Panamericana e MIS se unem em Desafio Cultural #InspiraPortinari

A Escola e o Museu da Imagem e do Som promovem, juntos, um desafio para que os alunos da Panamericana criem conteúdo para incentivar a visitação à mostra ‘Portinari para todos’

Em cartaz até 10 de julho no MIS Experience, a exposição ‘Portinari para todos’ revisita a obra de um dos grandes ícones da arte moderna brasileira de uma forma diferenciada, proporcionando uma experiência imersiva no universo do artista. Para fomentar o movimento cultural paulista e incentivar a visitação à mostra, em parceria com o museu, a Panamericana criou o Desafio Cultural #InspiraPortinari. A ideia é que, por meio de postagens criativas nas redes sociais, os alunos da escola estimulem mais pessoas a se envolverem com a potência, diversidade e singularidade da obra de Portinari visitando a exposição.

Para participar do desafio, os alunos devem ir até a exposição e criar conteúdo para posts em redes sociais, usando as hashtags #InspiraPanamericana, #tododianapanamericana e #MISExperience, até o dia 25 de junho. A @epanamericana e o @mis_sp devem ser marcados nas postagens, que precisam necessariamente conter imagens da mostra.

“A proposta é fazer com que os nossos alunos visitem a exposição e de lá pensem de maneira criativa em postagens com intuito de fazer com que mais pessoas se interessem por visitar a exposição e entender um pouco mais sobre as obras de Portinari. De certa maneira, eu entendo que nos dias de hoje isso seja de fato um desafio: fazer com que as pessoas separem um tempo no dia a dia corrido para visitar uma exposição no MIS Experience. Por isso é fundamental que as postagens sejam de fato criativas e inspiradoras, com propostas diferentes das que estamos acostumados a ver nas mídias e olhares diferenciados que só os alunos da Panamericana podem ter”, explica Alex Lipszyc, diretor da escola.

A exposição ‘Portinari para todos’ é dividida em três setores. O primeiro conta com sete instalações interativas para que o público conheça mais da vida e do legado do artista. Na sequência, o visitante ingressa na sala Portinari imenso, que possibilita a imersão nas obras, em escala monumental, de forma contemplativa e envolvente. O terceiro espaço contextualiza o acervo de Portinari e sua ligação com a cultura e história do país, reiterando a importância da preservação da memória do artista.

“O MIS Experience desenha as suas exposições levando em consideração experiências diferentes. Então, ‘Portinari para todos’ não é só mais uma exposição pra ver quadros. Claro que lá será possível ver os quadros do artista, mas a ideia não é só essa. O MIS cria novas vivências para entender Portinari, entender o contexto social do momento que ele pintava, as cores, a proposta real do artista. Para isso, o museu usa multimidia e experimentações em que você literalmente entra por dentro das questões das cores, entende o matiz, a estrutura da organização do artista plástico. Esse novo pensamento para se desenhar exposições é simplesmente maravilhoso. Não é à toa que o MIS se tornou, ao meu ver, um museu de relevância gigantesca em São Paulo. Eles lançam as exposições sempre com fila de espera e ingressos esgotados desde a inauguração”, reflete Alex.

Além de postar conteúdo nas redes sociais, a escola realizará uma exposição digital dos trabalhos selecionados de 01 a 30 de setembro. Também serão sorteadas entre os participantes 3 bicicletas ecológicas Muzzicycles.

Essa não é a primeira vez que a Panamericana realiza um Desafio Cultural e a expectativa para o resultado é alta: “Já realizamos desafios semelhantes nos últimos meses, incluindo o que fizemos em uma exposição do mestre do design Pedro Useche quando, visitando a mostra, nossos alunos tiveram visões muito criativas sobre o trabalho dele, sobre as formas, os materiais, os encaixes e detalhes e o resultado foi incrível. A Panamericana é uma instituição de ensino felizarda, cheia de cabeças fantásticas, professores e alunos fantásticos, e o mix disso tudo é absolutamente sensacional. Ajudar em mais movimento cultural do nosso estado para que mais e mais pessoas conheçam a história, a obra, e a vida desse artista incrível que é o Portinari é uma honra enorme. Estou ansioso para ver o resultado criativo dos trabalhos dos nossos alunos nesse desafio”, finaliza Alex.