A importância da imagem pessoal e o mercado de consultoria

Entenda porque os profissionais de consultoria de imagem e os personal stylists têm seu trabalho cada vez mais valorizado, atendendo a um público crescente e diversificado.

A imagem pessoal vai muito além da perspectiva que temos sobre nós mesmos, abrangendo igualmente a forma como as outras pessoas nos enxergam. A partir do modo como nos comportamos, nos vestimos e nos expressamos, as pessoas a nossa volta formam suas impressões sobre nós. Portanto, a maneira como nos apresentamos é uma ferramenta importante não apenas na vida social, mas também no mundo corporativo, onde a aparência tem sido cada vez mais valorizada. O impacto que causamos no meio pode ser um importante aliado quando conseguimos comunicar visualmente nossas qualidades e transmitir adequadamente nossos objetivos e capacidades.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Management Institute of Tecnology dos EUA, são necessários apenas 3 segundos para que as pessoas formem uma primeira impressão ao se depararem com alguém pela primeira vez, e o aspecto visual corresponde a 25% do impacto que causamos no outro. O tom de voz corresponde a 18%, a adequação das palavras a 14% e a linguagem corporal a 10%.

Tanto o aspecto visual, quanto as palavras que escolhemos usar, o tom de voz, os gestos, a postura e a linguagem corporal transmitem mensagens e causam impactos que influenciam na maneira como somos percebidos pelas pessoas. A boa notícia é que tendo consciência disso, podemos construir e aprimorar nossa imagem pessoal de acordo com o que queremos comunicar.

Escolher uma roupa para um encontro, uma reunião ou mesmo apenas para ir trabalhar no dia a dia pode parecer uma tarefa simples ou desimportante para alguns. Porém, além de estar de acordo com a temperatura, com a ocasião, com o estilo e com o tipo físico de cada um, o vestuário também precisa estar de acordo com a ideia que queremos passar sobre nós mesmos, exatamente porque pode funcionar como forma de comunicação não verbal poderosa.

O autoconhecimento e a consciência de quem somos e do que queremos expressar ajuda a ajustar e aprimorar a nossa imagem pessoal. Quando conhecemos as ferramentas que a moda nos dá para a construção dessa imagem, essa tarefa se torna ainda mais fácil. Por isso os consultores de imagem e personal stylists viram seu mercado de trabalho crescer tanto nos últimos anos. Esses profissionais são aptos a ajudarem as pessoas no processo de transformar o autoconhecimento em ferramenta para a concepção de uma mensagem visual que transmita suas melhores qualidades e comunique o que elas querem expressar através do vestuário, sem que para tanto elas precisem deixar de lado sua personalidade e estilo.

Por melhor que seja um produto, é muito mais difícil vendê-lo se a embalagem tiver péssima aparência ou não comunicar devidamente as qualidades do que está dentro dela. Mesmo que inconscientemente, julgamos as pessoas da mesma maneira. Não apenas no convívio social, mas principalmente no âmbito corporativo, se a aparência de um profissional nos causa má impressão, é possível que não nos sintamos seguros ou à vontade para trabalhar com ele. Por isso o marketing pessoal se tornou tão importante no ambiente de trabalho e as consultorias de imagem e personal stylists têm sido cada vez mais procurados por profissionais das mais diversas áreas.