Venha estudar design de interiores na Panamericana

Com foco na criatividade, a escola forma profissionais capazes de encontrar soluções originais para a composição de ambientes 

O curso de Design de Interiores da Panamericana ensina a planejar a configuração dos espaços de forma criativa, unindo a estética e a funcionalidade, com objetivo de solucionar a relação entre eles e as pessoas. Nas aulas, o aluno aprende a pensar os ambientes de forma diferenciada, para a partir deste novo olhar desenvolver as competências e habilidades necessárias para a criação de projetos que transmitam as sensações desejadas por meio da composição de formas, cores, materiais e luz.

Com base no aprendizado dos elementos e fundamentos essenciais para a realização de projetos de design de interiores, cada indivíduo descobre sua própria maneira de criar soluções realmente originais. “A lógica do design de interiores vem do entendimento do elo entre as pessoas, seus interesses e os espaços. A partir daí, os profissionais elaboram meios para resolver essa relação. É preciso interpretar os anseios, processar todas as informações, projetar e se responsabilizar pelo resultado”, explica o arquiteto Eduardo Machado Rodrigues, coordenador do curso de design de interiores da escola.

Etapas do curso 

O curso da Panamericana é dividido em três momentos bem definidos, distribuídos pelos dois ou três anos de duração, conforme a opção escolhida por cada pessoa.

Na primeira etapa, o aluno aprende sobre os elementos necessários para que ele possa começar a pensar em design pelo ponto de vista da atividade profissional. Para desenvolver suas habilidades intuitivas e respaldar suas escolhas, o designer de interiores precisa de sólidos conhecimentos de composição, cores, formas, materiais, texturas, luz, desenho arquitetônico, ergonomia e organização funcional de ambientes. É preciso ter domínio sobre as teorias e ferramentas para aplicá-las em suas futuras propostas para os espaços.

Na segunda etapa inicia-se o aprendizado sobre metodologia de projeto e metodologia de pesquisa. Neste momento, o aluno aprende a conceber projetos divididos em etapas, que vão do conhecimento do espaço e das necessidades do cliente até a solução com lastro, estudada, passando pela viabilização da proposta. Para se tornar apto a criar soluções criativas, é fundamental saber entender o problema através da elaboração de um briefing, para a partir de estudos preliminares criar uma intenção para cada ambiente. Um projeto bem concebido deve ser muito estudado e por isso é imprescindível que os alunos aprendam também metodologia de pesquisa. É preciso conhecer o mercado, fornecedores, tecnologias, preços e uma série de outras coisas relacionadas ao futuro ambiente para elaborar o que chamamos de anteprojeto e, em seguida, com a proposta aprovada, viabilizar a execução da obra.

Por fim, na terceira e última etapa do curso, além do aprofundamento para alguns tipos de projetos, como os comerciais e de serviços, os alunos colocam em prática o que aprenderam, passando por job trainings onde desenvolvem projetos reais, trabalhando de acordo com as suas convicções como designers, para começarem a formar o portfólio que os apresentará ao mercado de trabalho.

Portfólio

Na Panamericana, o aluno desenvolve em sala de aula, junto com professores e colegas, trabalhos reais, que poderiam ser projetados em estúdios profissionais. Nestes projetos ele exercita e executa suas propostas também por meio de maquetes eletrônicas. Esse portfólio criado na escola confere valor ao futuro profissional porque é capaz de retratar para possíveis clientes o que é o trabalho de um designer de interiores, qual é a sua personalidade profissional, além de mostrar fundamentalmente os resultados que ele pode obter.

“A última etapa é basicamente voltada à produção de projetos, e tem como um dos objetivos a realização do portfólio para ser apresentado ao mercado. Esse exercício é muito importante porque o aluno reúne tudo que aprendeu até ali e aplica à sua maneira de pensar design. Cada designer é um ser profissional criativo diferente que vai deixar isso claro através da sua produção”, afirma Eduardo.

Criatividade em foco

Atendendo a todos os conteúdos da Secretaria de Ensino, o curso da Panamericana ministra todas as matérias necessárias para a concepção do design de interiores de forma diferenciada. O método de ensino da escola é sustentado por três importantes pilares: competências, habilidades e criatividade. O aluno aprende e exercita os rudimentos sempre com ênfase na criatividade, para que consiga realizar seu trabalho de maneira única.

A criatividade é desenvolvida desde o início do processo de aprendizagem através de técnicas de desbloqueio focadas no processo e não no resultado. O aluno é estimulado a pensar de formas diferentes do convencional em exercícios propostos em aula. No decorrer do curso, também são trabalhadas metodologias que vão fazer com que ele olhe para cada desafio de uma maneira singular e assim consiga desenvolver propostas inéditas.

Por que estudar na Panamericana?

A Panamericana é uma escola que respira arte e carrega a criatividade em seu DNA. Ensinamos toda a parte racional do design de interiores, mas sempre deixando claro que ele não precisa ser apenas racional. Pode-se ir muito além disso. Quem estuda aqui busca o design como maneira de expressão artística, com foco na criação. Os alunos aprendem a pensar o design independente das ferramentas e tendências. Ainda que os designers trabalhem com briefings de clientes parecidos, é possível solucionar projetos de forma artística e criativa e esse é o diferencial do aluno formado pela escola.

“Conhecendo as competências e tendo as habilidades, ou seja, sabendo e conseguindo fazer, você já pode ser um profissional habilitado, mas a Panamericana aposta no diferencial que é a criatividade. Ensinamos a pensar de forma original, sair da mesmice e encontrar soluções não óbvias. Costumamos dizer que nossos cursos separam o inseparável. As competências, habilidades e a criatividade funcionam juntas durante a execução dos projetos, mas para que os alunos percebam a real importância de cada uma delas, as separamos em alguns momentos do curso para que não se perca o foco. É um aprendizado que vem de uma somatória. A escola forma um profissional preparado para cumprir três importantes quesitos: encontrar soluções, ser reconhecido e aceito pelo mercado e ser original. Essas três coisas dão ao trabalho de cada designer que estudou aqui a característica da exclusividade”, conclui o coordenador do curso.

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