A importância da direção de arte na publicidade

A direção de arte tem função de conquistar os clientes despertando sensações e emoções que serão associadas à imagem da marca, agregando valor a ela

Dentro da publicidade, o diretor de arte é o responsável pelo conceito imagético das campanhas. Geralmente em dupla com um redator, é ele quem idealiza o conteúdo de uma ação publicitária e determina de que maneira as empresas serão visualmente representadas. Seu trabalho consiste basicamente no gerenciamento das atividades de design e concepção artística das peças gráficas e audiovisuais, que podem ser criadas para a mídia impressa, televisão ou internet, entre outros.

Seja criando layouts, sugerindo animações, acompanhando trabalhos fotográficos e de ilustração, ou orientando toda uma equipe de arte (cenógrafos, figurinistas, maquiadores, etc) nas produções para comerciais, o diretor de arte é o profissional responsável pela coerência da identidade visual de cada peça publicitária, de acordo com o conceito definido para cada projeto. Resumindo, ele é o encarregado por elaborar toda a estética da campanha, coordenando e harmonizando os elementos visuais.

A concepção da imagem de cada cliente começa muito antes da criação de cada peça publicitária. É preciso buscar referências que traduzam o que o briefing demanda. A criação de um conceito passa por rascunhos e esboços exaustivamente discutidos, aperfeiçoados e viabilizados de acordo com o orçamento. Só depois de tudo isso, tem início a construção da linguagem e a criação dos designs que representarão a marca nas mais diversas mídias.

Responsável por criar e coordenar todos os aspectos artísticos das peças publicitárias, independente da mídia em que serão usadas, o diretor de arte é quem garante a unidade de toda a campanha para que o conceito seja bem representado. O objetivo é atrair a atenção do consumidor por meio da organização dos elementos, como as cores e a iluminação, fazendo com que ele tenha uma experiência dinâmica e cativante.

Graças à transformação digital e ao avanço dos meios digitais, a profissão vem ganhando cada vez mais abrangência, em função do aumento do número de possibilidades. Os diretores de arte são mais requisitados e encontram um vasto mercado de atuação. O trabalho desse profissional faz parte do nosso cotidiano de uma forma tão intrínseca que muitas vezes nem percebemos. Com a internet e a televisão tão inerentes em nossas vidas, temos diariamente acesso à informação em formatos gráfico e audiovisual e, boa parte desse conteúdo foi cuidadosamente pensada para passar uma determinada mensagem.

É fundamental que os elementos de design criados para cada peça publicitária consigam transmitir a mensagem da marca, seus valores e seus objetivos. Uma boa direção de arte é melhor forma de garantir que a identidade do negócio do cliente tenha destaque em todo seu material publicitário. Uma campanha eficaz não apenas seduz o consumidor, mas faz com que ele interaja com o conteúdo. O objetivo é tornar mais fácil a absorção conceito pela audiência por meio da linguagem visual.

Usando elementos que ajudam valorizar a imagem de sua empresa, que agregam valores e sentimentos a ela, é mais fácil atrair os consumidores. Para um bom profissional da área é fundamental conquistar o cliente despertando suas emoções, fazendo-o experimentar sensações, transmitindo sua mensagem da forma mais clara e envolvente possível. É dessa forma, que se torna possível dar destaque à identidade de cada marca, conquistando pessoas através da imagem.