• Cenografia - Do projeto à execução.

    Cenografia - Do projeto à execução.



    45 horas - Modalidade: 08 Aulas on-line ao vivo e 07 oficinas presenciais.

Cenografia - Do projeto à execução.

45 horas - Modalidade: 08 Aulas on-line ao vivo e 07 oficinas presenciais.

Sobre o Curso

Proporcionar instrumental teórico e prático para a criação e concepção de projetos cenográficos em diferentes linguagens e espaços cênicos: teatral, cinematográfico, expositivo e arquitetônico (ambientação), numa abordagem transdisciplinar e transmídia, de modo a capacitar o aluno para futuras especializações nas áreas aqui contempladas.

O que você vai aprender

Pensando no profissional responsável por conceber espaços cênicos atuais sejam estes teatrais, cinematográficos, arquitetônicos, expositivos artísticos ou comerciais, analógicos ou digitais, propomos um curso voltado para formação de habilidades comuns e indispensáveis à elaboração e concepção de um projeto cenográfico.

Pensar os modelos de espaços cênicos requer não somente conhecimentos sobre como projetar espaços, mas também como concebê-los mediante um determinado texto, roteiro, script, ideia, que se encontra sempre atrelada a uma forma escrita, seja ela dramática ou pós-dramática. Não basta somente conhecer a parte técnica e construtiva de cada linguagem, é necessário saber interpretar e compreender o histórico da concepção do espaço proposto e sua relação com o espectador/público. Até mesmo na proposição de espaços cênicos comerciais, consideramos a adequação do mesmo na sedução do comprador/usuário, através de técnicas e conceitos historicamente construídos que nos chegam até hoje. Saber diferenciar um espaço “espetacular” concebido para um público passivo de outro modelo que requer a atividade e participação do espectador, é fundamental para qualquer projeto cênico. Nossa proposta é propiciar ferramentas e instrumentos referenciais básicos (teórico-prático) para a concepção e realização de um projeto cenográfico nos moldes atuais exigidos no campo profissional. O aluno poderá conhecer elementos e recursos técnico inventivos da linguagem cenográfica, sua aplicação e função junto aos diferentes modos de conceber espaços cênicos, sejam estes destinados às obras teatrais e cinematográficas (animação), ambientação e espaços arquitetônicos internos e externos da casa ou da cidade, espaços expositivos comerciais (vitrinas, estandes) ou artísticos. O campo da cenografia atualmente ultrapassa os moldes anteriores e cada vez mais adentra a forma transdisciplinar e transmídia, nesse sentido nossa proposta conta com a atuação conjunta de profissionais/professores que atuam em áreas distintas.

Conteúdo

Aula 1 - Teórica e Prática (online ao vivo) - Prof. Vania Cerri

  •   Cenografia e Arquitetura cênica - conceitos preliminares – Grécia e Roma. 

Objetivo:  Reconhecer e aplicar conceitos, técnicas de ajuste visual e forma textual do drama antigo na composição de Projetos cenográficos.

Aula 2 - Teórica e Prática (online ao vivo) - Prof. Vania Cerri

  •  Cenografia e Arquitetura Cênica no Renascimento.

Objetivo: Saber interpretar a forma (textual) dramática absoluta e as peças teatrais renascentistas para compreender o espaço cênico do teatro de palco italiano junto ao espectador passivo.

Aula 3 - Teórica e Prática (online ao vivo) - Prof. Vania Cerri

  •  Cenografia do Teatro de Rua (Commedia Del’Arte). e o espaço cênico das feiras expositivas. Mimos, Momos, Sotie. 

Objetivo: Interpretar o modelo de texto roteiro do canovaccio (interdisciplinar) e usar recursos de perspectiva e caixa cênica de palco frontal (peep show ou lanterna mágica - caixa de imagens na constituição do palco de cena frontal).

Aula 4 - Teórica e Prática (online ao vivo) - Prof. Vania Cerri

  • A constituição cênica das Vitrinas – arquitetura cênica comercial - Etapas e pré-requisitos de um projeto para vitrinas. 

Objetivo: Conhecer as etapas de um projeto para vitrinas ou exposições comerciais.

Aula 5 - Teórica (online ao vivo) - Prof. Vania Cerri

  •   Projeto cenográfico para cena e palco italiano espetáculos.  

Objetivo: Compreender e reconhecer os principais recursos técnicos inventivos do projeto executivo de cenografia para palcos, espaços efêmeros ou inusitados (desenhos por atos e quadros, maquete, mapa de luz) .

Aula 6 - Teórica e Prática (online ao vivo) - Prof. Vania Cerri

  •  Cenografia para palco italiano e o espectador passivo. 

Objetivo: Identificar e realizar a decupagem de um texto (interdisciplinar) dramático absoluto para concepção de um espaço cênico destinado ao espectador passivo.

Aula 7 - Teórica e Prática (online ao vivo) - Prof. Vania Cerri

  • Realização do Projeto cenográfico (ambientação).

Objetivo: Realizar estudo sobre ambientação por atos/quadros estudo de mapa de luz, cor pigmento x cor luz para o texto (interdisciplinar) estudado, compondo o projeto cenográfico.

Aula 8 - Expositiva e Interativa (presencial) - Prof. Mauricio Zelada

  •  Projeto cenográfico executivo- Cenografia e Cenotécnica 

Objetivo: Noções sobre a construção de espaços cênicos para exposições artísticas do Projeto à execução. Etapas da realização construtiva dos projetos. Leitura e interpretação de diferentes projetos de cenografia expositiva.

Aula 9 - Prática (presencial) - Prof. Mauricio Zelada

  • Projeto cenográfico executivo (ambientação).

Objetivo: Orientação prática e construtiva (oficina de experimentação plástico formal para projeto cenográfico teatral estudado).

Aula 10 - Teórica (online ao vivo) - Prof. Vania Cerri

  •  O espaço cênico Pós-dramático na era moderna e contemporânea para projetos de cenografia teatral, expositiva artística e cinematográfica. 

Objetivo: Identificar características de um texto ou roteiro/script pós-dramático nas obras fílmicas, teatrais e expositivas para compreender um Projeto cenográfico que contemple o espectador ativo.

Aula 11 - Expositiva e Interativa (presencial) - Prof. Maria Luiza Dias de Almeida Marques

  •  Concepção de projeto cenográfico e Direção de Arte em cinema (roteiro) “Cinema e animação” .

Objetivo: Compreender a constituição do espaço cênico no cinema de animação, do modelo analógico até a computação gráfica. Assistir e analisar obras de cinema de animação em função das diferentes interações da personagem em um espaço cênico.

Aula 12 - Prática (presencial) - Prof. Maria Luiza Dias de Almeida Marques

  •  Cenografia e espaço cênico para cinema de animação .

Objetivo: A partir do texto (interdisciplinar) estudado conceber e realizar as principais etapas de um projeto de Direção de Arte, do storyboard à concepção e análise técnica do cenário. Projetar cenário para o texto escolhido.

Aula 13 - Prática (presencial) - Prof. Maria Luiza Dias de Almeida Marques

  •  Projeto de Direção de Arte para cinema de animação.

Objetivo: A partir dos projetos, realizar a construção de cenário (escala stopmotion).

Aula 14 - Prática (presencial) - Prof. Maria Luiza Dias de Almeida Marques

  • Realização do Projeto cenográfico para espaço o texto e cênico escolhido. 

Objetivo: A partir dos projetos, realizar a construção do cenário.

Aula 15 - Prática (presencial) - Prof. Maria Luiza Dias de Almeida Marques

 Finalização e Apresentação do Projeto cenográfico (teórico/executivo). 

Objetivo: Fotografia do cenário/personagem com projeção de luz cênica demonstração e discussão do formato final e apresentação.

Quero fazer
minha matrícula

Horários e Investimento

Isenção da taxa de matrícula de R$350,00 até o dia 30/06/2021.

  Início Término Período Unidade Investimento
45 horas 11/08/2021 04/10/2021

Segundas e Quartas das 14:00 às 17:00

Unidade Higienópolis 3 parcelas de R$688,00 pelo cartão de crédito Visa e Master ou em 3 cheques sendo ato e pré para 30 e 60 dias.

Pré-requisitos

Formação técnica ou acadêmica na área artística e interessados em estudar a concepção de espaço cênico em diferentes linguagens.

Material do aluno  

  • 5 folhas de sulfite A3.
  •  3 folhas de canson A3.
  •  lápis, borracha; 
  • escalímetro. 
  • régua de metal.
  •  jogo de esquadros simples. 
  • estilete.
  •  tesoura. 
  • cola branca. 

Material em grupo do aluno

  • 1 folha de papel pluma preto (5 a 8 mm).
  • material para colorir (guache TGA). 
  • pincel n.12. 
  • lápis. 
  • caneta hidrográfica. 
  • 1 folha de filtro gelatina na cor a ser indicada pelo professor.
  •  celular.
  • lanterna pequena comum.


Professores

Vania Cristina Cerri Vania Cristina Cerri ós-doutora na área de Artes Cênicas, Artes e Arquitetura pelo I. A./ UNESP-SP. Doutora em História e Teoria da Arquitetura...
Maria Luiza Dias de Almeida Marques Maria Luiza Dias de Almeida Marques é doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/USP, com a tese "A poesia insólita do cinema científico". Estudou cinema...
Maurizio Zelada Maurizio Zelada Artista paulistano, atua a mais de 30 anos com Cenografia, Direção de Arte e efeitos especiais para produções fílmicas, teatrais,...