que as faz infeliz para poder viver fazendo algo que as realize, a designer aconselha: “Não ter medo, persistir no sonho, manter o foco e amar aquilo que faz são dicas importantes. Para mim, mudar de área de trabalho foi a melhor experiência possível, e valeu muito a pena. Amo o que faço e, hoje, não me imagino trabalhando em algo diferente”.