5 endereços paulistas inspiradores para quem é apaixonado por design

Nada melhor para alimentar o repertório cultural do que visitar lugares inspiradores, cheios de referências, que transformam o olhar

Quem é apaixonado por design sabe bem o tamanho da importância que a criatividade tem neste mercado. Porém, definir criatividade é algo complexo, subjetivo. Algumas vezes, ela vem de forma natural. Em outras, é preciso exercitá-la, buscar referências, inspiração.

Uma das ferramentas mais eficazes para o pensar fora da caixa é alimentar seu repertório. Aguçar o olhar com vivências que despertam as ideias. Com intuito de te ajudar nesse propósito, fizemos uma lista de endereços inspiradores em São Paulo, para estimular sua criatividade.

MASP

Antes mesmo de entrar no Museu de Arte de São Paulo já é possível se inspirar com o belíssimo edifício projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. O mais importante museu de arte do hemisfério sul foi fundado em 1947 por Assis Chateaubriand, e possui o mais rico e abrangente acervo da América Latina. Além das cerca de 8.000 obras do acervo permanente, o MASP tem ainda uma constante programação de exposições temporárias, cursos, palestras, e apresentações de música, dança e teatro.

– Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista

MIS

Com um acervo de mais de 200 mil itens, o Museu da Imagem e do Som foi inaugurado em 1970 para preservar o patrimônio do audiovisual nacional e suas manifestações ligadas à arte, imagem e som. São milhares de fotografias, filmes, vídeos, cartazes, peças gráficas, equipamentos de imagem e som, registros sonoros, livros, catálogos, periódicos, CDs, DVDs e VHS, além de uma programação cultural variada, com exposições sobre grandes nomes da arte contemporânea, do cinema, da música. Endereço obrigatório para quem busca inspiração.

– Av. Europa, 158 – Jd. Europa

Beco do Batman 

Escondido entre as vielas da Vila Madalena, essa verdadeira galeria a céu aberto é cheia de cores e infinitas inspirações criativas. Referência para o graffiti paulistano há mais de 30 anos, o lugar que era praticamente abandonado no início dos anos 80, passou por uma verdadeira transformação quando artistas de rua começaram a colorir suas paredes, e hoje é ponto turístico da capital paulista

– Rua Medeiros de Albuquerque, 82-154 – Jardim das Bandeiras

Casarão do Vinil

Já imaginou visitar um casarão com mais de 1 milhão de discos de vinil? Pois é, o Casarão do Vinil, na Moóca, tem em seu acervo além dos LPs, 400 mil compactos, 70 mil discos de 78 rotações, 150 mil livros, 50 mil revistas antigas, sete mil quadros, além de milhares de móveis e objetos antigos que proporcionam uma verdadeira viagem no tempo. A loja, que ocupa um antigo casarão de 500 m² construído nos anos 1940, é uma mistura de sebo com antiquário. Para os saudosistas o passeio é imperdível! Uma verdadeira coleção de referências.

– Rua dos Trilhos, 1212 – Mooca

Parque do Ibirapuera

Além de ser a maior área de lazer da cidade de São Paulo, com 1,6 milhão de metros quadrados cheios de verde, o Parque do Ibirapuera é onde você encontra ainda o Pavilhão Japonês, Museu de Arte Moderna, Museu Afro Brasil, o Auditório Ibirapuera, a Oca e outras construções históricas concebidas por ninguém menos do que Oscar Niemeyer. Não importa se o objetivo é fazer um passeio cultural ou uma caminhada cercada por vegetação, o parque, que é um dos mais visitados da América Latina, pode te inspirar de diversas maneiras.

– Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana

Gostou? Compartilhe!