Conheça o novo curso da Panamericana: Comunicação e Design

Se você é apaixonado por design gráfico ou publicidade e quer aprender na prática e em pouco tempo, o curso de Comunicação e Design da Panamericana será parte importante do seu projeto de vida.

Em um mundo cada vez mais hiper conectado, onde a transformação digital vem impactando significativamente o mercado de comunicação, é fundamental que profissionais da área desvendem e dominem rapidamente as ferramentas da nova publicidade, que encontra na tecnologia e no design as melhores estratégias para conquistar os consumidores de maneira focada e precisa.

Para atender essa demanda, a Panamericana criou o novo curso de Comunicação e Design, que integra a publicidade e o design gráfico. Os alunos aprendem na prática, por meio de vivências de jobs reais, com profissionais e empresas que confiam à escola seus briefings e desafios. O objetivo é fazer do seu conhecimento a base para o desenvolvimento da criatividade, que ao final do curso será refletida em um portfólio consistente.

Em constante diálogo com o mercado, a Panamericana entende que vender tornou-se um aprendizado diário e incentiva o futuro profissional a pensar a comunicação de maneira não habitual. Usando técnicas de desbloqueio criativo, ferramentas digitais, embasamento teórico e o nosso exclusivo Método de Ensino Panamericana, estimulamos os alunos a combinarem meios, gerando interesse imediato dos potenciais consumidores.

Em um universo em que oferta e procura interagem, mudam a conversa num piscar de olhos, e nenhuma mensagem é impositiva como antes, o curso permite que aluno entenda, em curto espaço de tempo, a complexidade de inúmeros projetos e aprenda a oferecer soluções criativas com técnicas e recursos compatíveis com os do mercado.

Conteúdo

No primeiro ano do curso, os alunos aprendem tudo sobre comunicação visual e sobre as bases do ambiente digital. Além de estudarem competências como representação visual, linguagem visual, design da imagem, tipografia e diagramação, eles desenvolvem trabalhos práticos fundamentais para o design gráfico e para a criação publicitária, e adquirem repertório sobre ambientes e fundamentos do design digital e mídias digitais.

Nesta primeira etapa do curso de Comunicação e Design, também são desenvolvidas as habilidades do desenho e marcadores para representação e os alunos adquirem o conhecimento necessário para usar softwares como Illustrator, Photoshop e Indesign. Tendo a criatividade como ferramentas para a criação de conceitos, as competências e habilidades – que são parte do Método de Ensino Panamericana – aprimoram-se durante o processo de aprendizagem por meio de técnicas de desbloqueio e solução de problemas.

No segundo ano, o foco do curso passa a ser criação, design e direção de arte. A partir de uma base sólida de conhecimentos sobre comunicação visual e ambiente digital, eles são desafiados a desenvolverem quatro projetos interdisciplinares em diferentes áreas. No primeiro projeto, de Prestação de Serviços, são estudados os conceitos de mensagem visual, logotipo, identidade corporativa, linguagem publicitárias, experiência do usuário e comunicação integrada. Em seguida o foco passa a ser o produto, e o projeto aborda as áreas de design editorial e promocional, direção de arte, interatividade em conteúdos digitais, lógica de navegação e narrativas do design.

O tema do terceiro projeto desenvolvido pelos alunos nesta fase do curso é a área de feiras, exposições e eventos, para que eles aprendam sobre design de sinalização, campanhas publicitárias e motion design. Por fim, os futuros profissionais trabalham em um projeto de lançamento de coleção, passando por design de catálogo e embalagem, tipografia digital, design responsivo, design de interface, comunicação para varejo e hospedagem e domínios de conteúdo digital, linguagens de programação e plataformas de desenvolvimento.

As vivências reais proporcionadas pela parceria com agências publicitárias e o foco do ensino em desenvolvimento da criatividade têm como resultado processos de criação intensos, que trabalham técnicas de solução de problemas e desbloqueio, e transformam-se em um portfólio criativo e de qualidade.

Por que escolher a Panamericana?

A relação íntima da escola com as agências parceiras faz com que o conteúdo das aulas de Comunicação e Design seja atual e compatível com a realidade da profissão. Os futuros criativos de publicidade são preparados para trabalharem tanto em agências, quanto para clientes diretos, escritórios de design que demandem comunicação ou para empreenderem se unindo a outros profissionais e se tornarem profissionais autônomos. Uma das consequências de um ensino tão próximo à realidade da área é que os profissionais que saem da escola são muito bem vistos pelo mercado.

Além disso, o curso de Comunicação e Design da Panamericana traz o pensamento estratégico do design para dentro da comunicação, fazendo com que os profissionais formados pela escola desenvolvam um olhar, um senso estético e um pensamento de design diferenciado, tornando-os capazes de não apenas de orientarem profissionais de design em diferentes campanhas, mas de compreender e criar conceitos focados na unidade da linguagem.