PUBLICITÁRIO, O ETERNO SEM DIPLOMA

Há algumas semanas, os jornalistas choraram e lamentaram sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal em vetar a obrigação do diploma para exercer a profissão. Mas o que muita gente não sabe é que os publicitários não precisam do canudo para atuar em uma agência. Diploma Isso mesmo: qualquer pessoa pode ser um publicitário em potencial. Mas ao contrário do que pensam os “primos” jornalistas, essa condição não fez o curso superior perder o valor perante o mercado. Há alguns anos, o curso de publicidade é um dos mais procurados nas faculdades brasileiras, pois os donos de agências sabem que para ter um trabalho de qualidade, é necessário ter uma mão-de-obra no mesmo nível. É claro que dessa forma muitos micreiros e algumas pessoas com muitos Q.I’s (Quem Indica) posam como diretor de arte, mas é inegável que existem talentos nessa área que nunca estudou formalmente as teorias de comunicação em sala de aula. Grandes nomes da publicidade atual têm formações universitárias variadas e nem por isso deixam de ter seus trabalhos reconhecidos. Acredito que pouca coisa mude para os jornalistas, que agora fazem parte do grupo dos “sem diploma”: quem mostrar competência, sempre terá o seu lugar no mercado. E quem continuar investindo na sua formação acadêmica, sempre estará na frente na corrida por essas vagas.

Gostou? Compartilhe!