Design de Animação e Games: conheça as possibilidades de carreira na área

Em crescente expansão no Brasil, o mercado de animação e games oferece variadas oportunidades de trabalho aos profissionais do setor

Responsável por projetar histórias por meio de animações digitais ou analógicas para filmes, desenhos animados, curtas-metragens, publicidade, games e aplicativos de celular, entre outros, um designer de animação e games tem diversas possibilidades de trabalho no Brasil.

Em um mercado em franca expansão – tanto na área de animação, que está em alta em função da lei que obriga os canais de TV por assinatura a terem uma cota diária de produção nacional; quanto no setor de games, em que o Brasil é o 13º lugar no ranking dos países que mais geram receita – esses profissionais encontram um panorama positivo na hora de procurar empregos.

Além de trabalhar em grandes estúdios do ramo do entretenimento, animadores digitais podem ser contratados para realizar projetos de publicidade e desenvolvimento de conteúdos e aplicativos para celulares e tablets. Em estúdios de cinema, eles podem ser responsáveis por produzir curtas e longas-metragens de animação, e em emissoras de TV, podem trabalhar criando vinhetas e aberturas de programas.

A função de um designer de animação e games também pode ser mais segmentada, permitindo que ele trabalhe em setores específicos da indústria de entretenimento. Um profissional da área pode se tornar diretor, com a ampla função de coordenar a execução de projetos de animação – sendo responsável desde a escolha da técnica a ser usada ao planejamento da produção, definindo cenários, sonoplastia e edição final do material -, ou se especializar em fases distintas do processo de criação, como design de personagens, edição, efeitos visuais, modelagem 3D, produção, infografia e desenvolvimento de cores.

Os designers especialistas em criação e coordenação de jogos para computadores, videogames, redes sociais e celulares têm possibilidades de emprego que vão além das empresas de desenvolvimento de games, já que podem se especializar na construção de sites, no desenvolvimento de softwares, na criação de roteiros e enredos para o universo digital e na produção de conteúdo interativo para a internet, feita em agências de mídia digital.

Esses profissionais também têm se beneficiado com a ampliação do mercado e seu crescimento em diferentes áreas como a de jogos educacionais; simulações médicas, de operação de equipamentos complexos; jogos feitos para empresas; e peças de marketing e simulação de negócios, utilizadas em treinamentos de grandes empresas.

De acordo com dados do 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais divulgados em novembro de 2018 pelo Ministério da Cultura, as áreas que mais concentram trabalhadores na indústria de games, além do marketing e vendas, foram exatamente as de programação e gestão de projetos e arte e design.

Com um extenso universo de possibilidades de atividades na área, um bom profissional de design de animação e games, com um portfólio rico, e capacitado para a elaboração de projetos originais e inovadores, por meio de criação de storyboards, roteiros, ilustrações e animações em 2D e 3D, terá facilidade para encontrar oportunidades de trabalho nos mais diversos setores do mercado de trabalho brasileiro.

Gostou? Compartilhe!