Infografia: o recurso gráfico capaz de enriquecer conteúdos em todas as mídias

Entenda a importância dos infográficos nos meios de comunicação, em um mundo cada vez mais globalizado, em que a velocidade da informação aumenta constantemente.

Infografia é o nome que se dá ao recurso gráfico que se vale de elementos visuais para apresentar conteúdos. Por meio de tipografia, gráficos, mapas, ilustrações e fotos, entre outros artifícios, os infográficos têm capacidade de organizar e sintetizar as informações para apresentá-las de forma mais dinâmica, e têm sido cada vez mais usados pelos mais diversos meios de comunicação.

O conceito de infografia só passou a ser amplamente debatido após a década de 1980, quando começou a se consolidar nas redações e veículos de comunicação por conta da criação dos computadores pessoais e a possibilidade de digitalização de dados. De lá para cá, os infográficos evoluíram de simples ilustrações para modelos interativos que valorizam cada vez mais as narrativas.

A principal função de um infográfico é facilitar a compreensão do conteúdo através de soluções visuais que unem o design e a informação. Com a transformação digital e os avanços das tecnologias, as mudanças nos hábitos das pessoas, na velocidade com que as informações circulam e nos ritmos de leitura e absorção de conhecimento da humanidade fizeram com que as técnicas de infografia assumissem papel de destaque em todas as mídias, em formatos impresso, digital ou de vídeo.

A grande vantagem da infografia é ter poder de clarificar e expressar o que alguns textos podem fazer parecer complicado e imagens apenas sugerem, não esclarecem. Considerada por muitos uma forma gráfica de jornalismo, a técnica cria narrativas visuais que transmitem a mensagem de forma eficiente, facilitando o entendimento da notícia por meio de recursos imagéticos e se tornando um poderoso suporte de comunicação.

Além de ajudar na compreensão dos conteúdos, a infografia ainda torna as pautas mais atrativas, chamando atenção do leitor ou espectador para o assunto, organizando as informações de forma a seduzir visualmente o público, comunicando com dinamismo e precisão, e gerando sensações e emoções por meio do impacto visual. Ao contrário do que muitos podem pensar, os infográficos não rivalizam com o jornalismo, eles o complementam. A informação visual contida nesse tipo de recurso gráfico exige muitas vezes um trabalho em conjunto entre jornalistas e profissionais de arte, design gráfico, ilustração e design multimídia. Um bom resultado final é geralmente consequência do trabalho de uma equipe multidisciplinar.

Autor do livro “Infografia”, Mario Kanno, que tem mais de 30 anos de experiência na área e ministra o curso sobre o tema na Panamericana, garante que os infográficos têm o poder de melhorar a eficiência da comunicação através do uso estratégico de diagramas, gráficos e outros recursos, e por isso seu uso é cada vez mais requisitado. “Há uma demanda no mundo visual de hoje, muito grande, por aprimorar o material para os leitores e usar novos tipos de narrativa, isto é, de criar uma linguagem mais fácil de ser compreendida”, afirmou ele em entrevista ao jornal “Folha de S. Paulo”.

Gostou? Compartilhe!