4 mostras imersivas e interativas que propõem experiências únicas em São Paulo

Projeções, luzes, formas, cores, essências olfativas e sons são alguns dos aspectos sensoriais que constituem essa importante vertente da arte digital contemporânea que conquistou o mundo nos últimos anos

 

Não é de hoje que uma explosão de exposições imersivas e interativas tem cativado o público do mundo todo ao proporcionar experiências únicas e envolventes. Projeções, luzes, formas, cores, essências olfativas e sons são alguns dos aspectos sensoriais que constituem uma importante vertente da arte digital contemporânea, a partir da proposta de trazer ao público vivências intensas em ambientes polissensoriais. 

O intuito das mostras imersivas, criadas por meio de tecnologias, é envolver o visitante por completo. Funciona: tais exposições vêm conquistando cada vez mais espaço e atraindo não apenas o público, mas importantes investimentos, além de reunir artistas e coletivos interdisciplinares interessados na intersecção entre arte, tecnologia e entretenimento. Para você se divertir e viver experiências imersivas inspiradoras, escolhemos 5 possibilidades de mostras do gênero em cartaz em São Paulo neste começo de ano.

 

‘Smart Lights – luzes inteligentes’ – Farol Santander
até 5 de maio

A exposição oferece uma imersão no fascinante mundo da light art através de sete obras de artistas brasileiros que utilizam a luz como matéria-prima e elemento central de suas criações. Utilizando-se de instalações interativas, projeções e esculturas luminosas, eles refletem sobre a natureza da luz e seu papel na percepção humana.

Anaisa Franco, Estudio Guto Requena, Leandro Lima, Modular Dreams, Motta&Lima, Raquel Kogan e Rejane Cantoni, e Sabrina Barrios exploram as múltiplas facetas da luz, desde suas propriedades físicas e conceituais até sua capacidade de transformar o espaço e criar atmosferas únicas. 

Uma das propostas centrais desta mostra é a ideia de arte participativa. Aqui, a obra de arte não é um objeto estático, mas algo que se realiza no espaço e no tempo, por meio da interação ativa ou ativada do espectador. Ao proporcionar um ambiente repleto de estímulos ópticos, os artistas convidam o público a se envolver e se tornar parte integrante da obra. Os visitantes são encorajados a explorar, experimentar e interagir com as instalações luminosas, desencadeando, assim, novas camadas de significado, emoções e possibilidades de interpretação.

 

‘Tutankamon, a Experiência Imersiva’ – Shopping Cidade São Paulo
até 19 de maio de 2024

A exposição promete desvendar todos os segredos de uma das principais civilizações da história da humanidade, inaugurando uma era revolucionária de exploração do Antigo Egito no Brasil ao apresentar um inovador espaço de metaverso que permite que os visitantes mergulhem em uma experiência interativa e imersiva. 

Juntando tecnologia com história, a mostra vai das projeções em 4K que cobrem paredes inteiras aos artefatos cuidadosamente recriados. Cada detalhe foi meticulosamente preparado para transportar os visitantes por uma viagem inesquecível ao coração do Egito Antigo.

Contando a história do jovem governante Tutankamon por meio de uma imersão sensorial, a experiência oferece uma oportunidade única de caminhar pelos mesmos caminhos que ele um dia percorreu e voltar no tempo ao passar pelas salas “Uma civilização de 3.000 anos”, “Dentro do cofre do tesouro”, “Um passeio imersivo pelos segredos do antigo Egito”, “O caminho para a eternidade”, “O reflexo da alma”, “Viagem ao submundo” e “O Vale dos Reis 1922”.

Convivendo com Robôs – Japan House
até 19 de maio de 2024

Projetados para interagir com os humanos de maneira simpática, segura e colaborativa, os “robôs amigáveis” são tema da exposição “Convivendo com Robôs”, em cartaz na Japan House. No universo da ficção científica, as máquinas interagem com os seres humanos e reproduzem emoções, por já estarem há algum tempo integrados à vida cotidiana. 

Com o objetivo de tornar familiar uma possível coexistência futura na vida real, a mostra apresenta 11 robôs em 4 categorias: colegas de trabalho, companheiros, comunicativos e os que ajudam os humanos. Projetados com inteligência artificial e sensores sofisticados – o que lhes permitem compreender e responder às necessidades e expressões humanas de forma intuitiva – os robôs amigáveis expostos na mostra não são ficção e podem passar a de fato fazer parte do nosso dia a dia. A exposição interativa mostra ainda uma linha do tempo sobre a história do robô no Japão e no mundo, considerando a realidade e a ficção científica.

‘Década dos Oceanos – I Mostra Nacional de Criptoarte’ – CCBB São Paulo
até 03 de junho de 2024

A exposição reflete sobre as novas fronteiras da arte digital movidas pelo advento da blockchain e se propõe como um espaço de interface física e digital com o público, num ambiente contemplativo e imersivo, combinando elementos artísticos e tecnológicos, com exibição de obras artísticas baseadas na 3ª geração da internet.

A temática da mostra se alinha com a iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em favor dos oceanos. Deste modo, promove reflexões sobre o mundo contemporâneo e o futuro em um planeta ecossistêmico, interdependente, hiperconectado e altamente tecnológico, porém com grandes desafios de coexistência e sustentabilidade. 

Com curadoria de Marcio Harum, o projeto destaca a produção de artistas nacionais no cenário da arte contemporânea digital: Alexandre Rangel, biarritzzz, Clelio de Paula, Eduardo Kac, Giselle Beiguelman, Gustavo Von Ha, Hifa Cybe & Maurizio Mancioli, Leandro Lima, Lucas Bambozzi, Monica Rizzolli, Occulted, Rejane Cantoni, Simone Michelin, Suzete Venturelli, Artur Cabral Reis e Francisco de Paula Barretto, Tania Fraga, Vamoss, Sarah Schorr e Gabriel Pereira, Vini Naso, Vitória Cribb.

Gostou? Compartilhe!