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Conheça o curso de Design de Moda da Panamericana

Conheça o curso de Design de Moda da Panamericana

Com foco na criatividade, em apenas dois anos a Panamericana forma designers de moda preparados para atuarem no mercado 

Baseando-se no equilíbrio entre competências, habilidades e criatividade, organizadas pelo exclusivo método Wolff, o curso de Design de Moda da Panamericana forma profissionais com aptidões múltiplas dentro dos processos da indústria da moda.

"Em pouco tempo, os alunos conseguem entender a teoria e aprender conceitos, transformando as duas coisas em experimentação. O fato de ser um curso livre faz dele mais leve. Além de se formarem rapidamente, eles aprendem de forma eficiente, unindo teoria, prática e criatividade", explica a professora Janaína Netz, que tem ampla experiência em planejamento e desenvolvimento de produtos de moda e trabalha também como consultora.

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No primeiro semestre do curso de Design de Moda da Panamericana, os alunos aprendem a história da moda do século 20 de forma dinâmica, com intuito de criar repertório. Eles entendem o que aconteceu com o mercado ao longo das últimas décadas, e fazem exercícios relacionando a moda de épocas mais antigas com ideias contemporâneas, usando a criatividade para reconstruir formas com materiais alternativos, e trabalhando a interação dessas formas com o corpo.

Paralelamente a esse estudo, a escola ensina tecnologia têxtil e desenho de moda. A ideia é que os alunos terminem essa primeira etapa com bons repertórios de história da moda, para terem vocabulário; de tecnologia têxtil, para entenderem o que esperar do comportamento de cada tecido; e de desenho de moda, para conseguirem fazer uma boa representação de suas criações para a cadeia produtiva. 

No segundo semestre, o foco se volta para a pesquisa e para um projeto de coleção de moda como metodologia de design. As aulas de desenho passam a ser voltadas à orientação desse processo de criação. A partir de um tema definido por cada aluno, são realizadas quatro linhas de pesquisas: de formas, de materiais, de 'handmade'(feito a mão) e de texturas e estampas.

Desde a primeira aula, os alunos organizam seus pensamentos e ideias em um sketchbook. Durante todo o processo, eles são estimulados a focar na criação de repertório e a explorar a criatividade, fazendo colagens misturadas com desenhos, além de experimentações diversas, todas registradas nesse sketchbook.

"Quanto mais você pesquisa, mais repertório você obtém e isso aumenta a criatividade. É um ciclo que nunca acaba. O curso de Design de Moda da Panamericana é completo nesse sentido. Ele é bastante experimental, porque acreditamos que é experimentando que você cria sua identidade. As aulas têm foco na criação, com o grande diferencial de que os alunos produzem muito", diz Janaína.

Os estudantes de design de moda começam o segundo ano do curso com o desafio de adequar suas criações para o mercado. É nesse momento que eles passam a pensar na concepção de uma coleção completa e o foco passa ser a metodologia de projeto aplicada. Eles aprendem sobre público alvo, sobre mix de produtos, análise de demandas de mercado e da concorrência, análise de tendências e cartelas de cores. As aulas de desenho passam a ser mais técnicas, para que os futuros profissionais consigam se expressar através dos croquis, comunicando de forma clara suas ideias. Na Panamericana, os alunos são preparados para tomar decisões, fazer boas escolhas, saber diferenciar qualidade de materiais e conseguir atuar no mercado de forma coerente.

"A fase final do curso dá aos futuros designers de moda os parâmetros para que os produtos concebidos de forma criativa e experimental no primeiro ano do curso se tornem comerciais. Os alunos aprendem como aplicar todos os fundamentos em soluções inovadoras, por meio de pesquisa de tendências e reconhecimento do público. Usando o método Wolff, aumentamos a carga de criatividade, trazendo mais dinâmicas e experimentações às aulas", explica Marcos Fajardo, coordenador do curso de Design de Moda da Panamericana.

Portfólio e avaliação final

Além do sketchbook - onde é possível enxergar claramente a trajetória de cada aluno e sua identidade como designer através de suas criações - os estudantes do curso de Design de Moda da Panamericana terminam a formação com uma coleção completa, desenhada e digital, criada como trabalho de conclusão de curso. Eles também produzem pelo menos dois looks dessa coleção, com liberdade para apresentar um look experimental, usando toda sua criatividade dentro de um tema, e uma adaptação deste mesmo trabalho voltada para o público alvo, fazendo dele vendável. Esses projetos servem de portfólio para que esses novos profissionais se apresentem ao mercado.

As avaliações da Panamericana são feitas com postura de orientação, para que os alunos encontrem o equilíbrio entre a liberdade criativa e as exigências do mercado. Os conteúdos são direcionados para as expectativas de cada estudante e por isso avaliamos a evolução de um a um de forma particular, de acordo com seu perfil e seus objetivos.

Por que escolher a Panamericana?

 “Na Panamericana os alunos passam por muitas vivências e percebem que dentro do universo de moda eles têm diversas possibilidades. Formamos designers de moda com percepção de projeto abrangente, que conseguem criar uma coleção completa. Porém, durante esse processo de criação, eles experimentam outras áreas e conquistam uma base sólida para se aprofundarem em qualquer setor do mercado", finaliza Marcos.