Dica de professor: exposições imperdíveis em São Paulo

Para alimentar seu repertório cultural, a professora de Design de Interiores, a arquiteta Nyrlei Dias, deu dicas de exposições relevantes que valem a visita na capital paulista

É notório que as pessoas com repertório cultural mais vasto são também as mais criativas, que desenvolvem melhor a capacidade de leitura crítica da realidade e possuem formação humana mais ampla. É por isso que ele, o tal repertório cultural, fundamental para profissionais ou aspirantes a profissionais que se dedicam as mais variadas áreas da economia criativa.

Afinal, é a partir das informações que temos armazenadas no cérebro que ele faz novas conexões, criando assim novas sinapses. Nossas experiências, todas as coisas que já lemos, vimos, ouvimos, vivemos e aprendemos, abastecem nosso repertório, interferindo diretamente na nossa visão de mundo e na nossa capacidade criativa.

Estudos comprovam que a criatividade de cada indivíduo é proporcional ao seu repertório, afinal, a mente não pode criar novas conexões entre dados que não existem. Portanto é fundamental nos dedicarmos a novas experiências que nos proporcionem novos conhecimentos e reflexões.

Quer coisa melhor para aumentar o repertório cultural do que boas exposições de arte? Para te ajudar a aumentar sua bagagem cultural, a nossa professora de Design de Interiores, a arquiteta Nyrlei Dias, deu dicas de três exposições relevantes que estão acontecendo em São Paulo e valem a sua visita.

Portinari para Todos – MIS Experience

Em cartaz no MIS Experience até o dia 10 de julho, a exposição Portinari para Todos revisita de maneira totalmente imersiva o conjunto da obra do artista, um dos ícones da arte do século 20. Com projeções e diferentes recursos audiovisuais, a maior exposição já realizada sobre o artista conta com mais de 150 pinturas do brasileiro, incluindo as mais famosas, como “Lavrador de café” (1934) e “Guerra e Paz” (1952-1956). A mostra, que marca os 60 anos do falecimento de Portinari, é uma boa oportunidade para os visitantes se aproximarem das obras e da vida do gênio da arte moderna nacional.

Beyond Van Gogh – Morumbi Shopping

Outro gênio da arte que tem sua obra revisitada de maneira imersiva e tecnológica em uma exposição em São Paulo é Van Gogh. Com uso de 30 projetores em uma configuração total de cerca de 332 mil lumens, mais de 300 obras do pós-impressionista holandês aparecem, desaparecem e fluem pelas superfícies de uma maneira sensorial em um pavilhão de mais de 2 mil m² no Morumbi Shopping até o dia 3 de julho. Além das projeções, a trilha sonora contemporânea da mostra usa os sonhos, pensamentos e palavras do artista para ajudar o público a mergulhar na vida e obra do pintor.

Adriana Varejão: Suturas, fissuras, ruínas – Pinacoteca de São Paulo

Até o dia 1 de agosto, é possível visitar, na Pinacoteca de São Paulo, uma exposição panorâmica de Adriana Varejão. A mostra é a mais abrangente já realizada sobre o trabalho da artista plástica brasileira contemporânea, cuja obra põe em pauta o exame reiterado e radical da história visual, das tradições iconográficas europeias e das convenções e códigos materiais do fazer artístico ocidental. Reunindo, pela primeira vez, um conjunto de mais de 60 obras, desde 1985 até 2022, a exposição evidencia as principais características da obra da artista, que não tem medo da ruptura e da experimentação.