História da Arte

O curso

O curso busca expor o estudo da arte através dos tempos, compreender o comportamento humano através de suas manifestações artísticas, que acabam sempre refletindo o aspecto social, político, econômico e religioso de uma determinada fase da história.

Aliado à nossa metodologia exclusiva que incentiva a inovação e a busca por soluções não convencionais, utilizamos o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) como complemento no processo do ensino e forma de melhorar a interação entre o grupo e do aprendizado.

Neste ambiente, serão postadas as aulas realizadas com referências compartilhadas, propostas para realização de atividades complementares, indicações de eventos e exposições da área, além de acesso a fóruns e chats para discussões, tornando o aprendizado dinâmico e completo.

Permitir ao aluno uma visão crítica e abrangente da História da Arte, em que ele é capaz de analisar e identificar os movimentos artísticos, conectar períodos através de obras, inovações, personagens e relações como expressão das transformações ocorridas no mundo e o reflexo nas projeções futuras.

Pré-História A arte das cavernas • Egito: arte funerária e faraônica Templos e o Vales dos Reis. • A Grécia Arquitetura religiosa Templos Esculturas Períodos básicos da arte grega. • Roma A arte a serviço do poder imperial Arquitetura Escultura Mosaicos. • Arte Bizantina Divisão do Império Romano Uma nova visão artística do cunho cristão. • Idade média Românico e Gótico Arquitetura e arte da Alta Idade Média Teocentrismo e catedrais. • Alta Renascença: 1300 -1400 pré renascimento Auge do renascentista Antropocentrismo. • Baixa Renascença: 1500 O maneirismo Barroco A arte da Contra Reforma Romana. • Rococó e Neo Classicismo Auge e queda do antigo regime na Europa Ascensão burguesa. • Impressionismo Uma nova interpretação da luz e das cores. • Pós Impressionismo A ruptura Van Gogh Cézanne Gauguin. • Expressionismo e Fovismo As duas vertentes As vanguardas. • Cubismo Uma nova visão da forma e suas características. • Futurismo Glorificação da velocidade. • Pós 2ª Guerra Mundial O novo centro da arte / Estados Unidos. Expressionismo Abstrato A Escola de Nova Iorque. A década de 70 Pop Art e minimalismo.

Idade Mínima: 16 anos

Giovanni Bagnoli

Turmas e horários

Plano de pagamento até 19 de março de 2024.

Isenção da taxa de matrícula no valor de R$350,00 até 19 de março de 2024.

História da Arte

Início: 20/03/2024

Término: 26/06/2024

Quartas feiras