Panamericana promove viagem fotográfica para Nova York

Em sua quarta edição, o intercâmbio dará oportunidade aos interessados de mergulhar no universo da fotografia, com ida a exposições, galerias e exercício prático pela cidade   Nova York será novamente o destino do projeto “Viagem Fotográfica”, intercâmbio cultural e acadêmico que acontecerá de 02 a 09 de julho e que conta com a parceria da Panamericana Escola de Arte e Design. Assim como nas edições anteriores, o professor Daniel Salum acompanhará os participantes, que terão a chance de emergir, durante uma semana, no maior polo cultural e artístico do mundo. “Em uma cidade tão eclética e plural, que possui mais de 200 galerias de fotografia, é possível ampliar os horizontes, ter contato com trabalhos de artistas do mundo inteiro, além de praticar a fotografia a partir dessa experiência”, explica Salum.   O foco dos passeios escolhidos será sempre a fotografia e suas linguagens derivadas. Com um olhar crítico frente aos trabalhos vistos, serão realizados exercícios de compreensão curatorial e contextualização histórica para que o participante tenha uma visão mais ampla e elaborada das mostras e exposições visitadas. Dentre as visitas programadas, destaque para o MoMA, o Brooklyn Museum, a Fundação Aperture e o Metropolitam Museum of Art, com a exposição “Book for Architects”, do importante fotógrafo alemão Wolfgang Tillmans   Além das vistas aos museus e galerias, duas saídas fotográficas também estão programadas, no bairro de Coney Island e na região do Brooklyn Heights e Dumbo. A ideia será priorizar roteiros que fujam do senso comum quando se pensa em Nova York, como forma de aumentar a capacidade criativa e o olhar dos fotógrafos para outras infinitas possibilidades.   As inscrições podem ser feitas pelo site www.bit.ly/nyviagem2015 até o início de junho ou até o preenchimento das 12 vagas disponíveis para a viagem. As vagas são abertas para alunos da Panamericana e também para o público em geral.