10 destinos brasileiros essenciais para quem ama arte

Não é preciso sair do país para fazer viagens culturais com opções de passeios enriquecedores e cheios de arte. Para os apaixonados por cultura e arte, escolhemos 10 cidades brasileiras em que é possível conhecer museus, construções e obras que vão superar suas expectativas!

Brumadinho – Minas Gerais

É no pequeno município de Brumadinho, em Minas Gerais, que está localizado o maior complexo museológico de arte ao ar livre da América Latina. Considerado um dos melhores museus do mundo pelo site “TripAdvisor”, o Instituto Inhotim tem um imenso acervo de arte contemporânea brasileira e internacional distribuído em diversos galpões e galerias, em meio à Mata Atlântica. Além de obras de artistas como Chris Burden, Rirkrit Tiravanija, Tunga, Hélio Oiticica e Adriana Varejão, é possível ver por lá uma coleção botânica que reúne espécies raras de todos os continentes, lagos, construções e espelhos d’água.

Recife – Pernambuco

Outra cidade indispensável para o roteiro de viagens dos amantes da arte é Recife. É na capital pernambucana que está localizado outro museu brasileiro que figura na lista dos melhores do mundo: o Instituto Ricardo Brennand. Instalado em uma réplica de um castelo medieval em pleno nordeste brasileiro, o museu tem mais de 3 mil peças e uma pinacoteca, com o maior acervo do pintor holandês Frans Post. Além do museu, a cidade ainda tem sua atmosfera cultural reconhecida mundialmente. Vale visitar o Paço do Frevo, que homenageia um dos patrimônios imateriais da humanidade, e o centro histórico da cidade, onde é possível encontrar o monumento ao Manguebeat, templos barrocos de arquitetura religiosa tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e edifícios históricos como o Teatro de Santa Isabel.

Ouro Preto – Minas Gerais

Berço da arte barroca brasileira e da Inconfidência Mineira, Ouro Preto é conhecida mundialmente por seu patrimônio histórico preservado. Além da arquitetura colonial histórica, a cidade tem entre suas igrejas a de São Francisco de Assis, apontada como a obra-prima de Aleijadinho. Também vale a pena visitar o Museu da Inconfidência, que tem 16 salas temáticas, que contam a história de Tiradentes, além de móveis e objetos da época, e diversas obras atribuídas a artistas do barroco mineiro.

Curitiba – Paraná

É na capital do Paraná que está um dos 10 melhores museus do Brasil, o Museu Oscar Niemeyer, também conhecido como Museu do Olho. Inaugurado em 2002, o espaço tem aproximadamente 2 mil peças, entre as quais obras de artistas como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Andy Warhol, Di Cavalcanti, Ianelli e Caribé. Além desse e dos muitos outros museus existentes na cidade, considerada um centro cultural brasileiro, vale a pena visitar o Ópera do Arame, teatro todo construído com tubos de aço e estruturas metálicas, projetado por Domingos Bongestabs.

Rio de Janeiro – Rio de Janeiro

Antiga capital do Brasil, a cidade maravilhosa foi durante muito tempo o centro artístico do país e tem museus tradicionais como o Museu de Arte Moderna, Museu Nacional de Belas Artes e Museu Histórico Nacional. Além das muitas obras espalhadas pelos museus e centros culturais da cidade, a capital carioca também tem importantes símbolos da arquitetura brasileira de todas as épocas e estilos.

Brasília – Distrito Federal

Projetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, Brasília é um marco da arquitetura moderna brasileira. Patrimônio Cultural da Humanidade, a capital brasileira tem 9 palácios fundados entre as décadas de 1950 e 1970, além da Catedral Metropolitana de Brasília, e 87 museus entre os quais o Museu Nacional Honestino Guimarães, o Memorial JK, o Memorial dos povos indígenas e o Museu do Banco do Brasil, cujo acervo possui obras de Di Cavalcanti, Tomie Ohtake, Carlos Scliar, Athos Bulcão e Burle Marx.

Fortaleza – Ceará

Cheia de opções de passeios culturais, Fortaleza tem o primeiro museu oficial do estado, o Museu do Ceará, fundado em 1932. No acervo, o espaço tem obras que ilustram diversos aspectos culturais de indígenas, do cangaço e do período da escravidão, contando a história do Brasil através da arte. Além dos museus e das construções históricas nas imediações da Praça dos Leões, a cidade tem ainda um dos teatros mais antigos e importantes do país: o Theatro José de Alencar, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Brodowski – São Paulo

Localizada no nordeste do Estado de São Paulo, na região metropolitana de Ribeirão Preto, Brodowski é a cidade natal de um dos mais importantes nomes do modernismo brasileiro: Cândido Portinari. Na antiga casa do pintor está instalado o Museu Casa Portinari, que reúne móveis e utensílios pessoais da família, além de obras do artista e várias de suas pinturas feitas nas paredes da casa e de uma capela nos jardins da residência. Destino obrigatório para quem é fã da arte brasileira.

Parintis – Amazonas

A cidade é palco de uma das principais festas culturais brasileiras, o Festival de Parintins, uma apresentação a céu aberto de associações folclóricas, que retrata a eterna luta entre os bois Caprichoso e Garantido. Além do festival, a cidade tem uma espécie de galeria de arte a céu aberto, com pinturas de artistas locais espalhadas nos muros em frente ao Bumbódromo e no Centro de Parintins, próximo à catedral; e o Museu do Folclore Boi Caprichoso, que resgata a memória secular da produção cultural gerada em mais de 50 anos de festival.

São Paulo – São Paulo

Uma das maiores cidades do mundo, São Paulo tem também um dos maiores acervos culturais de toda a América Latina. Além de muitos museus como o Museu de Arte de São Paulo (Masp), o Museu de Arte Sacra, a Pinacoteca do Estado, o Museu Brasileiro de Escultura e o Museu da Imagem e do Som, a cidade tem construções de arquitetura histórica, como Catedral da Sé e a Estação da Luz. Mesmo para quem mora na capital paulista, há sempre um novo roteiro artístico a ser descoberto.

Gostou? Compartilhe!