Aprenda tudo sobre Design de Animação e Games na Panamericana

Com equilíbrio entre competências e habilidades, nossos alunos são estimulados a desenvolverem a criatividade para projetarem suas próprias ideias dentro do mercado

Pioneiro em unir as duas áreas, o curso de Design de Animação e Games da Panamericana tem uma proposta multidisciplinar exclusiva com ênfase na criatividade, que faz parte do DNA da escola que atua há mais de 50 anos no ensino de arte e design. Em apenas dois anos, os alunos desenvolvem competências e habilidades em planejamento, desenho, ilustração digital, escrita criativa, storyboard, concepts, escultura, modelagem 3D, animação 2D e 3D, sound design e gestão de projetos.

“Entendemos que os processos criativos das duas áreas são similares. Muito dos procedimentos de desenho, dos conceitos e técnicas, e do sistema de criação em si são idênticos para as áreas de animação e games. Então acreditamos que é interessante juntar as duas coisas num curso só para gerar ainda mais conteúdo e repertório para os alunos”, explica o professor titular do curso Rodrigo Castanho.

Com proposta multidisciplinar exclusiva, o curso forma profissionais aptos a criarem, produzirem e dirigirem projetos de animação nos formatos 2D, 3D e stop-motion; a desenvolverem projetos de games para diferentes mídias; a criarem e desenvolverem concept design de personagens e cenários, storyboards e animatics, roteiros para animação e games e ilustrações digitais; e a gerenciarem projetos de animação e games de todos os tipos.

No segundo ano há inclusive um módulo de produção executiva e gestão de negócios em que o professor apresenta o mercado e orienta os alunos em relação às diversas maneiras como eles podem atuar no setor. Os profissionais deixam a escola aptos a atuarem também como produtores independentes, com noções de como desenvolver e monetizar os próprios projetos. Eles percebem que podem criar o próprio estúdio e aprendem como empreender na área.

“Durante processo de criação de uma animação ou de um game, o mercado compõe equipes com profissionais de diferentes especialidades. Aqui o aluno passa por todas as etapas do processo de produção, desde o surgimento da ideia à apresentação do projeto, passando pela consolidação do conceito, roteirização, arte e desenho, até os processos de finalização. Nosso foco é no profissional de direção, que entende toda a engrenagem da produção de uma animação ou game. Apresentamos cada área do mercado e indicamos o que cada profissional precisa fazer. A partir daí, o aluno pode escolher se especializar em um desses setores sobre os quais teve a base aqui ou ele pode ocupar o cargo de direção ou gestão de todos os especialistas, tendo a noção de como funciona o trabalho de cada um deles”, esclarece Rodrigo.

Ensino e avaliação personalizados

Principalmente em seu último semestre – no qual são dadas aulas de orientação de projeto nas quais todos os professores que passaram pelo processo em algum momento do curso voltam para ajudar os alunos a aplicarem o conhecimento que aprenderam em seu trabalho final -, o curso de Design de Animação e Games da Panamericana é muito personalizado, sob demanda. Todos os professores sempre observam muito o desempenho e os interesses dos alunos, direcionando as aulas e orientando um a um a se aprofundarem em suas especialidades.

“Temos um número limitado de alunos para que todos tenham equipamento para aprender. E esse número pequeno também nos possibilita ter uma relação individual com cada um deles, orientando e descobrindo com eles que caminho é o ideal. Assim conseguimos acompanhar a trajetória de cada um de maneira personalizada e focando em fortalecer as especialidades deles durante o processo de aprendizado”, afirma Rodrigo.

O método de avaliação da escola também é diferenciado e se baseia na evolução de cada aluno. A Panamericana avalia o quanto cada estudante se desenvolveu em cada módulo, levando em consideração que o ponto de partida deles nunca é o mesmo. A instituição entende que um profissional que se empenha em evoluir e se desenvolver, está mais preparado para conquistar espaço no mercado do que outro que tem habilidades, porém se mantém estagnado.

Empresas parceiras

Desde o início do curso algumas empresas que são destaque no mercado são convidadas a serem parceiras da escola durante o processo de ensino. Há diversos estúdios de animação e games com os quais a Panamericana mantém um diálogo constante. Os profissionais que atuam no mercado avaliam o programa de ensino e os trabalhos dos alunos e devolvem um feedback à instituição.

Pontualmente representantes desses estúdios vão até a escola conversar com os alunos, trocar experiências e mostrar o making off de algumas produções. “Essa interação é muito importante para os alunos perceberem que o conteúdo que eles estão aprendendo funciona e é realmente usado na vida real. Temos essa preocupação de o tempo todo ouvir as opiniões do mercado para aprimorar o curso”, diz Rodrigo.

No final do segundo ano, a Panamericana promove um evento onde pelo menos quatro estúdios parceiros participam de bancas para as quais os alunos apresentam seus projetos. Cada aluno tem 15 minutos para conversar com representantes de cada estúdio, mostrar seu projeto e receber uma resposta real e instantânea do mercado. Além de ser uma oportunidade de os alunos já apresentarem seus trabalhos e habilidades ao mercado, eles também recebem uma avaliação para poderem aprimorar o projeto final.

“Temos orgulho porque já houve casos em que os estúdios se encantarem com projetos de alunos e os contratarem para fazerem parte da equipe. Mesmo que o objetivo do aluno não seja trabalhar em uma dessas empresas, mas sim empreender e criar seu próprio negócio, o contato com profissionais que já estão no mercado é muito enriquecedor. É muito importante ouvir pessoas que estão aí fazendo sucesso com animações na TV, jogos premiados, que estão no mercado há muito tempo e sabem o que estão fazendo e falando. Essa oportunidade é um dos grandes diferenciais do curso”, conta o professor.

Professores

O curso e Design de Animação e Games da Panamericana conta com professores atuantes no mercado e especialistas em cada pequeno módulo lecionado ao longo dos 2 anos. Eles usam o exclusivo método Wolff para equilibrar o ensino das competências, habilidades e da criatividade, através do desenvolvimento de técnicas e com exercícios de desbloqueio durante todo o processo de aprendizado.

Equipamento de ponta

Outro importante diferencial é que a Panamericana tem um laboratório com equipamento especializado, compatível com tudo o que existe de melhor no mercado. Cada aluno do curso de Design de Animação e Games tem sua própria workstation equipada com Mac Pro e Wacom Cintiq.

Por que escolher a Panamericana?

“Na Panamericana, os alunos passam por vivências de todos os tipos dentro da área da animação e dos games e isso abre a cabeça deles, proporcionando uma visão do todo, do cenário completo. Eles têm a oportunidade de vivenciar a criação de um projeto compatível com a realidade, e isso os torna capazes de se comunicarem com o mercado, mesmo que escolham se especializar em alguma área específica mais tarde. O resultado desse processo é o desenvolvimento de uma série de conhecimentos e habilidades. Além da capacidade de gestão, o aluno acumula know-how para trabalhar na área de uma maneira mais criativa, com conhecimento de mercado”, finaliza Rodrigo.

Gostou? Compartilhe!