Aprenda a se expressar por meio das artes plásticas na Panamericana

Com experiências artísticas que aprimoram a sensibilidade e o senso estético, formamos alunos criativos e aptos para a concepção de um trabalho autoral expressivo

O curso de Artes Plásticas da Panamericana ensina as pessoas a se expressarem por meio da arte. Os três anos letivos da grade curricular são baseados no exclusivo método de ensino Wolff, que organiza as disciplinas em três pilares: competências, habilidades e criatividade. Ao longo de todo o processo de aprendizagem, os alunos estudam composição, linguagem e diversas técnicas artísticas para poder fundamentar suas experiências sobre os conteúdos do ver, compreender e representar e, por fim, desenvolver uma obra autoral marcante e de personalidade.

Durante o percurso, os alunos fazem exercícios de desbloqueio do pensamento linear e são estimulados a pensar de forma original. “Primeiro o aluno precisa soltar o pensamento, aprender a mostrar seus resultados independentemente de julgamentos. A partir daí, todo um leque de possibilidades de expressão artística se abre para que ele construa sua própria linguagem e crie sua obra. A ideia é formar artistas contemporâneos com visão de universos de infinitas possibilidades e com ampla capacidade de expressão artística”, explica Marcos Fajardo Marinheiro, professor e coordenador do curso.

Ambiente e frequência das aulas

As aulas do curso de Artes Plásticas acontecem duas vezes por semana para que os alunos tenham flexibilidade para encaixá-las em sua rotina. O método de ensino é muito eficaz e foi refinado ao longo de mais de cinco décadas com o intuito de formar profissionais de alto nível.

Além disso, o ambiente da Panamericana convida o aluno a respirar arte. Os estudantes percebem a energia artística e acolhedora da instituição e sentem prazer em estar aqui. Mesmo fora dos horários de aula, muitos deles permanecem no local pintando ou estudando. Sempre há alguma exposição montada nas dependências da escola para alimentar o olhar e o repertório dos alunos.

Portfólio

O artista formado pela Panamericana termina o curso de Artes Plásticas com um portfólio considerável. Muitos já começam a expor assim que deixam a instituição. Como trabalho de conclusão de curso, o aluno cria uma série de obras sobre o tema que ele escolhe com a orientação de um professor com vasta experiência na formação de novos artistas. A escola o apresenta ao mercado por meio da exposição do trabalho de conclusão de curso. Além da oportunidade de perceberem suas obras sob o ponto de vista do público, os alunos também têm a possibilidade de vender seus primeiros trabalhos já durante essa primeira mostra. O mercado reconhece o artista que sai da instituição pela técnica e pela forma como ele se expressa. Essa abrangência do curso é um grande diferencial. O que o aluno vivencia durante o aprendizado e a gama de possibilidades que abrimos dão a ele um repertório e uma experiência muito importante.

Método de avaliação

Todos os alunos de Artes Plásticas passam por um método de avaliação dividido em corresponsabilidade entre professor e aluno. Nós damos aos estudantes o caminho da autoavaliação e da autocrítica. Nossos requisitos e critérios são discutidos com eles, em uma busca de melhoria contínua. Fica muito claro para o aluno, desde o início do curso, que a arte não é algo que vem com o talento ou não.

A quem se destina o curso?

O curso de Artes Plásticas da Panamericana recebe pessoas com diferentes objetivos e experiências de vida. Além dos alunos com intenção de trabalhar como artistas plásticos e construir carreira na área, muitos profissionais de diferentes áreas de atuação procuram o curso com propósitos distintos.

“Há alunos que procuram a escola com o objetivo de usar a arte como terapia e saem profissionais, vendendo obras. Muitos deles enxergam o curso como uma forma de expressão real que o trabalho deles não permite naquele momento. Eles realmente colocam a arte como um plano importante em sua vida”, revela o coordenador. Segundo ele, a escola procura sempre trabalhar com as diferentes bagagens dos alunos com profissões e objetivos distintos para poder trazê-los para a arte. Essa percepção individual de cada aluno ajuda a construir uma nova inteligência artística.

Quem escolhe fazer o curso de Artes Plásticas na Panamericana não escolhe apenas aprender a desenhar ou pintar. A pessoa escolhe também encontrar equilíbrio. “A forma como compartilhamos o ensino e o conhecimento é extremamente personalizada. A escola está sempre muito disponível e há ainda o tempero do afeto entre os alunos e professores. Os artistas que passaram por aqui sempre voltam para nos dar o feedback sobre como o curso foi importante em suas vidas”, conclui Marcos.