Por que estudar história da arte?

Com foco nas conexões da produção artística com a sociedade e com as profissões de criação, o curso de História da Arte da Panamericana é pensado para aprimorar seu olhar e analisar a criação artística feita pelo homem, desenvolvida através do reflexo da sociedade. 

Que a arte é uma das principais formas de expressão do homem, todos sabemos. É por meio dela que comunicamos e eternizamos nossas emoções, história e cultura, fazendo uso de valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio.

Por isso, é absolutamente natural que a história da arte esteja profundamente conectada à história da humanidade como um todo. Antropólogos, arqueólogos, historiadores, filósofos e outros tantos pesquisadores são unânimes ao afirmar que o surgimento do ser humano no planeta está diretamente associado ao aparecimento das formas simbólicas, tais quais religião, língua e arte.

A arte reflete e sempre refletiu os aspectos sociais, políticos, econômicos e religiosos de uma determinada época e por isso estudar história da arte é uma estudar a própria origem e evolução do ser humano. Quando compreendemos a forma como a produção de arte evoluiu ao longo dos séculos, passando a entender não apenas sobre a produção artística em si, mas também sobre a cultura e história mundial.  

É esse o foco do curso de história da arte da Panamericana: desvendar a alma criativa do homem por meio do estudo da evolução da arte ao longo dos séculos. Assim, torna-se possível se conectar com o passado da criação artística e compreender o caminho estético da humanidade até os dias de hoje.

Estudar o desenvolvimento progressivo da produção artística é uma maneira de ampliar nossa visão crítica e analítica da produção cultural em diversos períodos da história da humanidade. Conhecer a história da arte é algo que pode transformar completamente o seu olhar, possibilitando não apenas um entendimento sobre a evolução não apenas da arte, mas também sobre a sociedade como um todo.

A arte, em suas diferentes manifestações e formatos, está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Muito além das pinturas, desenhos, esculturas, músicas, teatro, dança, cinema, fotografia, literatura e artesanato, estamos cercados de arte nas ruas. Na arquitetura de edifícios, casas, praças e jardins, em propagandas, nas páginas de revistas e jornais, nos livros, objetos ou roupas, para onde quer que olhemos, vemos arte.

Apesar de ter um mercado que se profissionaliza a cada dia, o setor das artes no Brasil – que vem recebendo atualmente atenção do mundo todo, com inúmeros artistas respeitados e admirados no exterior – vai muito além dos museus, exposições e artistas tradicionais. Graças ao crescimento e aos avanços da produção cultural brasileira, em suas mais variadas formas, conhecer a história da arte é hoje uma habilidade cada vez mais valorizada no Brasil, principalmente no mercado de criação.

Por meio da compreensão das mais diversas manifestações artísticas, desde as tradicionais, até as mais modernas, como arte digital, é possível desenvolver uma visão de mundo diferenciada e um intenso aprendizado sobre a humanidade e a criatividade. Portanto, o conhecimento sobre a história da arte pode garantir muito mais do que uma competência profissional, mas te tornar também um exímio conhecedor da alma humana.

 

Gostou? Compartilhe!