Voto Consciente

Com a proximidade das eleições, a Panamericana Escola de Arte e Design promove a exposição “Voto Consciente”. De 16 a 30 de setembro de 2008, estarão à mostra na galeria de arte da unidade Groenlândia da Escola Panamericana esculturas e telas que revelam de maneira muito bem-humorada os perfis de políticos que habitam as campanhas por todo o Brasil.

Formada por 18 conjuntos de figuras de aproximadamente três metros de altura e quadros criados por artistas da diretoria da Panamericana, a exposição representa por meio de ícones anônimos e apartidários o estereótipo dos candidatos a cargos eletivos no País. Entre as figuras, pode-se ver o político surpreendido por uma pergunta inesperada de repórteres, o popular que se apresenta no comício ao lado da esposa, vestido de terno, gravata e chapéu caipira, e os “amigos” que trocam beijos e abraços diante do público ao mesmo tempo em que passam documentos às escondidas, que podem ser os arquivos do caixa 2 ou exigências para doar dinheiro à campanha.

Segundo o presidente da Panamericana e autor de alguns dos trabalhos da mostra, Enrique Lipszyc, a exposição tem a dose certa de expressividade emocional e política apelativa. “A intenção é estimular nossos visitantes e convidados a pensarem muito bem antes de decidirem o voto. Usamos de bom-humor para criar uma exposição sui generis, atraente e conceitual ao mesmo tempo”, revela.