As tendências da publicidade para um mundo pós-pandemia

Com os hábitos de consumo em constante transformação, o mercado publicitário precisa se reinventar e encontrar novas maneiras de se comunicar com um novo consumidor

A crise mundial de saúde pública causada pela pandemia de COVID-19 gerou transformações profundas nos hábitos de consumo. Tudo o que era considerado primordial, de repente passou a não ser mais. Além de comprarem menos por conta das incertezas econômicas, as pessoas se tornaram mais conscientes na hora de consumir. O “ser” passou a ser mais importante do que o “ter” e questões como o meio ambiente, a sustentabilidade e a valorização do trabalho e da mão de obra por uma indústria justa passaram a ser mais relevantes do que nunca.

Em tempos em que ser relevante se tornou imprescindível, a valorização de um propósito pelas marcas precisa ser comunicada de maneira transparente. As empresas precisam, cada vez mais, se aproximar dos consumidores, criando conexões que vão muito além da oferta de produtos ou serviços.

Neste novo cenário, a publicidade se tornou ainda mais importante para que as empresas se comuniquem de maneira direta e genuína com os consumidores. O grande desafio pós-pandemia para as companhias é saber como vender produtos e serviços para um consumidor cada vez mais cauteloso e atento. Entender o comportamento desses consumidores é fundamental para se relacionar e se comunicar com o usuário final.

O momento atual requer mensagens positivas e empatia com o consumidor. Não à toa, nos últimos meses, a publicidade voltou seu foco para a criação de vídeos, streamings e campanhas com mensagens focadas no lado positivo da vida, no intuito proporcionar possíveis soluções e, principalmente, no propósito coletivo.

Com processos normalmente lentos, onde a concepção de campanhas poderia durar meses entre a criação da estratégia até a tangibilização criativa das ideias, o mercado de publicidade se viu obrigado a se reinventar. O tempo passou a ser um artigo de luxo que os profissionais de marketing não têm mais. Com o mundo se transformando rapidamente, é necessário responder de maneira ágil, em tempo real, usando uma comunicação mais direta, focada nos indivíduos.

Em meio a tantas mudanças, as redes sociais, que já haviam se estabelecido como um imprescindível canal de conversa diária com os consumidores, ganharam ainda mais relevância se tornando a principal ferramenta para fortalecer o relacionamento com eles.  Uma pesquisa de tendências da publicidade feita pelas empresas Smartly.io e a WBR Insights em 2020 apontou que, das empresas consultadas, 96% pretendiam aumentar o investimento feito em anúncios no Facebook, 61% no LinkedIn e 56% no Twitter.

O uso das redes sociais como mídias publicitárias otimiza o investimento e processo para venda e comunicação de campanhas, com possibilidades de segmentação de perfis, permitindo que as empresas falem diretamente com o seu alvo, e que sejam feitos anúncios para novos potenciais consumidores por meio de conteúdos bem diversificados e direcionados. As campanhas digitais feitas em redes sociais aproximam o consumidor, que se sente parte dos movimentos. Essa proximidade agrega valor às marcas.

Unindo tecnologia, estratégia e criatividade, o marketing, por meio do pensamento estratégico e da visão integrada da comunicação com os negócios, se tornou uma alternativa de solução para resolver problemas e encontrar novos caminhos para as questões que surgem no dia a dia de um negócio. É papel do novo profissional de publicidade estar sempre um passo à frente, se antecipando às necessidades dos consumidores e da sociedade, para compreender e identificar suas mudanças de comportamento, oferecendo novas respostas para uma nova realidade em que a humanidade vive uma grave crise que vem revolucionando os hábitos de consumo.

Por isso, em um mundo cada vez mais hiper conectado, onde a transformação digital vem impactando significativamente o mercado de comunicação e cresce a preferência do público por marcas que expressam os seus valores, é fundamental que esses profissionais da área desvendem e dominem rapidamente as ferramentas da nova publicidade, que encontra na tecnologia e no design as melhores estratégias para conquistar os consumidores de maneira focada e precisa.

Para atender a essa demanda, a Panamericana criou o curso de Comunicação e Design, que integra a publicidade e o design gráfico, traz o pensamento estratégico do design para dentro da comunicação, fazendo com que os profissionais formados pela escola desenvolvam um olhar, um senso estético e um pensamento de design diferenciado, e tornando-os capazes de compreender e criar conceitos focados na unidade da linguagem, em consonância com as novas exigências do mercado.