Joalheria Brasileira

A abertura da exposição marca também o lançamento do livro “Joalheria Brasileira – Do descobrimento ao século XX”, escrito pela gemóloga Mariana Magtaz e direção de arte de Márcio Lupinacci, responsável pela recuperação de fotos e criação de imagens que ilustram a publicação.

As peças originais e painéis da exposição foram selecionados entre as jóias apresentadas no livro. O principal destaque é a replica da Coroa do imperador D. Pedro II, confeccionada pelo ourives Carlos Marin e cedida pela Amsterdan Sauer, toda de ouro, uma fileira de pérolas e que teve aproveitados os diamantes da Coroa de D. Pedro I.

A mostra conta ainda com uma penca de balagandans, um anel de prata do reconhecido designer brasileiro Alfredo Grosso, e pedras como topázio e ametistas em estado bruto.

Segundo Mariana Magtaz, a autora, a intenção do livro e da exposição é apresentar um panorama da joelharia nacional, que contribuiu para o desenvolvimento de várias regiões do Brasil, financiou diversas expedições portuguesas e hoje tem marcas reconhecidas internacionalmente graças a criatividade

de designers, Além disso, a grande quantidade de matéria-prima encontrada no solo brasileiro qualifica ainda mais o País em relação ao assunto.

Para Marcio Lupinacci, diretor de arte do livro, imagens como a de Baltazar de Borba Gato entregando ao rei de Portugal a primeira remessa de ouro extraída do Brasil, uma foto do acervo do Museu Paulista da USP, ajudam o leitor e o visitante da exposição a compreender a importância do Brasil para o mundo mesmo quando ainda era colônia. “Além das belas jóias reproduzidas em imagens, o livro é uma viagem pela história da joalheria nacional. A interação entre o texto e as imagens é essencial para entender o contexto de cada época”, declara Lupinacci, que também é o responsável pelo projeto gráfico da publicação.

A exposição está aberta ao público de 6 a 9 de agosto na sede Angélica da Panamericana, na Avenida Angélica, 1900, Higienópolis. O livro, que custará R$ 210 e tem 300 páginas, será vendido durante a exposição e estará disponível na Livraria Cultura.

Gostou? Compartilhe!