Visite os maiores museus do mundo sem sair de casa

Alguns dos principais museus do mundo liberaram as visitas virtuais aos internautas que desejam conhecer seus acervos.

Fechados por tempo indeterminado por conta da pandemia do novo coronavírus, alguns dos mais importantes museus do mundo liberaram as visitas virtuais ao público e oferecem aos usuários tour interativas e até em 3D. Tudo para que a quarentena de milhões de pessoas no mundo todo possa ser cheia de cultura e arte. Confira a lista dos principais estabelecimentos que você pode visitar sem sair de casa.

1 – Louvre, Paris

Localizado em Paris, o Louvre é a casa de grandes obras como Monalisa, Vitória Samotrácia e Vênus de Milo. A tour virtual pelo mais famoso museu do mundo possibilita que os internautas passeiem por suas salas de exibição e galerias para ver as obras, além de contemplar a arquitetura do espaço

https://www.louvre.fr/en/visites-en-ligne

2 – The Metropolitan Museum, Nova York

O museu de Nova York oferece, em parceria com o Google Arts & Culture, tours interativos e vídeos em 360º dos corredores de um dos mais importantes centros culturais da cidade americana. Durante a visita é possível explorar algumas das obras expostas no local e suas descrições.

https://www.metmuseum.org/art/online-features/met-360-project

3 – Art Institute of Chicago, Chicago

O museu de belas artes de Chicago, famoso por sua coleção de obras do Impressionismo, oferece visita virtual e experiências interativas para que os usuários possam explorar suas galerias e acervo de diferentes exposições.

https://www.artic.edu/visit-us-virtually

4 – Museu Archeologico, Atenas

O maior museu da Grécia, com numerosas galerias dispostas em dois andares, totalizando 8 mil metros quadrados, é também um dos mais importantes do mundo. Virtualmente, é possível conhecer a vasta coleção com mais de 11 000 obras que oferecem um panorama da cultura da Grécia antiga, desde a pré-história até a antiguidade.

https://www.namuseum.gr/en/collections/

5 – Musei Vaticani, Vaticano

Por meio do site oficial dos museus do Vaticano é possível explorar virtualmente as galerias de obras de arte e esculturas que, há séculos, são colecionadas pelas autoridades da Igreja no Vaticano. Durante a tour on-line além de conhecer os locais onde as obras são expostas, o internauta também tem acesso a informações sobre o local e o acervo.

http://www.museivaticani.va/content/museivaticani/en/collezioni/musei.html

6 – British Museum, Londres

Com uma coleção de mais de 8 milhões de objetos que narram mais de 2 milhões de anos de história, o British Museum é um dos mais visitados do mundo e tem em seu acervo peças como a Pedra de Roseta e os frisos do Partenon de Atenas. No tour virtual é possível ver grande parte de toda a coleção do museu, desde alguns dos primeiros artefatos criados pelos homens até obras de artistas contemporâneos famosos.

https://www.britishmuseum.org/collection

7 – Museo del Prado, Madrid

O mais importante museu da Espanha também oferece tours virtuais em que é possível ver obras importantes como o quadro “As Meninas”, de Diego Velázquez. Com uma coleção bastante completa, cheia de obras de pintura espanhola, francesa, flamenga, alemã e italiana, o Museo del Prado está entre os mais importantes centros culturais do mundo.

https://www.museodelprado.es/en/the-collection/art-works

8 – Ohara Museum of Art, Kurashiki

Por meio do Google Arts & Culture é possível visitar o mais famoso museu do Japão, que se tornou popular por ser a primeira galeria de arte ocidental do país. O museu, que tem em seu acervo obras de artistas do mundo todo, oferece tours por suas galerias. Além do acervo, é possível ter uma visão ampla de seus corredores e instalações.

https://artsandculture.google.com/partner/ohara-museum-of-art

9 – Galleria degli Uffizi, Florença

Com um acervo de esculturas criadas entre os séculos 12 e 17, o museu de Florença é famoso por ser a casa de importantes obras de nomes como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafaello, Caravaggio e Botticelli. Também por meio do Google Arts & Culture, os internautas conseguem explorar as principais galerias e ver as obras percorrendo os corredores do museu.

https://artsandculture.google.com/story/cQVh5Rbqa2Q3dg

10 – Van Gogh Museum, Amsterdam

Outro museu que digitalizou e disponibilizou suas obras virtualmente foi o Van Gogh Museum, que tem em seu acervo mais de 200 pinturas, 500 desenhos e mais de 750 cartas de Vincent Van Gogh. O passeio interativo por meio do Google Arts & Culture permite aos visitantes verem bem de perto as obras do gênio holandês e de outros artistas como Vermeer e Rembrandt.

https://artsandculture.google.com/partner/van-gogh-museum?hl=en



Gostou? Compartilhe!