Personagens mais influentes da história da animação

Eles encantaram gerações pelo mundo todo e faturaram milhões. Relembre alguns dos personagens mais queridos da história da animação e inspire-se para, quem sabe, criar a sua criatura fantástica!

São incontáveis as animações inesquecíveis, que marcaram época e conquistaram corações ao redor do planeta. Ao longo dos anos, o gênero conquistou grande importância na cultura pop, encantando, influenciando e ensinando gerações, e até mesmo transformando as visões de mundo de muitos.

Alguns personagens do gênero se tornaram tão influentes que serviram de base para a construção de verdadeiros impérios do entretenimento mundo afora, vendendo não apenas filmes e desenhos animados, mas incontáveis artigos de consumo como bonecos, brinquedos, mochilas, material escolar, roupas, canecas, sapatos, etc. Por isso, resolvemos mergulhar no mundo dessas criaturas fantásticas e relembrar alguns dos mais famosos personagens animados.

Homer Simpson

Pai da família criada para fazer uma paródia sobre o estilo de vida da classe média dos Estados Unidos, Homer Simpson é um personagem que vai muito além de divertir os espectadores. A série passa mensagens sobre princípios familiares, faz críticas sociais e faz piadas com o universo do entretenimento. No ar desde 1989, mesmo após 31 temporadas, “Os Simpsons” continua relevante para a cultura mundial.

Bob Esponja

A esponja mais simpática da história da animação gerou um lucro de mais de US$ 13.000.000 em receita de merchandising para a Nickelodeon. Desde sua estreia, em 1999, Bob Esponja conquistou o mundo com sua ingenuidade e foi lançado direto da Fenda do Bikini para as telas do cinema e da TV de todo o mundo. Sucesso absoluto!

Minions

De coadjuvantes em “Meu Malvado Favorito” a protagonistas em sua própria franquia, os Minions se tornaram fenômeno mundial após roubarem a cena do filme com muito carisma. Depois de ganharem filme solo que arrecadou mais de US$ 1 bilhão, eles invadiram casas de crianças e adultos no mundo todo em forma de jogos, brinquedos colecionáveis e peças de vestuário, entre outros, além de serem atração em diversos parques de diversão.

Pikachu

Mesmo após mais de 20 anos de seu lançamento, a animação Pokémon segue mundialmente popular. Fenômeno na TV, com vários longas lançados e inspiração para jogos de sucesso global, a série tem como um de seus personagens principais o simpático Pikachu, que já foi protagonista de um filme de live-action com seu nome do título e se tornou até mascote de Copa do Mundo do Japão!

Gato Felix

Maior astro de animação do cinema mudo, Felix foi o primeiro personagem do gênero a aparecer na televisão, em 1930. O risonho gato preto surgiu pela primeira vez na animação “Folias Felinas”, em 1919, e fez muito sucesso com sua bolsa mágica que podia assumir uma infinita variedade de formas. Foi ele o primeiro personagem de animação a conseguir atingir no cinema a mesma popularidade dos filmes de maior sucesso de sua época.

Branca de Neve

Ela é a estrela do primeiro longa-metragem de animação do mundo, “Branca de Neve e os Sete Anões”. Precursora entre as princesas da Disney, a Branca de Neve é também considerada uma das mais belas personagens da história. Para realizar seu primeiro filme, 800 artistas produziram mais de 1 milhão de desenhos, dos quais cerca de 250 mil foram usados no longa. Sucesso de público quando foi lançado em 1938, sua estreia nas telonas rendeu à Disney um Oscar especial, além de outras sete estatuetas.

Buzz Lightyear

Protagonista do primeiro longa-metragem animado feito totalmente em computador, “Toy Story”, o astronauta de brinquedo Buzz Lightyear é responsável pelo sucesso de uma das franquias mais queridas do universo da Disney. O primeiro filme da série, produzido em uma parceria entre os estúdios Disney e Pixar, foi dirigido por John Lasseter e custou 30 milhões de dólares.

Mickey Mouse

O que dizer do Mickey? O exímio aventureiro se tornou não apenas o símbolo da Disney, mas também um dos símbolos mais conhecidos do mundo. Possivelmente o personagem mais famoso da história dos desenhos animados, Mickey foi criado em 1928 por Walt Disney e pelo desenhista Ub Iwerks, e teve até um de seus filmes dublado por Walt Disney em pessoa.

Pernalonga

Personagem mais famoso da Looney Tunes, o maluco coelho Pernalonga foi concebido em 1938 pelos americanos Tex Avery e Chuck Jones. Sempre despreocupado e com uma solução na manga para se sair bem das enrascadas em que se mete, o personagem divertiu gerações fugindo de Hortelino e sua espingarda, Eufrazino e suas pistolas e de Marvin e suas armas de desintegração ACME.

Scrat

Ele não é um dos três protagonistas de “A Era do Gelo”, e quase nunca interage com os personagens principais, mas conquistou o coração do público e se tornou o personagem mais querido da franquia. Sempre envolvido em confusões, Scrat é o esquilo que sempre se dá mal na incansável busca pela noz perfeita. Seu sucesso é tanto, que ele tem uma série de curtas metragens pra chamar de seus!