10 atividades que estimulam a criatividade de pais e filhos

É possível se divertir e desenvolver a criatividade ao mesmo tempo junto com seus filhos (ou até mesmo sozinho, porque não?) durante o tempo em que durar a quarentena!

Passar muito tempo em casa pode ser angustiante tanto para adultos quanto para crianças. A impossibilidade de realizar as atividades do dia a dia e a limitação do espaço em que passamos o nosso tempo pode gerar ansiedade e depressão. Para te ajudar a não ceder ao ócio do isolamento social, e a manter a sanidade mental, listamos 10 atividades que estimulam a criatividade de pais e filhos e ainda ajudam a passar o tempo de maneira divertida.

Massinha de modelar

Não é de hoje que a massinha de modelar é um brinquedo adorado por meninos e meninas de diversas faixas etárias. Nem mesmo o avanço das tecnologias fez com que as novas gerações abandonassem a clássica brincadeira, que estimula a criatividade. As massinhas oferecem um mundo de possibilidades tanto para adultos quanto para crianças, podendo se transformar em qualquer coisa que a imaginação pensar. A brincadeira ainda relaxa e tranquiliza, principalmente nos momentos estresse e nervosismo.

Blocos de montar

Os blocos de montar são outra opção de brincadeira para todas as idades. Crianças e adultos usam a imaginação para criar cenários, personagens e histórias. Juntos, pais e filhos são estimulados a exercitar a criatividade para construir ideias com as peças disponíveis e, consequentemente, são obrigados a buscar alternativas diferentes para atingir seus objetivos. Montar também auxilia no desenvolvimento da motricidade e raciocínio lógico.

Quebra-cabeças

Com inúmeras opções de níveis de dificuldade disponíveis no mercado, os quebra-cabeças ajudam a desenvolver o raciocínio de pessoas de todas as idades. Além de divertida, a atividade ainda promove relaxamento, ajuda a ter mais agilidade e melhora a coordenação motora.

Dominó

O jogo amplia a capacidade de concentração de crianças e adultos, ajudando no desenvolvimento e exercício do raciocínio lógico e da criatividade. Além de estimular a concentração, a percepção visual e a coordenação motora, o dominó também é uma maneira divertida de passar tempo de qualidade ao lado dos seus filhos.

Stop

Quem nunca se divertiu jogando Stop? Além de estimular a interação e a comunicação para a escolha das categorias, o clássico jogo também trabalha o raciocínio lógico e a memória na busca por respostas, exercitando a criatividade e a capacidade do cérebro de encontrar soluções e fazer novas sinapses.

Twister

Não é à toa que o Twister é usado como brincadeira pedagógica em algumas escolas. Além de desenvolver a coordenação motora, a brincadeira trabalha a capacidade de estratégia, criatividade e trabalho em equipe. O jogo também é um estímulo para o raciocínio rápido e para o equilíbrio, podendo ainda proporcionar diversão garantida para adultos e crianças.

Cozinhar

Cozinhar em família estimula não só a criatividade, graças a experiências com o paladar, cheiros e texturas, como também é bastante divertido para crianças, adolescentes e adultos. A atividade feita em conjunto promove união, afeto, amor e maior interação entre pais e filhos.

Desenhar

Desenhos são formas de expressão fundamentais para o desenvolvimento da criatividade. Desenhar é uma ótima maneira de manter a imaginação ativa, e também ajuda adultos e crianças a manter uma linha lógica de ideias e pensamentos, melhora a autoestima e a percepção visual.

Cubo mágico

O cubo mágico é uma excelente ferramenta para desenvolver habilidades matemáticas e estimular a criatividade. O brinquedo exercita o cérebro na busca da solução, aumenta a capacidade de concentração e de análise e é um passatempo divertido para crianças e adultos.

Jogar Minecraft

Se você resolver apelar para jogos de computador, o Minecraft é uma excelente opção. O jogo funciona como uma espécie de blocos de montar do mundo digital, permitindo a interação com arte e arquitetura. É uma divertida maneira de exercitar a criatividade, porque desafia o usuário a criar o que bem entender em um espaço virtual com inúmeras possibilidades.