Clio Awards

De 13 de novembro a 4 de dezembro, a Panamericana Escola de Arte e Design, em parceria com a Folha de S. Paulo, apresenta os trabalhos premiados no 49º Clio Awards, um dos mais conceituados Festivais de Publicidade do mundo.

A mostra, que será realizada na sede da rua Groenlândia, 77, em São Paulo, reúne mais de 300 trabalhos criados por agências e profissionais de vários países.

Entre os brasileiros, destaque para a campanha “Acid/Chernobyl/War”, criada pela F/Nazca para a Plastik, que conquistou a prata na categoria Print, e o anúncio de Rádio “Stilo with Rain Sensor Purple Rain”, da Leo Burnet para a Fiat, vencedora de uma estatueta de bronze.

Já entre as agências internacionais, a BBDO New York foi eleita a Agência do Ano e a BBDO Worldwide a rede que mais se destacou por terem sido as mais premiadas em todas as categorias.

Na premiação deste ano, estiveram no corpo de jurados os brasileiros Ricardo Figueira, vp de criação da Isobar Latin America; Andre Matarazzo, diretor de criação da Gringo; PJ Pereira, co-fundador da Pereira & O’Dell; Fernando Campos, sócio e diretor de criação da Santa Clara; Rodolfo Sampaio, diretor de criação da DM9DDB; e Ruy Lindenberg, vp de criação da Leo Burnett.

“O Clio é um dos festivais publicitários mais difíceis de ganhar prêmios. Quem visitar a exposição pode ter certeza que vai conferir de perto as campanhas mais criativas do mundo”, declara o presidente da Panamericana Escola de Arte e Design, Enrique Lipszyc.

Fundado em 1959 por Wallace Ross, o Clio recebeu esse nome por corresponder a uma das nove musas da mitologia grega: a historiadora, aquela que divulgava e celebrava realizações. A partir de 1965, a premiação, originalmente focada à produção norte-americana, passou a reconhecer também trabalhos internacionais. Atualmente, o Clio é considerado um dos maiores prêmios de publicidade do mundo e mantém uma rede de representantes em 39 países – a representante brasileira é a Panamericana Escola de Arte e Design. No processo de escolha, Ouro, Prata e Bronze são atribuídos aos trabalhos que atingirem uma nota mínima. Por esse formato de julgamento, podem existir casos como vários premiados em ouro e bronze numa categoria e nenhuma em prata, por exemplo. O Clio premia agências de todo mundo nas categorias TV, Rádio, Content&Contact, Print Product, Internet, Design, Innovative Media, Integrated Media, Billboard (Outdoor), Poster e estudantes.