1º Desafio Panamericana em tempos de quarentena

Por acreditar que a criatividade não pode parar, a escola convidou os seguidores do Instagram a exercitarem suas habilidades por meio de um desafio usando técnica de colagem

Aconteceu entre os dias 27 de abril e 1 de maio o 1º Desafio Panamericana em tempos de quarentena. Para celebrar o dia internacional do designer gráfico, a escola convidou seus seguidores do Instagram a postarem um trabalho usando a técnica de colagem, feito com materiais que os participantes tivessem disponíveis em casa, tendo como inspiração a obra do designer David Carson. O objetivo é estimular o exercício da criatividade neste momento complicado em que a humanidade se encontra.

Ao final do prazo estipulado no desafio, a Panamericana compartilhou com seus seguidores na rede social os resultados de cada trabalho realizado, expondo em seu Stories as peças enviadas. Ao todo foram 16 trabalhos pra lá de criativos, feitos por diferentes pessoas, tendo como temática o estilo de um dos designers mais influentes dos anos 90.

Sobre David Carson

David Carson se tornou mundialmente conhecido por interpretar visualmente as culturas do surf, do skate e do grunge. Seus trabalhos, que misturam letras e imagens de modo caótico e experimental, fizeram muito sucesso em algumas das maiores agências de Design do mundo e marcaram época em grande uma variedade de projetos, incluindo branding para grandes marcas como Microsoft, Bose, Nike, Armani e Quiksilver. Trabalhou com David Byrne, William Burroughs, Leonard Cohen e se aventurou também na direção de comerciais de TV para anunciantes de peso como Coca-Cola e Levi Strauus & Co.. “Pioneiro com profundo impacto”, segundo a Apple, o designer é vencedor do maior prêmio do Design Gráfico, o AIGA Gold.

A importância da criatividade

Fundamental para nos ajudar a vencer os desafios impostos pela quarentena, a criatividade pode e deve continuar sempre sendo estimulada, independente de fatores externos. A Panamericana acredita que ser criativo vem se tornando cada dia mais um requisito muito importante tanto para o mercado de trabalho, quanto para a obtenção de uma melhor qualidade de vida. Em tempos de pandemia, é por meio da criatividade que são concebidas alternativas de aproximação, novas maneiras de trabalho e iniciativas capazes de fazer do período turbulento um pouco mais leve e positivo.

Criatividade é exercício constante. É cientificamente comprovado que é necessário manter atividade frequente dos neurônios com estímulos sucessivos para aumentar as capacidades de raciocínio, de concentração e as habilidades cerebrais, tais como o pensamento criativo. Por isso, a Panamericana segue ministrando conteúdos online e estimulando a realização de dinâmicas que ajudem a alimentar a capacidade de encontrar novas perspectivas e a partir delas criar soluções inovadoras em diversos campos.

Para participar dos próximos desafios e acompanhar de perto as propostas de exercícios de criatividade sugeridas pela Panamericana durante a quarentena, basta seguir a escola no Instagram. Nosso perfil oficial é o @epanamericana.