Design de Mobiliário: especialize-se na criação de móveis na Panamericana

Aqui o aluno aprende a pensar o design de mobiliário de forma original e sai preparado para se inserir no mercado de trabalho

O curso de Design de Mobiliário da Panamericana capacita profissionais para a criação de móveis. Durante três meses, as aulas englobam as disciplinas fundamentais para que os alunos tenham a possibilidade de pensar e conceber o mobiliário de forma diferenciada. Os designers formados pela escola são aptos a se inserirem no mercado, trabalhando em estúdios e agências; e também têm vivências suficientes para empreenderem abrindo seu próprio negócio.

Ao mesmo tempo em que funciona como uma introdução ao universo da criação para quem não tem nenhuma formação na área, já que não existem pré-requisitos para a admissão de alunos, o curso também acrescenta muito aos profissionais do setor de arquitetura, design e engenharia que buscam a especialização na concepção de mobiliário. O método de ensino prioriza a criatividade, estimulando os alunos a pensarem de maneira única, o que ajuda os profissionais com formação acadêmica a se livrarem de vícios.

Totalmente voltado para a criação, o curso de Design de Mobiliário da Panamericana tem como principais pilares forma e função, a semiótica, a economia, o mercado e a sustentabilidade. As aulas ainda abordam estilo, leis, propriedade industrial, além de discutirem o mercado paulistano e nacional, que têm características distintas do resto do mundo. Os avanços tecnológicos e a transformação digital também são pautas das aulas, que debatem de que forma as mudanças de hábitos de consumo afetam o setor.

Foco no trabalho autoral

Durante os processos, os alunos são estimulados a trabalharem o lado autoral e resolverem o mobiliário criativamente. Todos os exercícios são pensados para que os designers s consigam desenvolver sua personalidade artística, e cheguem ao mercado já com uma linha de raciocínio próprio, preparados para a produção de mobiliário.

No final do curso, a partir de todas as disciplinas que aprenderam em aulas, os alunos desenvolvem projetos de mobiliário e a avaliação é feita com base nas descobertas de cada um deles. O professor recebe o feedback dos estudantes, avalia a evolução deles e a partir daí os ajuda a pensarem o próprio trabalho e preparando-os para o mercado.

Tecnologia X Artesanal

Os alunos da Panamericana aprendem a usar softwares compatíveis com os usados no mercado, mas sempre com a clareza de que a tecnologia é ferramenta e não objetivo. Por isso, o curso de Design de Mobiliário da escola trabalha muito o manual. Os futuros designers são estimulados a desenharem à mão, para fomentarem o pensamento artesanal. Durante o processo de criação do projeto final, eles fazem pré-modelos com materiais alternativos, maquetes, desenham plantas e fazem testes com os pré-modelos em escala para verificar a ergonomia. “Se o profissional é formado só desenhando em software, ele perde o pensamento artesanal. Como o ensino da Panamericana é voltado para a criatividade, que vem da relação entre como você pensa aquele produto e como você o transforma fisicamente, isso precisa envolver o artesanal”, explica Ricardo Schirmer, designer industrial responsável por ministrar as aulas do curso.

Portfólio

Há dez anos no currículo da Panamericana, o curso de Design de Mobiliário da escola é bastante orgânico e se transformou ao longo do tempo, sempre acompanhando o mercado e suas inovações. Em duas aulas por semanas, os alunos aprendem de forma dinâmica, misturando teoria com prática e debatendo temas que vão surgindo de forma natural durante os processos. “A gente estuda e discute os temas, alinhando o pensamento e o conhecimento a partir de cada um deles. Essa fase de alinhamento de conteúdo funciona como embasamento para o projeto final. Então, tudo que foi realinhado e transformado pelos próprios alunos em conteúdo teórico-prático desemboca numa proposta de mobiliário”, explica o professor.

Alguns dos projetos de finalização de curso feitos na escola já se transformaram em produtos reais de mercado e foram premiados em alguns concursos.  Outros se transformaram em muito mais do que um bom portfólio, mas em uma razão para seguir na profissão ou até mesmo em modelo de negócio. É comum encontrar alunos que se formaram na escola gerenciando a própria marcenaria, ou o próprio estúdio de design, por terem optado por trabalhar de forma totalmente autoral.

Diferenciais

O principal diferencial do curso de Design de Mobiliário da Panamericana é que não damos apenas as ferramentas aos alunos, mas fazemos com que eles pensem o mobiliário de forma diferenciada e reflitam sobre como se inserir no mercado de trabalho. As aulas trabalham a mudança de olhar dos profissionais, sempre visando o universo do mobiliário, permitindo que eles enxerguem o design de forma mais ampla. Todos os processos são pensados para estimular a criatividade. “É um trabalho constante de provocação. Não só durante os processos de criação, mas também durante as aulas teóricas. Temos alguns exercícios de desbloqueio, além dos diálogos e retóricas. Abro muito o tempo de aula para escutar o aluno e contextualizar a teoria o tempo todo”, afirma Ricardo.

Outro importante diferencial é que o curso ensina o aluno a pensar para o cliente. O profissional sai da escola sabendo como atuar profissionalmente. “Uma das premissas das aulas é que os alunos projetem de forma autoral, sem perder o foco na criatividade, mas não para eles mesmos e sim de acordo com o briefing de cada cliente, com o olhar voltado para a outra pessoa. Para você se sustentar no mercado você tem que entender o outro, suas necessidades, dores e motivações. Quando o profissional tem esse vínculo com o outro, ele passa a ter também muita facilidade de gerar negócio e entender o mercado”, finaliza o professor.