A BOA ARQUITETURA DE UMA GERAÇÃO

Aconteceu dia 18 de agosto de 2010, na Universidade Mackenzie, o lançamento do livro e a abertura da exposição itinerante “A BOA ARQUITETURA DE UMA GERAÇÃO” fazem parte do projeto idealizado pelo arquiteto Siegbert Zanettini, em conjunto com a Panamericana Escola de Arte e Design, no ano de comemoração dos 50 anos da sua história de atuação profissional e acadêmica. Inaugurada em outubro de 2009, na Panamericana Escola de Arte e Design, a exposição “A BOA ARQUITETURA DE UMA GERAÇÃO” reuniu, em uma iniciativa inédita, 18 arquitetos brasileiros ícones no cenário mundial: Aflalo&Gasperini Arquitetos, Botti Rubin Arquitetos, Candido Malta Campos Filho, Carlos Bratke, Dácio Ottoni, Decio Tozzi, Eduardo de Almeida, João Filgueiras Lima – Lelé, João Walter Toscano, Joaquim Guedes – in memoriam, Paulo Bruna, Paulo de Mello Bastos, Paulo Mendes da Rocha, Reinaldo Pestana, Roberto Loeb, Ruy Ohtake, Sidonio Porto e Siegbert Zanettini. Agora, com o apoio do CBCA – Centro Brasileiro da Construção em Aço e da ABCEM – Associação Brasileira da Construção Metálica, a mostra se transformou em uma publicação especial com tiragem de 2.000 exemplares, que será enviada gratuitamente a todas as universidades de arquitetura do Brasil. “O objetivo do livro é estimular o estudo e a difusão de conhecimento na área de arquitetura, enriquecer os acervos das bibliotecas com uma produção de excelente qualidade e valorizar a história de nosso país”, afirma Zanettini. A estreia da exposição itinerante A BOA ARQUITETURA DE UMA GERAÇÃO fortalecerá, ainda mais, o objetivo da publicação e será uma excelente oportunidade para visitar os painéis criados pelo grupo dos 18 profissionais que sempre valorizaram novos rumos, conceitos inovadores e quebra de paradigmas na produção arquitetônica brasileira. “Conhecer o pensamento criador de nossos maiores mestres, é sempre uma aula que não se pode perder”, conclui Alexander Lipszyc, curador da mostra.